Sempre sonhou em investir em uma educação nos Estados Unidos mas seus pais não te apoiam nisso? Quer saber de todas os benefícios de estudar na tal chamada Terra da Oportunidade baseado na opinião de quem já mora lá há mais de 1 ano? No texto de hoje eu vou te revelar os 10 motivos para estudar nos EUA que me fizeram escolher  esse destino. 

10 motivos para estudar nos EUA

Mercado de Trabalho Competitivo

O mercado de trabalho no Brasil está cada vez mais competitivo. Não é estranho você encontrar pessoas sendo demitidas,  jovens que acabam de sair da faculdade que não encontram nem um estágio e filas nas agências do trabalhador. 

Quando o mercado está tão competitivo assim, as empresas procuram mais do que nunca por pessoas diferenciadas. Em outras palavras, pessoas fora da curva, pessoas que tenham vivido coisas diferentes.  

Agora só imagina o que um diploma de uma faculdade americana pode fazer por você nessas horas. Já pensou a diferença que vai ser se você chegar no Brasil com o seu diploma americano. Pensa aí um pouquinho.  Eu espero.

Fluência no Inglês

Por mais que você faça vários cursinhos, dificilmente você vai adquirir a fluência na língua sem sair do Brasil. Você pode até aprender a gramática e a escrever. Mas a fluência, como ter uma conversa de verdade, a pronúncia correta, só quando você for pra fora. E esse é, sem dúvidas, um dos principais motivos para estudar nos EUA. 

Eu fiz escola internacional no Brasil e, mesmo assim, tinha algumas dificuldades. Só fui aprender de verdade agora nesse meu primeiro ano no exterior. 

Uma faculdade nos Estados Unidos dura 4 anos e depois você ainda ganha um ano para trabalhar lá. Agora me diz. Imagina morar nos EUA por 5 anos seguidos… Você aprende inglês fluente para a vida. Simples assim.

Greves no Brasil

Bom, isso quem faz faculdade no Brasil, conhece alguém que faz ou vê os noticiários sabe mais do que eu. Eu tenho tantos amigos que estudam por anos para passar na tão sonhada federal para ir lá e acabar não tendo aulas… Isso é uma coisa que simplesmente não acontece nas faculdades americanas.

Flexibilidade Acadêmica

Você sabia que nos EUA, você não precisa escolher sua matéria antes de começar a faculdade? Sim! Você pode escolher como Undecided, ou Indeciso, e só decidir depois de meses ou até anos dentro da faculdade.

Você sabia que se eu quiser mandar um e-mail para a minha faculdade hoje pedindo para trocar de Marketing para Ciência da Computação, por exemplo, eu posso?

Ah, e você sabia também que se eu quiser fazer dois cursos ao mesmo tempo, como Marketing e Business eu também posso? É o tal da Double Major.

Ah, e você também sabia que semestre passado eu fiz aulas de teatro e de oratória em público só porque eu quis?

Ah, e sabia também que no próximo semestre eu vou ter aulas somente na segunda, quarta e sexta? 

Isso tudo porque na faculdade americana você tem uma flexibilidade incrível pra tudo!

Até porque eu acredito que você não deve saber o que você vai fazer pro resto da sua vida com 16 ou 17 anos, não acha?

Melhores Faculdades do Mundo

Das 10 melhores universidades do mundo em 2019, 5 estão nos Estados Unidos, segundo o QSWorld Univeristy Rankings. Portanto, acho que podemos confirmar que o ensino é sim de muita qualidade. Qualidade essa que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo de maneira tão concentrada. 

motivos-para-estudar-nos-eua

MIT: a melhor universidade do mundo fica nos EUA.

Carreira Internacional

Sabia que, após o término da sua faculdade, você tem direito a trabalhar durante um ano nos EUA e com possibilidades de ficar mais tempo ainda?

Tenho amigos que receberam várias propostas de trabalho para diversos países e até eu já recebi propostas de empreendedores americanos para trabalhar para eles. E isso no meu PRIMEIRO semestre por lá. 

Um dos meus maiores objetivos é me manter por lá e ainda arranjar um jeito de trazer meus pais e a minha irmã comigo! Portanto, ter uma carreira internacional é muito possível sim!

Maiores salários

Acho que eu não preciso nem dizer que se você voltar ao Brasil com um diploma americano, você vai conseguir um emprego e consequentemente um salário muito melhor! 

Mas uma coisa que eu só fui me tocar quando eu cheguei lá é que nos EUA você ganha 4x mais do que no Brasil. 

Por exemplo, meu primeiro trabalho na faculdade era cuidar do Instagram oficial da minha faculdade. O pagamento era 2,500 dólares para cerca de 3-4 meses de trabalho (para postar uns stories). Eu trabalhei por uns 6 meses e ganhei cerca de 20 mil reais! 

E isso foi só em um trabalhinho por lá no meu primeiro ano de faculdade. Agora imagina um trabalho de 8 horas por dia, numa empresa grande depois que eu me formar.

Independência

Sem dúvidas a melhor parte pra mim e um dos principais motivos para estudar nos EUA na minha opinião. Afinal, foi a parte que mais me fez crescer e me desenvolver. Imagina chegar  em um país totalmente novo, sozinho, para aprender em inglês. Fácil não foi. Mas deixa eu te contar. O quanto eu fiquei mais maduro com essa liberdade não é brincadeira. Esse, pra mim, é um dos principais motivos para estudar nos EUA. 

Networking

Nesse meu primeiro ano da minha faculdade, eu me conectei com inúmeros empreendedores americanos e brasileiros nos EUA, pude conhecer jovens brilhantes, recebi dezenas de propostas e projetos para trabalhar, tive uma janta paga por um multimilionário no centro de Miami, fui na maior conferência de Business do mundo, entre muitas outras coisas. E isso tudo só no meu primeiro ano de faculdade.

Agora imagina o que você pode fazer! Olha, no meu caso eu mal posso esperar pelos próximos anos. 

Diversão

E finalmente a diversão!  Esse foi, sem dúvidas, o ano mais produtivo e de mais crescimento da minha vida. Porém, também foi um dos anos que eu mais me diverti!

Desde festas só para brasileiros em Orlando, noites latinas na Flórida, festas da faculdade, rolês pela noite de Miami, visitas a Universal, jogo da NBA, shows e várias outras coisas… 

Enfim! Isso porque eu era super produtivo e focado nos meus objetivos. Não vou nem falar sobre os meus amigos que saem na quinta, sexta, sábado e até domingo as vezes! 

Esses foram os meus 10 motivos para estudar nos EUA. E se funcionou comigo pode funcionar pra você também! 

Se quiser saber como se preparar para conseguir uma vaga por aqui, entre em contato com a equipe da Universidade do Intercâmbio. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Lucas Gomes

Lucas Gomes

Atualmente cursando seu segundo semestre de Marketing na Flórida, após ser aprovado em 14 universidades americanas com bolsas de até 80%. Tem como missão retribuir as oportunidades que recebeu, ajudando outros jovens a realizarem seus sonhos de estudar no exterior!