Como aplicar para um mestrado no Reino Unido?

Fazer um mestrado no Reino Unido é uma oportunidade fantástica, tanto para a sua vida acadêmica quanto pessoal. Você não apenas vai ter uma enorme variedade de instituições de renome mundial para estudar, como também vai poder mergulhar na rica cultura britânica. Só que aplicar para qualquer pós-graduação no exterior leva tempo e esforço. Por isso, para te ajudar a se organizar, listamos aqui 5 passos para fazer sua aplicação em um mestrado na terra da Rainha!

5 passos para aplicar para um mestrado no Reino Unido

oxford-mestrado-no-reino-unido Universidade de Oxford

Verifique se há vagas disponíveis e se as inscrições estão sendo aceitas

Então, você fez sua pesquisa e encontrou o curso dos seus sonhos em uma universidade do Reino Unido. Bom trabalho! Primeiro, verifique se as vagas ainda estão disponíveis no curso e se as aplicações ainda estão abertas. Lembre-se de que os prazos para inscrições, no caso de intercambistas, geralmente acontecem mais cedo do que para estudantes do Reino Unido ou da União Europeia. Vale lembrar também que a maioria dos cursos começa em setembro (e não em janeiro!), embora algumas universidades britânicas tenham outras datas de início.

Faça sua aplicação o mais rápido possível

Se o curso escolhido ainda estiver aceitando inscrições, ótimo! Por mais tentador que seja esperar até o último minuto para se inscrever, não faça isso! Quanto mais cedo você começar a trabalhar em sua aplicação, melhor. Além de ter mais tempo para separar a documentação, você ainda vai enviar sua inscrição para a universidade antes que as vagas sejam preenchidas!

Embora muitos cursos esperem até o prazo final para homologar as inscrições, outros consideram cada aplicação assim que ela chega. Quanto mais cedo a sua se juntar à pilha, melhor. Lembre-se: os estudos de pós-graduação no Reino Unido são muito diferentes dos de graduação. Enquanto os pedidos de graduação são processados em conjunto por meio do Serviço de Admissão de Universidades e Faculdades (UCAS), não existe um sistema centralizado de inscrições para mestrados. Isso significa que você vai precisar se inscrever em cada universidade separadamente.

Inclua todos os documentos adicionais que forem pedidos

É quase certeza que você vai precisar incluir uma carta de apresentação e um currículo entre os seus documentos de aplicação. Além disso, comprovantes de experiência profissional e educacional podem ser levados em consideração, então tenha-os sempre à mão. Cada universidade tem seus próprios requisitos para fazer a inscrição em um mestrado, mas eles devem estar disponíveis tanto no site da instituição quanto no edital.

Verifique os prazos para pedidos de bolsas

Cada universidade também tem seus próprios prazos para pedidos de auxílio financeiro e é nesse quesito que você precisa de um planejamento mais longo. Isso porque pode ser necessário que você garanta uma bolsa ou um auxílio financeiro antes mesmo de conseguir uma vaga na universidade.

Escreva todas as datas importantes na sua agenda

Deixar passar algum prazo em um processo de aplicação acaba fazendo com que você perca quase todo o seu trabalho. Por isso, é importante anotar e conferir todas as datas mais importantes, como:

• Prazo para o envio do formulário de inscrição e dos documentos comprobatórios - verifique se você tem a documentação necessária com bastante antecedência.
  • Prazo de resposta do aceite - o que poderia ser pior do que receber o aceite e depois perder por não dar um retorno para a universidade?
  • Prazo para fazer seu depósito - verifique se você precisa pagar a sua inscrição, e, se sim, como, quando e onde pode efetuar esse pagamento
  • Prazo para pagamento da sua acomodação - iniciar um mestrado no Reino Unido é muito mais divertido se você não estiver sem-teto!
  • O início da aulas! Por mais que os alunos de mestrado não sejam realmente "calouros", uma festa é uma festa, certo?

Intercâmbio com a UDI

Se você precisar de uma ajuda mais específica para fazer a sua inscrição em um mestrado no Reino Unido, pode contar com a nossa mentoria especializada, que está a postos para te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

29 Jan 2020