Como você costuma se locomover na sua cidade aqui no Brasil para ir pra sua escola ou faculdade? De carro? De ônibus? Caminhando? Seja qual for a resposta, certamente você nunca parou pra pensar como seria essa questão da locomoção se você estivesse estudando nos EUA, certo? Pois estamos aqui justamente pra isso! Descubra agora como funcionam os transportes nas universidades americanas.

O primeiro fato que você deve saber sobre isso é que várias universidades americanas fornecem informações sobre transporte para que os alunos já possam ir se preparando antes mesmo de começar os estudos. Esse é o caso, por exemplo, da Universidade do Tennessee, da Universidade Vanderbilt, da Universidade Estadual do Colorado e da Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo. Todas eles contam com páginas web específicas para estudantes internacionais detalhando as várias opções de transporte disponíveis para chegar até seus respectivos campi.

O que são as universidades urbanas, suburbanas e rurais dos EUA?

Isso é importante para que o estudante já possa definir, dentro do seu orçamento, quais valores aproximados serão gastos com transporte, o que ajuda bastante na organização “pré-intercâmbio”.

No que diz respeito a transporte, quando você for começar suas pesquisas para decidir em qual universidade americana estudar, é importante ficar atento a três fatores em especial: a disponibilidade de transporte público, as outras possibilidades de transporte e os custos estimados. Vamos falar mais sobre cada um desses pontos abaixo!

Disponibilidade de transporte público

A disponibilidade de transporte público dentro e ao redor dos campi das universidades americanas pode ser um pouco diferente do que você está acostumado(a) aqui no Brasil.

A primeira coisa que você precisa saber é que as opções de transporte nas faculdades americanas podem variar bastante ao redor do país e, mesmo quando olhamos cada cidade separadamente, a localização do campus da instituição pode não ter um bom acesso ao transporte público.

Para estudantes internacionais, que geralmente não contam com um carro para se locomover, isso pode ser um pouco problemático. Por isso que, antes de escolher qual universidade você pretende estudar por lá, pode ser interessante dar uma pesquisada se o seu campus de interesse tem fácil acesso através do transporte público.

transporte-unitras-ucdavis
Os ônibus da Universidade da Califórnia em Davis são uma gracinha né? (Foto: Wilson/Flickr)

Também é interessante notar que algumas universidades dos EUA contam com sistemas de transporte interno bastante úteis, para que os alunos se locomovam de um prédio para outro dentro do próprio campus e também ao redor do mesmo. Esse é o caso, por exemplo, da Universidade da Califórnia em Davis (com o sistema Unitrans) e da Universidade da Carolina do Sul (com o The Comet, que oferece passes acessíveis para os estudantes.

Outras possibilidades de transporte

Comprar um carro usado nos Estados Unidos não é caro, inclusive muitas universidades fornecem informações sobre como comprar um carro e os requisitos para tirar uma carteira de motorista nos EUA, que é um processo burocrático mas não impossível. Mas para quem não pretende fazer isso, uma alternativa bastante utilizada por lá são os aplicativos de corrida, como o Uber (já muito conhecido aqui no Brasil) e o Lyft (que opera apenas nos EUA), entre outros.

Além disso, algumas universidades oferecem ainda mais alternativas, incentivando o uso de bicicletas através de ciclovias dentro dos campi ou promovendo serviços de facilitação na rotina do estudante. Um exemplo é a Universidade da Carolina do Sul que oferece viagens gratuitas às sextas-feiras para alguns supermercados locais.

Custos estimados de transporte

Os custos estimados de transporte podem variar bastante, dependendo tanto das preferências de locomoção do estudante quanto da cidade em que ele escolher viver nos EUA. Logicamente, em cidades maiores a necessidade de utilizar meios de transporte para se locomover é maior, logos os custos também serão. Já em cidades menores, a possibilidade de se locomover a pé é maior, o que pode implicar em custos menores. Mas vale lembrar que isso não é uma regra.

Conheça os estados e cidades com mais brasileiros nos EUA

Para evitar surpresas desagradáveis, uma boa dica é procurar informações sobre os custos médios anuais de transporte no escritório de suporte financeiro da sua universidade de interesse.

central-florida-transporte
Andar a pé dentro da Universidade da Flórida Central deve ser bem cansativo né? (Foto: Kelly Daacon)

Na Universidade da Califórnia em Davis, por exemplo, esse custo aproximado é de 487 dólares por ano para alunos internacionais que vivem dentro do campus. Já na Universidade da Flórida Central e na Universidade Estadual do Texas, esse valor sobre para 1866 e 2613 dólares, respectivamente!

Universidade do Intercâmbio

E aí, você já tinha parado pra pensar nos gastos relacionados a transporte nas universidades americanas? Provavelmente não né? Mas isso também faz parte da preparação de quem pretende conquistar uma vaga por lá! Essa e outras informações pouco divulgadas são ensinadas na nossa mentoria especializada. Quer saber como fazer parte dela? Então clique  aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.