Estudando nos EUA: Semana de Orientação

A minha primeira semana dentro de uma faculdade nos Estados Unidos, a chamada: “Semana de Orientação” foi tão divertida e incrível que acabou sendo como uma viagem de formatura. Aconteceu em um hotel fazenda, na Flórida, com recreadores e centenas de pessoas que eu nunca tinha visto na vida.

A Primeira Semana na Faculdade Americana: Semana de Orientação ou Viagem de Formatura?

Já estou no meu segundo semestre na Saint Leo University na Flórida mas, mesmo assim, eu não consigo esquecer da minha primeira semana na faculdade.

A Orientation Week, ou Semana de Orientação, é algo muito comum nas universidades americanas. Nessa semana, os alunos passam por um período de orientação e ensinamentos para ficarem mais habituados com a faculdade, com o campus e todo o sistema de ensino. Porém, no meu caso, o que eu queria mesmo era conhecer pessoas novas e fazer amizades!

Eu tive uma semana inteira de orientação porque acabei participando de duas: a dos alunos internacionais e também dos alunos novos americanos, que chegaram uns dias depois. Eram cerca de 500 alunos novos, quase 100 deles sendo internacionais.

Além de toda essa gente nova de todos os lugares do mundo, essa semana pareceu uma viagem de formatura nos EUA porque algumas das atividades incluíam:

• Gincanas para quebrar o gelo
  • Jogos de vôlei e futebol
  • Festinhas de noite - claro, sem bebidas e só até a meia noite no máximo porque estou numa universidade católica
  • Horas na sala de jogos
  • Pool Party
  • MUITA COMIDA
  • Shows
  • Bingo com vários prêmios caríssimos - incluindo um playstation, televisão, iPads e muito mais
  • Várias idas ao Walmart e Outlets
  • E um dia inteiro no Busch Gardens - um dos maiores parques de Orlando

Sinceramente não sei como tudo isso coube em 7 dias.

Como funciona?

Além disso, haviam cerca de 40 “Líderes de Orientação”. Ou seja, alunos que já estudavam na universidade e que estavam ajudando as pessoas a se habituarem com o novo ambiente. No entanto eles eram muito mais que isso.

Sabe quando você vai em algum hotel e tem recreadores ou algum jogo que tem animadores de torcida? Então imagina 40 desses em um só lugar. Eles eram MUITO animados mesmo e sempre estavam dispostos a ajudar. Devo muito da minha adaptação a eles. Sem dúvidas.

Claro, também tiveram palestras, tours, reuniões, várias coisas para arrumar. Porém, as atividades em sua maioria foram bem divertidas e conheci MUITA gente nova. Fiz vários amigos americanos, poloneses, alemães, asiáticos, latinos e assim vai.. foi muito divertido mesmo.

Na minha sincera opinião, acredito que foi muito importante que essa semana de orientação tenha sido mais uma festa mesmo porque assim, não só eu, mas todos os alunos puderam se acostumar melhor com a faculdade, fazer novos amigos, e se habituarem com as coisas.

Acho que isso influenciou muito o fato de eu estar amando demais esse lugar e ter voltado para cá no meu segundo semestre.

Eu não tenho dúvidas que a minha semana de orientação ficará para sempre em minha memória!

Intercâmbio com a UDI

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Texto por Lucas Gomes

Equipe Universidade do Intercâmbio
22 Fev 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024