A localização de uma universidade influencia totalmente a sua experiência de intercâmbio e a sua percepção do país de destino. Nos Estados Unidos, por exemplo, as instituições de ensino são classificadas como universidades rurais, suburbanas e urbanas. Mas qual é a diferença entre elas? E qual tipo é o melhor para você? Continue lendo para descobrir a resposta para essas e outras perguntas!

O que são universidades rurais, suburbanas e urbanas?

Em termos gerais, as universidades rurais são aquelas que ficam localizadas no campo (ou nas proximidades). Elas são geralmente mais tranquilas, ficam concentradas em um campus e estão situadas perto de pequenas cidades e fazendas. Entre as universidades rurais americanas mais conhecidas estão a Universidade de Idaho, a Universidade Cornell e a Universidade do Mississippi.

3-universidades-rurais
Universidade Cornell (Dantes De MonteCristo/Wikimedia Commons)

As universidades urbanas, por outro lado, estão localizadas em grandes cidades e geralmente não têm um campus definido (ou seja, os prédios da instituição ficam espalhados pela cidade). Alguns exemplos de universidades urbanas são a Universidade Columbia, a Universidade de Washington e a Universidade do Texas em Austin.

Por fim, as universidades suburbanas oferecem o melhor dos dois mundos. Localizadas perto de grandes cidades, mas sem toda a agitação, essas universidades também tendem a ter um campus propriamente dito. Entre as universidades suburbanas mais populares estão a Northwestern University, a Universidade de Notre Dame, a Universidade de Connecticut, Harvard e Stanford.

Vantagens e desvantagens de estudar em universidades rurais

Vantagens

Desfrutar dos arredores – Universidades rurais geralmente oferecem todos os tipos de espaços verdes no campus, o que significa que você pode desfrutar de uma caminhada relaxante ao ar livre entre as aulas. Estar cercado(a) pela natureza é ainda melhor para estudantes em cursos relacionados a atividades ao ar livre, como Agronomia, por exemplo.

Relações mais próximas – As universidades rurais geralmente têm uma comunidade muito unida no campus, para compensar a falta de instalações fora da instituição. Elas também geralmente são menores do que as universidades localizadas na cidade. Sendo assim, estar em um espaço menor também significa que você provavelmente vai encontrar as pessoas com mais frequência, o que torna mais fácil construir amizades e conexões duradouras.

Economizar – O custo geral de vida em uma cidade pequena é muito menor. Contas de luz, água e aluguel geralmente são muito mais baratas nas áreas rurais, em comparação com uma cidade grande. Nesse caso, estudar em universidades rurais pode significar menos gastos, tornando mais fácil economizar enquanto estiver nos EUA.

Desvantagens

Pode ser mais difícil encontrar acomodação fora do campus – Dependendo de quão rural for sua universidade, pode não haver muitas acomodações fora do campus. Nesse caso, isso pode significar que você vai viver no campus a maior parte do tempo que estiver na universidade.

Pode ser mais difícil encontrar estágios e trabalho – Embora você possa encontrar trabalho no próprio campus, geralmente há menos oportunidades de emprego e estágio nas proximidades de universidades rurais, pois a maioria das vagas está localizada nas grandes cidades.

Transporte – Quando os ônibus só passam três vezes por dia, viajar pode se tornar uma experiência frustrante. No entanto, muitos estudantes têm carros nas universidades rurais, então você pode conseguir uma carona de um amigo quando precisar ir a algum lugar.

Vantagens e desvantagens de estudar em universidades urbanas

Vantagens

Oportunidades de conhecer muitas pessoas – A melhor coisa de estudar em uma cidade grande são as oportunidades de conhecer gente nova a qualquer momento. Nelas, existem diversos eventos acontecendo a todo momento, aumentando as chances de encontrar novos amigos e fazer conexões.

Muita coisa para ver e fazer – Com muitas cidades grandes oferecendo entretenimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, você raramente vai ficar sem o que fazer. Visite teatros, museus, bares e restaurantes, assista a shows e vá a eventos esportivos!

Uma comunidade estudantil mais diversificada – As universidades urbanas tendem a ter um número maior de estudantes internacionais e, como resultado, geralmente há muito mais diversidade na instituição.

4-universidades-rurais
Butler Library, parte da Universidade Columbia (Andrew Chen/Wikimedia Commons)

Desvantagens

Você pode se sentir solitário(a) – Embora você possa se sentir solitário(a) em qualquer lugar, as cidades grandes podem te fazer se sentir mais isolado(a) do que as cidades pequenas. Isso porque com o grande número de pessoas, pode ser mais difícil construir conexões significativas com os outros.

Maior custo de vida – As contas, a comida e as opções de entretenimento geralmente custam mais caro nas grandes cidades que nos pequenos centros.

Muitas distrações – Embora a abundância de entretenimento seja um aspecto atraente da vida universitária em uma cidade grande, isso também pode ser uma grande distração dos seus estudos.

Vantagens e desvantagens de estudar em universidades suburbanas

Vantagens

Acesso à uma grande variedade de entretenimento – Como as universidades suburbanas estão localizadas principalmente em cidades ou subúrbios próximos às grandes cidades, os estudantes têm a possibilidade de aproveitar as opções de entretenimento do campus ou se aventurar na cidade para desfrutar dos restaurantes, bares e outras atividades disponíveis.

Boas perspectivas de carreira – Com grandes cidades a apenas um ônibus ou trem de distância, é provável que haja muitas oportunidades de carreira para estudantes e formados.

Menos agitação do que nas universidades urbanas – A cereja no bolo das universidades suburbanas: elas não são muito agitadas, nem muito tranquilas. Nelas você realmente terá o melhor dos dois mundos!

Desvantagens

O transporte pode ser caro – Mais ou menos como ocorre nas universidades rurais, as opções de transporte não são tão abundantes nas suburbanas. Algumas universidades até têm mais opções de linhas do que outras, mas geralmente é um pouco caro chegar às grandes cidades.

Você vai ter que se deslocar para conseguir empregos e estágios – Embora morar perto de uma cidade grande torne mais fácil conseguir empregos e estágios, você pode ter que se deslocar para o trabalho, o que vai consumir tempo e dinheiro.

2-universidades-rurais
Stanford (Pere Joan/Wikimedia Commons)

Universidade do Intercâmbio

Agora a decisão é sua: você vai escolher as universidades rurais, as suburbanas ou as urbanas? Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a chegar até lá. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.