Onde morar durante o intercâmbio?

Além do país e da universidade dos seus sonhos, existem algumas outras coisas que você tem que decidir antes de ir de vez para o intercâmbio. A principal delas é a sua moradia no novo país. Morar sozinho(a)? Em uma república? Dividir apartamento? Para te ajudar, reunimos algumas dicas de como escolher onde morar durante o intercâmbio.

Faça uma boa pesquisa

É muito importante fazer o seu dever de casa e entender bem como é a cidade para onde vai se mudar. Com uma pesquisa rápida na internet você consegue descobrir bairros diferentes, saber sobre o custo de vida, encontrar programas de lazer, e muito mais. Além de entender bem o local, você também vai chegar por lá com expectativas mais realistas!

Reflita sobre a localização

Uma das principais coisas que você tem que se decidir é em qual parte da cidade você vai querer morar. Sendo assim, a localização da sua casa pode ter muitos aspectos subjetivos. Para se situar, tente responder perguntas como essas: Eu quero poder ir à pé para a faculdade? Eu quero morar em um prédio com outros estudantes?

Se o lugar que você escolher for longe do centro da cidade, verifique se as linhas de transporte público passam por perto. Tenha também em mente que alguns bairros são mais caros que outros. Em suma, é melhor decidir a área onde você quer morar antes de procurar uma casa ou um apartamento em si!

Se mantenha fiel ao seu orçamento

A próxima questão importante é: quanto você quer gastar? É interessante que você defina um orçamento mensal. Dessa forma, acaba evitando surpresas indesejadas. Alguns apartamentos têm as contas (internet, água e gás, por exemplo) já inclusas no valor do aluguel, mas outros não. Sendo assim, tenha certeza que você está ciente de todos os detalhes do contrato.

Com o seu orçamento definido, fica bem mais fácil de procurar onde morar. De qualquer forma, busque apenas por opções que já se encaixem nesse orçamento. Dessa forma você vai evitar se apaixonar por uma casa que não pode alugar!

Converse com seus amigos e colegas

Discuta com seus amigos, e principalmente com quem já tenha morado no país para onde você vai, sobre as opções de moradia. Eles podem te dar dicas muito boas, como quais localidades são melhores de se viver, por exemplo. Isso pode deixar a sua busca bem mais fácil no final das contas.

Seja flexível

Pode ser difícil encontrar um apartamento no exterior que se adapte perfeitamente às suas preferências. Portanto, você vai precisar ser um pouco flexível. Se você não conseguir encontrar algo em uma primeira pesquisa, não desanime. Pode ser que aquele lugarzinho perfeito ainda não tenha sido desocupado!

Não importa se você tem que escolher onde morar durante o intercâmbio ou se ainda quer conquistar sua vaga no exterior. A nossa mentoria especializada sempre pode te ajudar! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
28 Ago 2019