São tantas coisas para fazer enquanto se está estudando fora que às vezes a saúde acaba ficando em segundo plano. Porém, isso não deve acontecer de forma alguma! Seu bem-estar é tão importante quanto seus estudos. Por isso, trouxemos aqui 6 dicas para te ajudar a se manter saudável no intercâmbio. Confira!

6 dicas para se manter saudável no intercâmbio:

Faça sempre atividades físicas

A maioria das universidades do exterior são localizadas em áreas urbanas. Dessa forma, essa é a oportunidade perfeita para você colocar seus tênis e caminhar até elas. É claro que o transporte público lá fora geralmente também é muito bom. Porém, ao caminhar até o seu local de estudo ou de estágio você vai não só conhecer mais sobre o lugar onde mora como também vai estar ajudando seu corpo a se manter saudável.

Uma boa dica é baixar algum aplicativo fitness que faça a contagem dos seus passos, além de calcular a distância que você caminhou. Assim, você avalia bem o quanto de exercício você já fez durante o dia, semana ou mês.

Fique de olho na sua alimentação

Outro fator muito importante para se manter saudável no intercâmbio é a alimentação. Durante seu período no exterior, tente não comer apenas as delícias calóricas e gordurosas da culinária local. É importante que você conheça quais são os alimentos básicos do país que vai e, assim, montar um cardápio mais saudável (e barato). Quando for comer fora, evite muita fritura. Muitos bares e restaurantes, especialmente em cidades universitárias, têm opções saudáveis em seus menus.

Se mantenha hidratado(a)

Um dos passos mais importantes para se manter saudável é se hidratar. Beber água sempre é essencial para qualquer intercambista que queira se sentir bem. Não esqueça que se manter hidratado durante o intercâmbio significa beber muita água (e alguns sucos), mas não refrigerantes ou bebidas alcoólicas!

Durma bem

Um grande erro de quem estuda fora é passar a noite acordado(a) estudando para as provas. Entretanto, se privar de sono não vai fazer nada bem para a sua saúde. Tente manter uma rotina sólida de sono, dormindo por volta de 8 horas por dia. Alguns cochilos curtos durante o dia (especialmente depois do almoço) também podem te fazer muito bem!

Não esqueça da sua saúde mental

É importante que você fique atento(a) não apenas às suas necessidades físicas, mas também à sua saúde mental. As situações pelas quais você vai passar no intercâmbio podem acabar afetando o seu psicológico. Você pode se sentir sozinho(a), isolado(a), em choque cultural, com saudades de casa ou ansioso(a). Ou seja, uma grande quantidade de coisas desagradáveis. Sendo assim, preste atenção à sua saúde mental enquanto estuda no exterior para evitar ou combater a depressão de maneira produtiva e saudável.

Pratique esportes

Você não precisa estudar Educação Física para praticar esportes enquanto estiver no intercâmbio. Explore as opções que você tem para se envolver em um esporte ou entrar para um time. Muitas universidades têm times de diversos modalidades, que inclusive disputam campeonatos estudantis. Estar em uma equipe assim vai fazer bem tanto para a sua saúde física quanto mental. Além disso, você ainda terá uma oportunidade a mais de conhecer pessoas e fazer amigos. 

Se manter saudável no intercâmbio não é nenhum segredo. O mais difícil mesmo é conseguir sua vaga lá fora. Mas a boa notícia é que com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

 

 


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos