Encontrar um lugar para morar certamente é uma das etapas mais difíceis na vida de quem decide estudar em outro país. E no Reino Unido, sendo um dos lugares mais disputados e desejados por estudantes internacionais, não seria diferente. Uma boa notícia é que as universidades britânicas normalmente oferecem acomodação para os seus alunos, mas para conseguir uma vaga é necessário passar por um processo de aplicação, que varia de acordo com cada instituição. Nesse texto você vai descobrir algumas das principais dúvidas sobre acomodação estudantil no Reino Unido. Confira!

Quais são os tipos de acomodação estudantil no Reino Unido?

A primeira coisa que você precisa saber é que você terá várias opções de acomodação estudantil no Reino Unido para escolher. As mais populares delas são:

  • University halls (acomodações dentro das universidades)
  • Private halls (acomodações privadas geralmente nas redondezas das universidades)
  • Off-campus housing (acomodações geralmente compartilhadas e não necessariamente próximas das universidades)
acomodação-estudantil-no-reino-unido-University-of-Essex

Acomodação estudantil da Universidade de Essex

Cada uma dessas opções têm algo diferente a oferecer, portanto, pense cuidadosamente sobre o que é mais importante para você. Muitos estudantes de graduação optam por morar em university halls no primeiro ano, por conta da experiência de viver dentro do campus da universidade. Dependendo da sua instituição, também podem haver acomodações privadas perto do campus com preços semelhantes aos praticados dentro da universidade.

Quando devo começar a me aplicar para acomodação estudantil no Reino Unido?

Para acomodações privadas s e residências fora do campus, inicie sua pesquisa com antecedência para obter os melhores preços e disponibilidade. Se você iniciar seu curso em setembro, por exemplo, recomendamos iniciar sua pesquisa entre janeiro e março do mesmo ano. Já para acomodações dentro do campus, o processo de inscrição e o cronograma variam de instituição para instituição. Consulte o site da sua universidade de interesse para obter mais detalhes.

Preciso ser um estudante para morar em uma acomodação estudantil no Reino Unido?

Sim, pode parece uma pergunta óbvia, mas a respos é SIM! Você precisar ser um estudante em período integral se quiser morar em university halls ou private halls.

Alguém que não é aluno em período integral pode compartilhar comigo?

Não – não, se você quiser morar em uma university halls ou private halls. Se você quiser compartilhar um apartamento ou casa com alguém que não é aluno, precisará optar por moradias particulares fora do campus.

acomodação-estudantil-no-reino-unido-cambridge

Acomodação estudantil da Universidade de Cambridge

Posso morar com meus amigos?

Sim. Inclusive o ideal é que  você e seus amigos se inscrevam ao mesmo tempo para conseguirem quartos no mesmo apartamento. Se vocês se inscreverem separadamente, quanto maior for o tempo entre essas inscrições, mais difícil será para a universidades colocá-los juntos no mesmo apartamento.

Posso compartilhar um quarto com outro aluno?

Depende do tipo de quarto. Os quartos compartilhados geralmente são anunciados pelo número de camas que eles têm, o que equivale ao número de estudantes que podem ocupar a habitação. A maioria dos quartos privativos é de ocupação individual, mesmo que possuam camas de casal. No entanto, um grande número de private halls dispõe de salas de estúdio que oferecem ocupação dupla.

E se eu estiver fazendo apenas um curso de idiomas?

Desde que você estude 20 horas por semana ou mais, você será considerado um estudante em período integral e, portanto, será elegível para morar tanto nas university halls como nas private halls.

acomodação-estudantil-no-reino-unido-glasgow

Acomodação privada em Glasgow

E se eu estiver fazendo um estágio?

Se você se registras como estudante em período integral e e fizer um estágio como parte de seu curso, você também poderá morar nas acomodações estudantis. O mesmo vale para estudante internacionais em mobilidade acadêmica, desde que eles estejam registrados como estudantes em tempo integral no seus países de origem.

Posso ficar nas acomodações por apenas um curto período de tempo? Quanto tempo duram os contratos normalmente?

Depende da propriedade e da época do ano em que você deseja ficar. A maioria das acomodações universitários e particulares alugam quartos para estudantes por 1 ano acadêmico inteiro, geralmente na forma de contratos de 44 ou 51 semanas. Algumas acomodações permitem uma maior flexibilidade com datas, e outros oferecem estadias curtas ou por semestre. O segredo é pesquisa!

Posso trazer animais de estimação?

Não. Mesmo que seja um pequeno hamster. A maior parte dessas acomodações estudantis têm políticas rígidas sobre animais de estimação. Se você tiver um que realmente não pode deixar para trás, poderá encontrar uma opção de moradia fora do campus que permita que os residentes tragam os seus bichinhos.

Preciso trazer meus próprios móveis?

Não. Normalmente, os acomodações estudantis são totalmente mobiliados. Se você estiver se candidatando à acomodações fora do campus, precisará verificar quais móveis a propriedade e os quartos possuem, pois isso pode variar.

Tenho que assinar um contrato?

Sim. O tipo de contrato que você precisará assinar dependerá do tipo de acomodação que você for alugar.

acomodação-estudantil-no-reino-unido-oxford

Acomodação estudantil na Universidade de Oxford

Preciso de um depósito de segurança?

Para private halls e off-campus housing, você precisará pagar um depósito antes de se mudar. Você precisará verificar as condições descritas em seu contrato de locação, mas geralmente os depósitos são reembolsáveis no final da locação, desde que não haja danos à propriedade.

O que é um UK-based guarantor? Vou precisar de um?

A maioria dos provedores de acomodações particulares exige que os alunos tenham um fiador no Reino Unido – alguém que pagará seu aluguel, se você não puder. Um fiador geralmente é um parente ou responsável e você precisará compartilhar algumas informações sobre essa pessoa como parte do seu pedido de acomodação. Se você não conseguir fornecer um fiador baseado no Reino Unido, a maioria dos locatários solicitará que você pague mais alguns meses de aluguel antecipadamente.

Eu terminei meu curso e não serei mais um estudante em período integral. Ainda posso ficar em acomodações para estudantes?

Não, desculpe… Sinto fizer mas é hora de seguir em frente!

Agora que você já viu a resposta para algumas das principais dúvidas sobre acomodação estudantil no Reino Unido, está na hora de conseguir a sua vaga em uma das universidades do país, certo? A boa notícia é que com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos