A Hungria é um país do leste europeu com mais de 9 milhões de habitantes. Apesar de a língua oficial da nação ser o húngaro, é muito comum encontrar cursos sendo ministrados em inglês. E além disso, por lá existem ótimas bolsas de estudos (como as do programa Stipendium Hungaricum)!
Por esses e outros motivos, são muitas as vantagens de estudar em terras húngaras. Essa é uma excelente oportunidade para viver, estudar e até mesmo trabalhar em um país com uma economia em expansão na Europa.
E para que você conheça mais sobre as melhores opções de intercâmbio na Hungria, preparamos esse artigo com as universidades mais reconhecidas do país! Os dados são baseados na edição mais recente do ranking QS World University, desenvolvido pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido.
(I Do Nothing But Love/Unsplash)
Quais os critérios para definir as melhores universidades da Hungria?
A listagem do QS Ranking leva em consideração alguns critérios para definir quais são as melhores universidades do mundo. Dentre eles, podemos destacar:
- Reputação acadêmica;
- Impacto no mercado de trabalho;
- Proporção de professores por alunos;
- Menções do corpo docente;
- Quantidade proporcional de professores internacionais;
- Proporção de estudantes internacionais.
São centenas de instituições de ensino de todo o mundo analisadas anualmente com base nesses requisitos. Vamos conhecer mais sobre as 5 melhores universidades da Hungria a seguir.
As melhores universidades da Hungria
Com toda certeza, conquistar um diploma em uma universidade húngara é uma oportunidade única! Além de aproveitar uma experiência internacional na Europa, as faculdades da Hungria são muito reconhecidas em terras europeias e em todo o mundo.
1. Universidade de Debrecen
A Universidade de Debrecen abre a nossa lista, localizada na cidade de mesmo nome. Ela está entre as 600 das mais renomadas do planeta, também de acordo com o ranking QS.
Como universidade de pesquisa, a Universidade de Debrecen tem grande relevância em oferecer ensino superior agrícola e possui institutos de pesquisa agrícola no país europeu. Por lá, são mais de 80 programas de graduação ensinados em inglês, distribuídos em 14 faculdades.
No total, são cerca de 28 mil estudantes, dos quais mais de 6 mil são internacionais. Sobre a localidade, ela está na segunda maior cidade do país, apenas atrás de Budapeste. Além desse cenário atual bastante relevante, a instituição tem anos de história, tendo sido fundada em 1.538.
2. Universidade Eötvös Loránd
A Universidade Eötvös Loránd (ELTE) vem logo em seguida. A instituição, que surgiu em 1.635, está localizada em Budapeste, capital da nação europeia e maior cidade húngara. Na ELTE, são 9 faculdades, que contam com 60 programas de graduação em línguas estrangeiras:
- Escola de Direito;
- Escola de Ciências Sociais;
- Faculdade de Psicologia e Educação;
- Faculdade de Informática;
- Faculdade de Economia;
- Faculdade de Educação Primária e Pré-escolar;
- Faculdade de Ciências;
- Faculdade de Humanidades;
- Faculdade de Necessidades Especiais na Educação.
No total, são mais de 24 mil alunos, sendo que aproximadamente dois mil deles são estrangeiros vindos de 80 países diferentes. Na classificação mundial, a ELTE está em 584 na avaliação das melhores universidades.
3. Universidade de Szeged
Considerada a terceira melhor da Hungria, a Universidade de Szeged é reconhecida entre as 600 melhores do mundo pelo mais recente ranking QS, ocupando exatamente a posição 570.
A Universidade de Szeged (SZTE) foi fundada em 1581 e está situada na cidade mais ensolarada do país europeu: Szeged. A localização da instituição é bastante privilegiada, porque essa é a capital do condado de Csongrád-Csanád e a terceira maior cidade do país.
São aproximadamente 20 mil estudantes na instituição, além de 8 mil funcionários. São 12 faculdades:
- Agricultura;
- Humanidades e Ciências Sociais;
- Odontologia;
- Economia e Administração de Negócios;
- Engenharia;
- Ciências da Saúde e Estudos Sociais;
- Direito e Ciências Políticas;
- Escola de Medicina Albert Szent-Györgyi;
- Faculdade de Artes Bartók Béla;
- Farmácia;
- Ciências e Informática;
- Faculdade de Educação Juhász Gyula.
Vale destacar ainda que professores relevantes já trabalharam na Universidade, incluindo o premiado com Nobel, Albert Szent-Györgyi.
Essas instituições são reconhecidas como as melhores da Hungria. Duas delas, como a Universidade de Debrecen e a Universidade de Szeged, fazem parte da lista de escolas elegíveis a uma das bolsas do programa de bolsas Stipendium Hungaricum - uma das melhores chances para estudantes estrangeiros conquistarem uma bolsa de estudos na Europa.
Também podemos dizer que estudar na Hungria é uma boa oportunidade de treinar o inglês, justamente por causa do grande número de programas ensinados em língua inglesa, além de ter acesso a uma cultura diferente no coração do continente europeu.
Para estudar na Hungria, os estudantes podem enviar suas inscrições eletronicamente através do sistema FELVI (que requer nível avançado de húngaro) ou mandando seus documentos diretamente para a instituição. O prazo para a admissão é, de forma geral, em novembro para as aulas que começam em fevereiro ou em fevereiro para as aulas que começam em setembro.
Geralmente, será preciso apresentar os seguintes documentos, tanto para a aplicação para conquistar uma bolsa de estudos na Hungria:
- Curriculum Vitae atualizado;
- Uma carta de motivação;
- Cópia do seu passaporte;
- Comprovante de proficiência no idioma;
- Tradução para o inglês de documentos e registros escolares;
- Tradução para o inglês dos diplomas obtidos;
- Duas cartas de referência acadêmica.
Ainda no caso dos estudantes estrangeiros, será necessário ter um visto de estudante para permanecer no país pelo período das aulas.
(2H Media/Unsplash)
Como ser aprovado para estudar na Hungria?
A Hungria tem se tornado um destino bastante procurado: são mais de 30 mil estudantes internacionais que vão para a nação europeia todos os anos. O país é mais em conta para se viver do que outros locais da Europa e a variedade de programas em inglês (e outras línguas) faz com que esse seja um intercâmbio bastante desejado.
Para ser aprovado para estudar na Hungria, é necessário pesquisa e preparação. A organização dos documentos e a aplicação ideal fazem toda a diferença para que o estudante seja aceito nas melhores instituições de ensino do país. Para te ajudar em todo o passo-a-passo da aplicação, existe a Escola M60: a maior escola preparatória do Brasil para intercâmbios, que está com vagas abertas para sua nova turma.
Nela, você tem acesso a ferramentas exclusivas, conteúdos sempre atualizados e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!
Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, buscador de bolsas abertas, acesso à nossa IA focada em intercâmbios, simuladores de provas internacionais, revisão de documentos, e ainda fará parte da Comunidade M60, um espaço reservado para trocas e interações entre alunos e ex-alunos que já foram para fora.
Quer se juntar a nós? Clique no botão abaixo e faça agora seu Teste de Perfil*.
Eu quero me preparar com a M60
*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.
Texto escrito por Elaine Maciel (2022) e atualizado por Ana Clara Reis (2025) e Equipe UDI (2026)