6 dicas para a semana de provas no intercâmbio

Nas universidades do exterior é muito comum que os cursos concentrem todas as provas em uma temporada ou até mesmo em uma semana. Essa é a receita para te deixar desesperado(a), não é? Mas calma! Com essas dicas que trouxemos vai ser fácil sobreviver à semana de provas!

6 dicas para você arrasar na semana de provas no seu intercâmbio

Faça um planejamento

Não há nada mais estressante do que esquecer uma prova porque a agenda do seu celular deu problema e você não foi avisado(a). Sendo assim, quando você receber o cronograma das suas provas, passe ele para o papel e cole na sua parede. Tenha certeza que você tem todas as informações que precisa: a data, o horário, em qual sala vai ser realizada a prova, etc.

Não se isole

É comum pensarmos em deixar toda a vida social de lado para nos dedicarmos só aos estudos nessa época. Apesar disso, essa tática não funciona muito. Conversar com seus amigos pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse. Humanos são seres sociais, então se trancar no quarto por um mês ou uma semana não vai te fazer bem nenhum!

Tenha uma meta

A palavra-chave aqui é equilíbrio. Se você estudar demais, vai ficar de cabeça cheia. Mas se você sair para se divertir demais vai acabar tendo que estudar de última hora. Dessa forma, é importante que você estipule uma meta, tanto de estudos quanto de socialização. Assim, você vai ficar bem mais motivado(a) para finalizar tudo em tempo!

Semana-de-provas-no-intercâmbio Com tantas distrações, mandar bem durante uma semana de provas no exterior exige muito foco e atenção.

Evite comidas pesadas

Pode ser bem tentador se manter à base de comidas rápidas quando você está com o tempo curto. Apesar disso, se você consumir apenas esse tipo de comida, logo vai perceber uma queda na sua produtividade e ficará desmotivado(a). Em vez disso, planeje antes e compre alimentos ricos em energia, como grãos integrais e vegetais. E isso tanto para a semana de provas quanto para os outros dias do seu intercâmbio! Afinal, não é só durante a prova que temos que estar em dia com nossa saúde.

Não perca o sono

Você não vai conseguir fazer muita coisa se estiver exausto(a). Ficar revisando a matéria até de madrugada pode parecer a única alternativa para dar conta de tudo o que você tem que fazer. Entretanto, no outro dia você vai ter dificuldade para focar em outras coisas. Sendo assim, se mantenha em uma rotina saudável de sono e desligue as luzes em um horário aceitável.

Não dê atenção ao que as outras pessoas estão fazendo

O que funciona para os seus amigos nessa época pode ser que não funcione para você. Por isso, é importante, por mais estressado(a) que você esteja, não se preocupar ou dar atenção para o que as outras pessoas estão fazendo. Siga as dicas acima e lembre-se sempre que logo tudo vai passar e sua rotina vai voltar ao normal. E o melhor: você vai poder voltar a curtir seu intercâmbio!

Intercâmbio com a UDI

Se preparar para a semana de provas no exterior não é nenhum segredo. O mais difícil mesmo é conseguir sua vaga lá fora. Mas a boa notícia é que com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

02 Jan 2020