Os 10 passos do sonho americano

Se o seu sonho é estudar nos Estados Unidos, você provavelmente já ouviu falar no famoso “American Dream” ou o sonho americano. Mas agora vem cá... Você sabe exatamente o que é isso?

Depois de viver um ano com um americano na faculdade, eu percebi os planos de vida dele e de seus amigos, pais e familiares. Percebi que isso era algo muito recorrente entre eles. Só depois de um tempo eu me toquei que esse era o tão famoso “American Dream"!

Para que você entenda melhor sobre esse assunto, separei os 10 passos para conseguir esse tão famoso sonho americano e também te conto porque eu não quero fazer parte dele.

10 passos para alcançar o sonho americano: e por que eu não quero isso pra mim!

O seu sonho americano começa lá quando você ainda é super novinho, na faixa dos 14-15 anos:

1. Você estuda e tira notas boas no ensino médio.

Você faz seu GPA ser o mais alto possível, faz um monte de extracurriculares para conseguir chegar no segundo passo.

1. Você passa na faculdade e troca de cidade.

Sim! Isso é algo muito comum nos Estados Unidos. Eu estudo na Flórida e tem UMA GALERA de New York, Wisconsin e até da Califórnia por lá. O pessoal quer tanto essa liberdade que eles acabam fugindo o mais longe possível da família. Mesmo que isso signifique pagar caro e viajar pro outro lado do país. Isso leva para o terceiro passo.

1. Você sai da casa dos seus pais.

Enquanto no Brasil tem gente que fica na casa dos pais até seus 30 anos, nos EUA eles querem se livrar o mais rápido possível da família e viver sua independência e sua vida. Quando você chega na faculdade, ou até antes disso, você trabalha como estagiário ou nos summer jobs para juntar uma graninha e conseguir o quarto passo.

1. Você compra um carro.

Eu tenho muito medo de carro, então nunca passou pela minha cabeça fazer isso. Ainda mais com tantas opções de aplicativos e transporte público de qualidade. Mas enfim...Depois de 4 anos, você chega na metade dos passos;

1. Você se forma na faculdade.

Você finalmente pega o pedaço de papel para conseguir o passo 6.

1. Você consegue um emprego em uma grande empresa.

Você consegue o emprego na sua empresa dos sonhos, começa pequeno, mas vai crescendo até conseguir um alto cargo com salários que vão de 70 a 200 mil dólares por ano. Com esse dinheiro e estabilidade financeira, você chega ao item 7 da sua lista.

1. Você compra uma casa.

Você finalmente compra a sua casa dos sonhos com mais quartos e banheiros do que você precisa e aí...

1. Você tem filhos.

Para gastar todo esse dinheiro que você está ganhando. Mas você não gasta tudo! Tem uma coisa chamada faculdade no meio do caminho (DE NOVO!)

1. Você guarda dinheiro para pagar a faculdade do seu filho.

Sim, as faculdades americanas não são baratas não, e você não pode prever que seu filho vai ganhar uma bolsa boa… Portanto, você já aproveita para prevenir e guardar o dinheiro para seu filho fazer o mesmo que você.

1. Depois que seu filho se forma na faculdade, você já tem seus 50 anos e começa a se preparar para uma aposentadoria em paz em um lugar relativamente quente e barato como Arizona e Flórida.

E assim, você vive, o sonho americano!

Sei que para muitas pessoas esse parece ser o sonho mesmo. Ainda mais para você no Brasil. Imagina morar nos Estados Unidos e ainda ganhar 200 mil dólares por ano. E você está certo!

No entanto, eu penso um pouco diferente. Sabe aquela liberdade que o pessoal queria, de fugir da casa dos pais, ter seu próprio carro e tal? Eu quero um pouco mais daquilo. Eu quero trabalhar para mim mesmo. Quero depender só de mim. Quero não só ter liberdade financeira, mas também liberdade de tempo e liberdade geográfica. E isso significa não ter que ir até uma empresa para trabalhar, entre outras coisas.

E outra, quero trabalhar com algo que eu goste tanto que eu não vou precisar ter uma casa na frente de um lago na Flórida e me aposentar! Quero estar impactando outras pessoas não importa o quanto eu esteja velho.

Não digo que isso é certo ou errado, mas é isso que eu quero para mim. E outra, amanhã pode mudar, ninguém sabe!

E você? Gostou do sonho americano? Acha que é para você? Me conta aqui embaixo nos comentários!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu email aqui para receber nossa newsletter semanal. E se você quiser se preparar para conseguir as melhores oportunidades em universidades estrangeiras, nossa mentoria pode te ajudar! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Texto por Lucas Gomes

Equipe Universidade do Intercâmbio