Depois do intercâmbio: 6 dicas para se readaptar

O que fazer depois do intercâmbio? Essa é um problema que afeta muita gente que decide embarcar nessa jornada de viver fora do país. Muitos inclusive acabam desenvolvendo a famosa “Depressão Pós-Intercâmbio”? Já ouviu falar nisso? Como diz o ditado, “tudo tem seu fim”. E, infelizmente, o intercâmbio se encaixa muito bem nesse caso. Quando chegar a hora de voltar para casa, é muito provável que você fique dividido(a). Claro que você provavelmente ficará ansioso(a) para rever amigos, conversar com a família e comer sua comida favorita. Mas também há aquela sensação incômoda de que você pode não se encaixar novamente. Para deixar essa transição mais fácil, trouxemos algumas dicas!

Depois-do-intercâmbio

Não exagere nas expectativas

Antes de voltar do exterior, é importante ter expectativas realistas de como será sua vida quando regressar. Se você estiver morando fora há muitos anos, vai ter que aceitar que da mesma forma que você mudou muito, seus amigos e familiares também mudaram. Eles ainda te amam, mas têm suas próprias vidas. Seria ingênuo esperar que você volte e esteja tudo como era antes de ir. Prepare-se mentalmente e você vai ficar menos desapontado quando as coisas não forem as mesmas de antes.

Seja proativo com suas amizades depois do intercâmbio 

Depois que o entusiasmo inicial de voltar para casa passar, você pode sentir que todos estão dando continuidade em suas vidas sem você. Seus amigos têm vidas ocupadas e não podem ficar te dando atenção o tempo todo. Entretanto, isso não significa que eles não se importem mais com você. Portanto, seja proativo se quiser vê-los. Ligue, mande mensagem, convide pra sair. Mostre o quanto eles ainda são importantes!

Faça novos amigos

A princípio, você vai ficar feliz em conversar com velhos amigos, trocar histórias e contar uns aos outros sobre o que aconteceu nesse período afastados. Porém, depois a novidade vai se esgotar e todos irão voltar para suas vidas normais. Então é possível que você se sinta um pouco solitário. E claro, você também sentirá falta de seus amigos internacionais e do tempo no exterior.

A melhor maneira de combater isso é fazer novos amigos. Pode ser difícil fazer amigos quando adulto, especialmente em sua cidade natal. Mas, felizmente, você provavelmente terá adquirido ótimas habilidades sociais em suas viagens.

Prepare-se para o choque cultural depois do intercâmbio 

Se você achou que os dias de choque cultural tinham acabado, lamento desapontá-lo(a). O choque cultural reverso é real e é totalmente estranho. Muitas coisas que eram completamente normais no passado podem parecer estranhas e desconhecidas agora. E isso mesmo que você tenha vivido no exterior apenas por 1 ano ou menos. Dê a si mesmo um tempo para se acomodar e não se pressione para sentir-se de uma determinada maneira. Essas coisas levam tempo.

Seja um turista em sua própria cidade

Só porque você não está mais viajando, não significa que você não é mais um turista! Se você costumava passar seus fins de semana explorando sua cidade no exterior, pode continuar fazendo isso, mesmo em casa.

Há provavelmente dezenas de atividades e pontos turísticos que você nunca viu antes na sua cidade ou região. Faça uma lista de todos os lugares que você sempre quis visitar, mas nunca conseguiu. Em seguida, convide seus amigos antigos e novos para explorá-los com você. Viajar perto de casa pode nos ensinar tanto quanto viajar do outro lado do mundo.

Planeje sua próxima aventura no exterior

Por último, mas definitivamente não menos importante, não deixe seu desejo de viajar desaparecer. Comece a planejar sua próxima viagem. Quer seja uma escapada de fim de semana ou a sua próxima aventura no exterior, permita-se ficar animado(a). 

Intercâmbio com a UDI

Não importa se você está regressando depois de morar fora do país por 1 ou 10 anos. Voltar para casa depois do intercâmbio deixa sempre um gosto agridoce. Porém, se você quiser já se preparar para uma nova aventura lá fora, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar uma vaga. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.