Quer você tenha sido criado como católico ou não, estudar em uma universidade católica dos Estados Unidos pode ser uma experiência incrível. Descubra abaixo mais informações sobre essas instituições!

Como é estudar em uma universidade católica nos EUA?

Embora fundadas na fé católica, as faculdades e universidades católicas também acolhem alunos de outras religiões e origens, assim como os que não possuem nenhuma filiação religiosa.

universidade-católica-fordham
Fordham University (Foto: Howchou/Wikimedia)

Naturalmente, se você foi criado em um lar católico, estudar em uma universidade católica não representará uma diferença muito grande de rotina. Pelo contrário, já que esse tipo de instituição normalmente estimula a prática dos rituais católicos através de missas (geralmente há uma igreja ou capela dentro do campus) e reuniões de jovens.

Você poderia frequentar uma universidade não católica e manter sua fé? Claro! Mas em uma universidade católica você encontrará um ambiente que é definitivamente propício as práticas dessa religião.

O currículo das universidades ou faculdades católicas costumam ter suas raízes na tradição intelectual católica e, como consequência, apresentam disciplinas e até mesmo programas que geralmente não são encontrados em outras instituições seculares.

Ao mesmo tempo, também não dá pra dizer que todas as universidades e faculdades católicas são iguais. Tanto que em algumas delas, os alunos podem até nem saber que estão estudando em uma instituição católica, já que não se nota tanto a influência da religião no cotidiano acadêmico e nas aulas. Já em outras, essa influência é mais perceptível, seja através de aulas obrigatórias em assuntos religiosos ou de algumas regras um pouco mais restritivas.

Tipos de universidades católicas

Nos Estados Unidos, a Associação de Faculdades e Universidades Católicas (ACCU) é uma associação voluntária fundada em 1899, que atualmente reúne 247 universidades e faculdades do país. Esse número representa cerca de 90% do total de instituições católicas nos EUA.

Ou seja, os Estados Unidos conta com quase 300 universidades e faculdades católicas. Nesse cenário, é natural que existam diferentes categorias de instituições, afinal, a própria religião católica não se enquadra em apenas uma tipificação.

As ordens religiosas que agrupam o maior número de instituições católicas são a Ordem de São Bento, as Dioceses, a Ordem dos Pregadores, a Terceira Ordem de São Francisco, a Congregação de Santa Cruz, a Companhia de Jesus (Jesuítas), as Irmãs da Caridade, as Irmãs da Misericórdia e a Congregação das Irmãs de São José.

universidade-católica-Loyola-University-Chicago
Loyola University of Chicago (Foto: Amerique/Wikimedia)

Existem ainda as universidades católicas independentes (que não tem filiação com nenhuma dessas ordens) e aquelas que encerraram ou renunciaram à sua afiliação com a Igreja, como é o caso da Stevenson University, em Maryland; e da Webster University, no Missouri.

Quais são as melhores universidades católicas dos EUA?

No meio de tantas instituições, naturalmente algumas delas se destacam e são melhor avaliadas. Confira abaixo quais são as melhores universidades católicas dos EUA:

Universidade/FaculdadeOnde fica?Posição no ranking (mundial) da QS 2021Posição no ranking (mundial) da THE 2021Posição no ranking (nacional) da U.S. News & World Report 2021
University of San DiegoCalifórnia801-100088
Marquette UniversityWisconsin801-100088
Creighton University Nebraska601-800112
University of St. ThomasMinnesota133
University of DaytonOhio133
Saint Louis UniversityMissouri103
Georgetown UniversityWashington, D.C.23012023
Boston College Massachusetts454301-35035
University of Notre Dame Indiana21117019
Villanova UniversityPensilvânia53
Gonzaga University Washington80
Fordham UniversityNova York801-100066
Loyola Marymount UniversityCalifórnia66
Santa Clara UniversityCalifórnia53
Loyola University Chicago Illinois801-1000112

Universidade do Intercâmbio

E aí, você já pensou em estudar em alguma universidade católica dos Estados Unidos? Nunca tinha ouvido falar nisso? Conta pra gente o que achou nos comentários! E se quiser se preparar para conquistar sua vaga em alguma dessas instituições, prepare-se com a gente através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.