Ir às aulas, estudar, fazer os trabalhos, socializar… São muitas coisas que você tem que encaixar no seu dia quando estiver fazendo um intercâmbio no exterior. A boa notícia é que com um bom planejamento você consegue organizar a rotina na universidade e fazer tudo isso sem desejar que o dia tenha pelo menos 30 horas! Confira algumas dicas para você poder manejar bem o seu tempo: 

Defina bem o que você tem que fazer

O primeiro passo para gerenciar melhor seu tempo é listar absolutamente tudo o que você precisa fazer. Isso pode parecer óbvio, mas a maioria dos estudantes costuma deixar tarefas importantes para o último minuto. Isso pode acabar afetando a qualidade do seu trabalho e da sua nota geral. Faça uma lista com os prazos das atividades de cada matéria e anote também quanto tempo cada uma delas vai levar para ser feita. Dessa forma, você vai ter um bom panorama para identificar quais são suas prioridades e não ter que correr contra o relógio!

Tenha um cronograma para tudo

Não importa se for em uma agenda de papel ou digital: tenha sempre as suas atividades listadas e planejadas em um cronograma, de preferência organizadas por prioridade. Alguns aplicativos, como o Trello ou o próprio Google Agenda podem te ajudar nessa tarefa. Além disso, pense em qual horário você está mais disposto(a). Dessa forma, você vai poder planejar seus períodos de estudo com mais tranquilidade. Com tudo programado, você vai ter tempo para estudar, socializar e dormir bem (o que é muito importante!).

Seja flexível (mas realista)

Em geral, você vai precisar separar de 8 a 10 horas do seu dia para estudar, socializar e para qualquer outra coisa que você precisar fazer. Se você estudar em tempo integral, geralmente vai ter que dedicar 35 horas por semana para os estudos, incluindo o tempo gasto em seminários e palestras. Se, em uma semana mais livre, você passar só 15 horas na universidade, use as outras 20 horas restantes para adiantar o que você tem pra fazer. 

Também é importante lembrar que as coisas geralmente podem demorar mais que o esperado. Portanto, tenha sempre um pouco de tempo extra na manga, caso você gaste mais tempo em uma tarefa do que imaginava.

Evite distrações e procrastinação

Uma ótima maneira de evitar a procrastinação é pensar nos diferentes lugares em que você esteve quando estudou: onde você estava mais concentrado(a)? Onde você estava mais distraído(a)? Tem alguma coisa que você possa fazer para deixar o estudo mais interessante? Para alguns, estudar com os amigos pode distrair muito. Já para outros, estudar em grupo pode aumentar a motivação e evitar a procrastinação. Veja o que funciona melhor para você!

Faça exercícios entre suas atividades

Acredite ou não, o exercício físico funciona da mesma maneira que o sono. Ele pode ajudar a te deixar mais focado(a) e com a cabeça mais leve, o que, por consequência, melhora sua produtividade nos estudos. Não está acostumado(a) a se exercitar? Então comece a fazer pequenas corridas de 10 minutos, e depois vá aumentando conforme pegar o ritmo!

Organizar a rotina na universidade é muito importante para não perder nenhuma atividade que o intercâmbio te oferece. Se você quer viver essa experiência, a nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar a conquistar sua vaga no exterior! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.