BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

11 motivos para um intercâmbio voluntariado no exterior

Muitas pessoas têm receio de fazer um intercâmbio voluntariado social no exterior. E os motivos são vários. Desde a velha desculpa de “não querer trabalhar de graça” até o medo de passar por situações desagradáveis em um lugar com pouca estrutura. Mas a verdade é que poucas experiências são tão fortes ao ponto de mudar a maneira como vemos o mundo. E motivos para se arriscar em uma aventura como essa não faltam. Confira agora alguns deles.

(Foto: Rawpixel/Flickr)

11 motivos para fazer um intercâmbio voluntariado no exterior:

1. Você se sentirá útil

Para desenvolver uma autoestima elevada, uma pessoa precisa de um propósito. Um componente-chave para isso está diretamente ligado a maneira como nos inserimos e contribuímos para a sociedade em que vivemos. É possível tomar ações positivas que irão ajudar outras pessoas no nosso cotidiano. Mas é em um voluntariado social que isso se eleva a máxima potência. E, além disso, ajudar outras pessoas é uma maneira de melhorar nosso relacionamento com nosso próprio interior.

2. Você se conhecerá melhor

Você conhece seus limites físicos, mentais e emocionais? Dependendo do lugar escolhido para o seu intercâmbio voluntariado, você irá se deparar com uma realidade totalmente diferente da sua. Lugares que não contam com coisas que fazem parte do seu cotidiano como, por exemplo, supermercados, água potável e luz elétrica.

Voluntariado no exterior é pra você?

3. Você melhorará seu currículo

Se você quer uma mudança em sua carreira, o voluntariado é uma ótima maneira de fazer isso. Você pode usar as habilidades adquiridas no intercâmbio voluntariado para tentar conseguir algum trabalho remunerado quando voltar para o seu país de origem. E, além disso, contar com uma experiência desse tipo no seu currículo pode chamar a atenção dos empregadores.

4. Você irá conhecer pessoas incríveis

Optar por participar de uma experiência de intercâmbio voluntariado no exterior é quase uma certeza que muitas pessoas inspiradoras surgirão pelo seu caminho. Para que alguém escolha, por vontade própria, participar de um projeto para ajudar outras pessoas sem receber nada em troca, ela precisa ser no mínimo muito empática, destemida e corajosa. Então você vai, com toda certeza, conhecer seres humanos incríveis. E, consequentemente, ter conversas que expandirão sua mente.

5. Você vai viajar gastando menos

Em vez de gastar muito dinheiro em hotéis e restaurantes caros, por que não encontrar um local pouco conhecido que ainda não foi transformado em um destino de férias global? Há muitos lugares bonitos onde as ONGs montam acampamento para proteger o meio ambiente, trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade, ensinar, ajudar a construir casas, etc. Há também fundações que oferecem acomodação e outros benefícios em troca de trabalho.

6. Você mergulhará de cabeça no país de destino

Quando você se voluntaria no exterior, acaba encontrando mais pessoas locais e tendo mais experiências genuinamente locais do que em uma viagem de férias. Você terá o benefício de contar com informações de pessoas que já irão estar no seu local de destino quando chega lá. Dicas, por exemplo, de onde ir e sobre o que evitar.

7. Você experimentará o extraordinário

Sair da zona de conforto é uma das melhoras maneiras de se desenvolver. E isso não poderia ser mais verdadeiro que em um projeto de intercâmbio voluntariado no exterior. As experiências fora do comum que você terá e o contato direto com tantas pessoas que serão diretamente beneficiadas pelas suas ações serão alguns dos pontos mais positivos da sua experiência.

TESTE: Qual voluntariado fora do Brasil é a sua cara?

8. Você se tornará parte de uma comunidade

Uma grande parte do intercâmbio voluntariado no exterior é se envolver diretamente com as pessoas que você estiver ajudando. Ao longo de semanas ou até meses, dependendo de quanto tempo você decidir ser voluntário no exterior, você conhecerá e se tornará parte de uma comunidade.

As comunidades mais vulneráveis ​​e em dificuldades costumam ter uma população reduzida e, depois de um curto período, você saberá quem todos são e todos saberão quem você é. Esses relacionamentos tornam-se muito estreitos, e você se sentirá parte de uma grande família.

9. Você poderá fazer a diferença na vida de várias pessoas

Muitas vezes na vida, pode ser difícil sentir que estamos causando um impacto real. Fazer uma boa ação é sempre bom, devolver um telefone perdido para um estranho, comprar uma xícara de café para um sem-teto, ajudar um idoso a subir uma escada íngreme... todos esses atos ajudam alguém e fazem você se sentir bem. Mas, e se o seu impacto não fosse apenas uma coisa temporária? E se não apenas mudasse o dia de alguém, mas mudasse sua vida?

Ser voluntário no exterior é mudar vidas para melhor. Seja por meio da melhoria da comunidade, cuidados médicos ou educação, os voluntários ajudam as pessoas em dificuldades de uma forma muito mais abrangente. Geralmente a experiência do intercâmbio voluntariado no exterior é facilmente a maior ação de ajuda ao próximo que qualquer voluntário já realizou (ou realizará) na vida!

Um tipo de intercâmbio voluntariado no exterior, que é um excelente exemplo da grandeza desse tipo de experiência, é a construção de casas para pessoas que normalmente viveriam em condições miseráveis. Eles não precisam viver assim e você pode contribuir para a construção de uma casa limpa e segura para eles; uma casa em que podem viver por muitos anos, até o resto da vida. A sensação que você terá depois de completar a casa e ver a alegria desenfreada nos rostos da família que você tiver acabado de ajudar é absolutamente indescritível.

10. Você irá ganhar uma perspectiva totalmente nova da vida

A vida muitas vezes pode ser um pouco demais. Estresses diários como trabalho, família, relacionamentos e saúde podem deixá-lo sobrecarregado, mas uma coisa que o intercâmbio voluntariado em comunidades em dificuldades pode fazer é dar uma perspectiva totalmente diferente para nossa vida. Os voluntários geralmente relatam que voltam para casa não apenas com uma nova vida, mas também com uma nova compreensão e apreço pela sua própria vida.

A distância em si não apenas te ajuda a ver as coisas claramente, mas testemunhar a situação daqueles em algumas das nações mais pobres da Terra também irá permitir que você veja em primeira mão as lutas que nunca teve que enfrentar.

11. Você poderá encontrar um projeto que fale com você

O intercâmbio voluntariado no exterior pode ser muito gratificante, não importa o projeto que você escolha fazer. Mas se esse projeto falar com você em um nível pessoal e emocional, é muito mais provável que você tire mais proveito dele. Talvez você tenha suportado o sofrimento de uma condição médica e queira ter certeza de que os outros possam ser cuidados como você foi? Ou talvez você teve uma infância difícil e queira levar um pouco de felicidade para crianças que já sofreram demais?

6 lições do trabalho voluntário no exterior

Você não tem que selecionar um programa de intercâmbio voluntariado desta forma, mas se o seu coração estiver nele, e se isso significar algo para você antes mesmo de você chegar, pode ser não apenas uma experiência memorável e marcante, mas um processo de cura também. 

Universidade do Intercâmbio

Agora que já viu todas essas razões deu vontade de fazer um intercâmbio voluntariado no exterior? Já pensou em procurar ajuda da nossa mentoria especializada? Nós temos um time de profissionais preparados para te ajudar a conquistar as melhores oportunidades fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

30 Abr 2021

Postagens recentes
Teste seu espanhol: nível fácil

Descubra se seu conhecimento de espanhol está afiado e prepare-se para arrasar nas próximas conversas em espanhol!

Ana Clara Reis
01 Dez 2024