As bolsas de pós-graduação, que incluem programas de mestrado, doutorado e aperfeiçoamento profissional, são algumas das mais procuradas. E quando direcionamos a busca para os Estados Unidos, o número de interessados aumenta ainda mais. Pensando nisso, no texto de hoje trouxemos algumas ótimas bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos que podem te interessar.

10 bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos

AAUW International Fellowships

A American Association of University Women oferece bolsas para mulheres não americanas que desejam obter um mestrado ou doutorado nos Estados Unidos. A prioridade é dada para candidatas que demonstrem compromisso com o avanço de mulheres e meninas, e a bolsa pode ser renovada a cada ano do curso. 

Para se candidatarem, as interessadas devem ter, pelo menos, um diploma de graduação e se aplicarem primeiro para qualquer universidade de interesse nos EUA. A seleção é feita com base no desempenho acadêmico e compromisso demonstrado com a causa do avanço feminino. Além disso, as selecionadas devem se comprometer a voltar para o seu país de origem após a conclusão do curso. 

As bolsas têm o valor de 18 mil dólares para mestrado, 20 mil dólares para doutorado e 30 mil dólares para pós-doutorado. 

Fulbright Foreign Student Program

O Fulbright Foreign Student Program oferece bolsas para estudantes de pós-graduação, jovens profissionais e artistas de todo o mundo desenvolverem atividades de pesquisa e/ou ensino nos EUA. É um programa grande que distribui cerca de 4 mil bolsas todos os anos.

Os procedimentos de elegibilidade e seleção do programa variam amplamente de país para país. Mas é importante notar que o Fulbright Foreign Student Program na verdade é um programa geral que agrupa diferentes tipos de bolsas. Confira abaixo alguns deles:

  • Programa Hubert H. Humphrey Fellowship: esse programa oferece bolsas de estudos nos Estados Unidos (com duração de 10 meses) para profissionais em meio de carreira do setor público e terceiro setor (ONGs). É uma bolsa completa que cobre auxílio mensal para despesas, anuidades e taxas escolares, passagens aéreas, auxílio para compra de livros e computador, plano de saúde e curso intensivo de inglês. São elegíveis profissionais das áreas de Desenvolvimento Humano e Institucional, Direitos e Liberdades, Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento Comunitário. Saiba mais informações aqui.
  • Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa: essa é uma bolsa para professores de inglês do Ensino Médio da rede pública brasileira e consiste em um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos EUA com todas as despesas pagas.
  • Programa de Bolsas de Doutorado Pleno nos EUA: esse programa, que é uma parceria da Fulbright com a CAPES, é voltado para estudantes (com pelo menos graduação completa) das áreas de Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. As bolsas são ótimas e cobrem todos os cursos com anuidades na universidade de destino ao longo dos 6 anos do doutorado, seguro saúde, bolsa mensal para despesas, passagens aéreas e auxílio único para instalação. 
  • Programa de Bolsas de Doutorado Sanduíche nos EUA: esse é um programa para estudantes que já fazem doutorado no Brasil e tenham interesse em desenvolver parte de sua pesquisa nos EUA. Com duração de 9 meses, as bolsas consistem em um auxílio mensal para despesas, passagens aéreas, auxílio instalação, auxílio para participação de eventos e aquisição de livros, seguro e despesas com visto. 
  • Foreign Language Teaching Assistant (FLTA): esse é um programa para professores de português brasileiros. Os selecionados atuam como assistentes de ensino de português em universidades americanas. Os benefícios da bolsa variam de acordo com a universidade de destino, mas, no geral, podem incluir auxílio mensal para despesas, passagens aéreas, auxílio instalação, apoio financeiro para compra de livros, seguro saúde e despesas para emissão de visto. 

Rotary Peace Fellowships

O Rotary Peace Fellowships é uma iniciativa do Rotary que oferece até 50 bolsas de mestrado e 80 bolsas de aperfeiçoamento profissional em universidades selecionadas de cinco países. No caso dos Estados Unidos, o curso disponível é o de Desenvolvimento Internacional realizado na Universidade Duke ou na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Nos dois casos, os estudantes saem com um certificado de mestre ou especialista em Estudos de Paz e Resolução de Conflitos.

Universidade Duke (Foto: Warren LeMay)

The P.E.O. International Peace Scholarship

O programa P.E.O. International Peace Scholarship oferece bolsas de estudos para mulheres de qualquer país do mundo aprovadas em programas de pós-graduação nos Estados Unidos ou Canadá.

É uma bolsa baseada em necessidade financeira, mas não tem o propósito de cobrir todas as despesas acadêmicas e pessoais das selecionadas. Ainda assim, as estudantes que forem escolhidas para receber o valor máximo do auxílio garantem um apoio no valor de 12500 dólares. Valores menores podem ser concedidos de acordo com as necessidades individuais de cada candidata. 

Estudantes de doutorado que concluíram o curso e estão trabalhando apenas no desenvolvimento da dissertação não são elegíveis.

MPOWER Financing

A MPOWER Financing é uma organização que tem o objetivo de facilitar a distribuição de bolsas de estudos para estudantes internacionais, sempre buscando a acessibilidade, uma vez que nem mesmo taxas de inscrição para as bolsas são cobradas. Atualmente a organização administra dois programas de bolsas:

  • Global Citizen Scholarship: são três bolsas (uma no valor de 5 mil dólares e duas no valor de 1 mil dólares) para estudantes aceitos ou previamente matriculados em cursos integrais de universidades americanas ou canadenses. 
  • Women in STEM Scholarship: essa é uma bolsa exclusiva para mulheres aprovadas ou matriculadas em um curso STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nos EUA ou Canadá. São três bolsas disponíveis: uma no valor de 3 mil dólares, uma no valor de 1000 dólares e outra no valor de 500 dólares. 

Universidade do Intercâmbio

Acha que tem os requisitos necessários para se candidatar para pelo menos uma dessas bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos? Então que tal se preparar para conseguir concorrer de igual para igual com candidatos do mundo inteiro? 

A boa notícia é que nós estamos aqui justamente para te ajudar com isso! Através da nossa mentoria especializada você irá aprender a buscar e se aplicar para as melhores oportunidades para o seu perfil.

Faça o seu teste de perfil clicando aqui e juste-se ao nosso time de mentorados. Mas atenção: as vagas são limitadas, então não perca tempo!