A Universidade Harvard é, sem dúvidas, uma das instituições de ensino mais prestigiadas e conhecidas do mundo. Sua reputação foi construída através de séculos com base em uma qualidade educacional incomparável. Mas, mesmo com toda essa fama, ainda há coisas sobre esse lugar que você provavelmente nunca ouviu falar. Confira alguns desses fatos curiosos agora!

6 curiosidades sobre a Universidade Harvard

Estátua de John Harvard

A estátua de John Harvard é, possivelmente, o marco mais reconhecido da universidade. Mas você sabia que ela também é popularmente chamada de “Estátua das Três Mentiras”? Isso por causa de três motivos principais. O primeiro deles é que Jonh Harvard não foi o fundador de Harvard, como afirma uma escritura cravada na estátua.  Na verdade ele foi o principal doador de fundos para a construção inicial da instituição sob a garantia de que seu nome seria utilizado para batizar a universidade.

A segunda mentirinha escrita na estátua é a de que Harvard foi fundada em 1638, quando, na realidade, ela foi inaugurada em 1636. Por fim, a escultura nem representa John Harvard, mas sim um estudante chamado Sherman Hoar!

Maior sistema de bibliotecas do país

Sabia que o sistema de bibliotecas de Harvard é o mais antigo dos Estados Unidos? No total são 79 bibliotecas, sendo que a Biblioteca Memorial Harry Elkins Widener é a maior de todas elas. Em toda a universidade existem mais de 3,5 milhões de livros distribuídos em 57 quilômetros de prateleiras. É tanto livro que foram construídos 4 andares subterrâneos na biblioteca principal para armazenar todos eles!

Universidade-Harvard

Biblioteca Widener

Doações generosas

O orçamento de Harvard é bem polpudo, todo mundo sabe disso. Mas sabia também que essa é a universidade que mais recebe doações no mundo? São quase 38 bilhões de dólares anuais, boa parte deles vindo de ex-alunos.

Radcliffe College

Hoje, Harvard se orgulha da igualdade de gênero, além de ser uma instituição defensora dos direitos LGBTQ. Mas nem sempre foi assim. Até 1999, o Radcliffe College (agora Instituto Radcliffe de Estudos Avançados), era uma faculdade exclusivamente feminina dentro da universidade. Na prática eram duas instituições separadas mas as estudantes do Radcliffe podiam ter diplomas conjuntos Harvard-Radcliffe até a fusão das duas em 1977. Até lá, as alunas podiam participar de aulas de Harvard mas não podiam ter um diploma oficial da instituição.

Estádio mais antigo do país

O famoso estádio de futebol em forma de U da Universidade Harvard está localizado do outro lado do rio, no bairro de Allston, em Boston. É o estádio mais antigo do país, construído em 1903. Ele imita elementos da arquitetura grega e romana e tem capacidade para mais de 30 mil pessoas. Com um tempo se tornou uma arena multiuso, servindo como campo para Atletismo, Rugby, Lacrosse e até Hóquei no gelo.

Universidade-Harvard-Stadium

Harvard Stadium

Filmagens proibidas

É bem provável que você já tenha visto algum filme em que a história se passava em Harvard. Mas são raros os casos em que as filmagens foram realmente feitas por lá. Desde 1970, a instituição tem uma política estrita de não permitir equipes de câmeras no campus. Devido à quantidade de pedidos que a universidade recebe (às vezes até cinco por semana), eles acreditam que ter equipes de filmagem de Hollywood no campus seria uma distração para os alunos. Essa política está firmemente implementada há anos.

Agora deu até mais vontade de estudar na Universidade Harvard, não foi? Mas pra isso você precisa se preparar, já que a instituição é uma das mais concorridas do mundo. Mas não se preocupe porque a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos