Para quem pensa em fazer um intercâmbio, a Argentina pode ser uma boa opção. A valorização do real frente ao peso argentino, o idioma e até mesmo a relativa proximidade do Brasil podem ser fatores bastante influentes na hora de escolher a terra dos hermanos para a viagem.
Mas, será que o país conta com boas universidades? É isso que vamos trazer nesse artigo. Já adiantamos que o país conta com 18 instituições de ensino dentre as mais top do planeta. Aqui, você vai conhecer as 5 mais bem classificadas, que estão entre as mil melhores.
LEIA TAMBÉM – Como fazer intercâmbio na Argentina?
Como as universidades são avaliadas?
Preparamos essa lista com base na edição mais atual do ranking QS, elaborado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. Essa é uma listagem anual que leva em conta número de alunos, de professores, empregabilidade, reputação acadêmica, dentre outros itens.
Tudo isso é avaliado para elencar quais são as melhores instituições de ensino superior de todo o mundo. Anualmente, esse estudo, que é um dos mais reconhecidos do mundo, é atualizado para manter sempre a integridade dos dados com a realidade das instituições.
5 melhores universidades da Argentina
1. Universidade de Buenos Aires
Posição no ranking QS: 84.ª
Em primeiro lugar, vem a Universidade de Buenos Aires. Atualmente, ela ocupa a posição 84.ª no ranking QS, se consolidando dentre as mais reconhecidas do mundo, já que está entre as 100 melhores do mundo.
A Universidade de Buenos Aires é uma universidade pública, localizada na capital das terras argentinas. A sua trajetória começou oficialmente em 1821. Naquela data, várias escolas profissionalizantes que já existiam desde a época colonial se fundiram em uma única instituição.
Ao todo, são mais de 31 mil professores, selecionados por meio de concurso público e eles atendem a uma comunidade acadêmica de mais de 300 mil estudantes de graduação e cerca de 25 mil estudantes de pós-graduação. Por isso, a UBA é, além de a melhor, considerada a maior universidade da Argentina.
2. Universidad Nacional de La Plata (UNLP)
Posição no ranking QS: 458.ª
Representando a segunda melhor universidade da Argentina, temos a Universidade Nacional de La Plata, também chamada de UNLP. A sua sede fica localizada na cidade de La Plata, a cerca de 56 km da capital. No ranking atual da QS, fica em 534 dentre as mais renomadas do mundo.
A história da Universidade Nacional de La Plata começa no final do século XIX, quando o então senador de Buenos Aires, Rafael Hernández, promoveu a iniciativa de criar uma Universidade que respondesse às renovadas necessidades de desenvolvimento científico, técnico e formação cultural de La Plata. Inicialmente, funcionava com três faculdades: Direito, Física e Matemática e Química, além de uma Escola de Parteiras.
Hoje em dia, ela conta com 17 faculdades, 137 carreira de graduação e 167 de pós-graduação. São mais de 100 mil alunos distribuídos pelos cursos de formação.
3. Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA)
Posição no ranking QS: 517.ª
Em terceiro lugar, mais uma universidade localizada na capital argentina, Buenos Aires. Além da capital, a universidade tem outros campi pelo país, em Santa Fé, Rosário, Mendoza e Paraná.
Fundada em 1958, a Pontificia Universidad Católica Argentina é uma das mais tradicionais e renomadas universidades. Foi fundada em 1958 e de lá para cá, expandiu bastante sua infraestrutura. Hoje em dia, a instituição, que é privada, tem cerca de 18 mil alunos. No ranking da QS, a UCA se posiciona na 481.ª colocação.
Dentre as faculdades, estão: artes e ciências musicais, ciências econômicas, medicina, direito, ciências sociais, letras, filosofia, dentre outras.
4. Universidade Austral
Posição no ranking QS: 519.ª
Em quarto lugar, mais uma instituição privada entre as melhores universidades da Argentina. Essa é a Universidade Austral, que tem campi em Buenos Aires, Rosário e Pilar. Considerada uma das melhores do país, fica exatamente em 524.ª
A universidade, que foi fundada em 1977, é focada quase exclusivamente em programas de graduação, oferecendo 15 cursos de tempo integral. A exceção é a IAE Business School, a escola de negócios da instituição.
Atualmente, são cerca de 18 mil alunos e mais de mil professores. Outros 100 mil estudantes já passaram pela instituição, oriundos de cerca de 55 países.
(Sam Balye/Unsplash)
5. Universidade de Palermo (UP)
Posição no ranking QS: 771-780.ª
E o quinto lugar da nossa lista também fica em Buenos Aires. A Universidade de Palermo também é uma instituição privada, assim como a segunda melhor da Argentina, a UCA.
A UP, como também é conhecida, tem aproximadamente 13 mil alunos pelos prédios da instituição, que estão espalhados por Buenos Aires. A Universidade de Palermo surgiu em 1986. Ou seja, é uma instituição relativamente jovem. E, mesmo com sua pouca idade, já está entre as 1000 melhores do mundo.
Por lá, os estudantes podem estudar nas seguintes faculdades:
- Faculdade de Negócios
- Faculdade de Desenho e Comunicação
- Faculdade de Direito
- Faculdade de Ciência Sociais
- Faculdade de Engenharia
- Faculdade de Arquitetura
Como aumentar suas chances de fazer um intercâmbio na Argentina?
Se interessou em fazer uma graduação ou pós na Argentina? Então você precisa conhecer a Escola M60, ela é a maior escola preparatória do Brasil para intercâmbios e está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil.
Eu quero me preparar com a M60
*Texto escrito por Elaine Maciel (2022) e atualizado por Ana Clara Reis (2025) e Equipe UDI (2026)