BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Trabalhar e estudar no exterior: é possível?

Segundo uma pesquisa da agência Ana Couto, chamada de Branding Brasil e realizada no ano de 2022, 55% dos jovens brasileiros deixariam o país se tivessem oportunidades para isso. 

Entre os jovens de 16 a 20 anos que foram entrevistados, mais da metade acreditava que o Brasil não era o local ideal para se viver, e essa não é uma notícia legal para se dar. No entanto, ela é real. 

Se você faz parte desse grupo que deseja conquistar uma oportunidade internacional em outro país em busca de uma melhor qualidade de vida, este artigo é para você. 

Hoje, nós vamos te contar alguns fatos que você talvez não sabia sobre trabalhar e estudar no exterior e quais são os países que melhor recebem brasileiros para isso!

Bolsas de estudos: um caminho promissor

Se você é novo por aqui, você provavelmente não sabe da imensidão de oportunidades que te esperam no exterior. A princípio o que você precisa saber é que os países mais desenvolvidos do mundo oferecem uma enorme diversidade de programas de intercâmbio com bolsas de estudos para brasileiros e pessoas de outras nacionalidades irem estudar no exterior para os mais variados fins: tem oportunidade para ensino médio, graduação, pós-graduação, pesquisas e por aí vai!

E, diferente do que muitos imaginam, conquistar essas oportunidades não é como enfrentar um bicho de sete cabeças. Na verdade, com o conhecimento e técnica corretos o processo, muitas vezes, é até mais simples do que no Brasil. 

Em alguns casos, os programas de bolsa podem chegar a cobrir 100% dos seus estudos e até outras despesas, como moradia, alimentação, transporte, etc. a depender da oportunidade. 

No entanto, se mesmo com uma bolsa você achar que precisa ou quer fazer uma grana extra durante o intercâmbio, saiba que existem opções para isso também!

Trabalhando e estudando no exterior

Um dos caminhos possíveis para tornar esse plano viável começa logo no momento da sua decisão de fazer intercâmbio: optando por se preparar e aplicar para oportunidades de estágio no exterior, você vai automaticamente concorrer a vagas profissionais que além de te proporcionar uma experiência incrível e agregar no seu currículo e bagagem profissional, também vão te pagar por isso.

Já pensou receber em dólar ou euro? Com esse tipo de programa isso é possível, e as remunerações costumam ser bem além do que os estagiários recebem no Brasil. 

A melhor parte disso é que você consegue conciliar sua graduação no Brasil com um estágio no exterior se você for aceito em um programa no período das suas férias, por exemplo!

 

Já outro exemplo de possibilidade é para quem deseja trabalhar e estudar no exterior ao mesmo tempo. A maioria das pessoas nem imagina, mas você pode trabalhar dentro do campus da sua universidade e receber por isso durante o seu intercâmbio!

Na verdade, tudo depende da legislação do visto de estudante do país para o qual você está indo, mas, no geral, essa é uma prática comum entre os estudantes estrangeiros que vão para o exterior. Existem tarefas no campus de uma universidade que você provavelmente não faz ideia que são desempenhadas por alunos, como tocar piano nos eventos, ajudar no ginásio ou nos clubes, ser assistente dos professores e por aí vai… tudo isso de forma remunerada e dentro da instituição. 

Os melhores países para brasileiros que querem trabalhar e estudar no exterior 

  1. Portugal

Ideal para quem busca um país com bons índices de desenvolvimento e com um custo de vida relativamente baixo quando comparado a outros países do continente europeu, Portugal tem sido a escolha de muitos brasileiros que resolvem se mudar para o exterior devido a sua rica cultura, suas lindas paisagens e suas excelentes oportunidades de emprego e estudo.

No ano de 2023, o salário mínimo no país passou para 760 euros (o equivalente a cerca de 3800 reais) e por lá existem diversas oportunidades para estrangeiros. A remuneração vai depender, obviamente, da área e das especificidades de cada área, mas, no geral, é possível encontrar boas vagas nos mais variados campos de atuação. 

Além disso, Portugal conta com instituições educacionais de ensino superior renomadas e reconhecidas no mundo todo, e que oferecem bolsas de estudo, parcerias com instituições do Brasil para intercâmbio e opções de financiamento para alunos internacionais que desejam fazer parte de seus estudos por lá!

  1. Canadá

Além de contar com um sistema educacional que é visto como referência em todo o mundo, o país ainda tem uma excelente qualidade de vida e infraestrutura. E, como se isso tudo já não fosse bom o suficiente, o Canadá ainda é um país famoso por ser extremamente diverso e receptivo com estrangeiros!

Quanto ao que diz respeito à área profissional, saiba que independente da função que você ocupar, você provavelmente vai ser bem remunerado e receber um salário justo e igualitário. 

No campo da educação, nem precisamos dizer o quanto é grande a oferta de oportunidades para estrangeiros, né? Afinal, não é à toa que esse é um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem estudar fora.

  1. Austrália

Com dias quentes e ensolarados que até lembram o calor do nosso país, a Austrália é um local conhecido por ser multicultural e muito acolhedor com estrangeiros. Se você é do tipo de pessoa que curte pegar uma praia depois de um dia cheio ou praticar esportes ao ar livre, provavelmente vai se adaptar bem por lá.

A Austrália é um país que recebe muitas pessoas de fora por um motivo: o alto investimento em oportunidades para estrangeiros. Além de contar com opções profissionais, o país também possui instituições acadêmicas renomadas e que oferecem bolsas de estudo para estudantes de todo o mundo!

  1. Espanha

Um país com uma história e cultura riquíssimas e tradições que merecem ser conhecidas, a Espanha pode ser o destino perfeito para você que é amante de arte e gastronomia!

O país conta com uma ampla diversidade no quesito oferta de vagas para estrangeiros, sejam elas profissionais ou acadêmicas, e recebe pessoas do mundo todo que desejam morar no exterior em um local que ofereça uma boa qualidade de vida e uma rotina agitada que agrada todos os gostos.

Quer sair do Brasil mas não sabe por onde começar a se planejar?

Caaaalma, que a gente tem a solução! 

Existe um programa que vai te ajudar a encontrar oportunidades internacionais gratuitas e com bolsa de forma segura e muito prática, além de te preparar para conquistar qualquer uma delas com um método que já fez milhares de brasileiros irem para o exterior praticamente de graça.

A Escola M60 tem tudo isso e muito mais esperando por você! Clique AQUI e faça seu teste de perfil para fazer parte da próxima turma

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
16 Mai 2023

Postagens recentes