BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Austrália investe R$37 mi em incentivos para intercâmbios

Na última quarta-feira (23), o governo australiano anunciou um investimento de A$10 milhões em um Fundo de Educação Internacional, que deve apoiar iniciativas no âmbito da implementação da Strategy for International Education 2021-2030, divulgada em novembro de 2021.

“Além dos A$ 45,2 milhões em medidas de apoio anunciadas juntamente com a nova estratégia, o governo australiano agora entregará A$ 10 milhões em iniciativas a serem financiadas pelo Fundo Internacional de Inovação em Educação”, informou o ministro interino da Educação e Juventude da Austrália, Stuart Robert.

“Essas iniciativas apoiarão o setor de educação internacional para alcançar novos mercados, testar novos produtos inovadores e alinhar oportunidades educacionais com a escassez de habilidades identificadas na Austrália”, disse.

Robert enfatizou ainda que “a estratégia foi o resultado de uma ampla consulta pública sobre o futuro da educação internacional australiana”. O International Education Innovation Fund, segundo ele, fornece “um próximo passo importante para recuperar e desenvolver o maior setor de serviços da Austrália”.

1-australia-anuncia-r-37-mi-educacao-internacional
Escritório do Departamento de Educação, Habilidades e Emprego da Austrália (Nick-D/Wikimedia Commons)

Fundo deve ajudar na atração de novos intercambistas pós-pandemia

A área da educação internacional recebeu com bons olhos o investimento do governo para ajudar na recuperação do setor pós-pandemia e nos próximos anos.

Phil Honeywood, CEO da Associação de Educação Internacional da Austrália, que desempenhou um papel fundamental na formulação da estratégia de educação internacional como convocador dos Membros Especialistas do Conselho para Educação Internacional do país, classificou o fundo como “bem-vindo”.

“Há dois componentes principais de financiamento que merecem destaque. O primeiro é a provisão de A$ 10 milhões para seis iniciativas-chave que decorrem das recomendações da Estratégia Nacional 2021-2030. Os fundos para testar produtos inovadores, oferecer cursos de habilidades críticas em países parceiros e desenvolver um guia de melhores práticas sobre o envolvimento de estudantes internacionais são particularmente bem-vindos”, observou Honeywood em entrevista a um site especializado.

“O segundo elemento muito bem-vindo é um novo fundo de A$ 8 milhões para desenvolver até 70 microcredenciais para entrega internacional. Elas serão projetadas para entrega online e offshore e terão como alvo estudantes nacionais e internacionais. Espera-se que elas atuem como um canal para que estudantes estrangeiros sejam apresentados ao sistema educacional australiano e sejam incentivados a realizar estudos adicionais com um de nossos provedores de educação”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Como e por que fazer intercâmbio na Austrália?

O que o fundo prevê?

O fundo de US$ 10 milhões dará impulso para criar e distribuir vagas de pós-doutorado para os melhores estudantes internacionais, identificar oportunidades de diversificação em todo o setor de educação internacional e desenvolver produtos educacionais transnacionais inovadores.

Outro objetivo será iniciar o desenvolvimento de um conjunto de microcredenciais de instituições de ensino superior e formação profissional (EFP) direcionadas a estudantes internacionais. O objetivo é atender a lacunas de habilidades na Austrália, além de oferecer cursos de “habilidades críticas” em países parceiros e desenvolver um guia de melhores práticas para o setor sobre envolvimento de estudantes internacionais.

“A educação internacional é altamente competitiva e se tornou ainda mais durante a pandemia de covid-19. As fronteiras fechadas provocaram um declínio na Austrália como um país de destino prioritário, o que beneficiou os nossos concorrentes”, disse a executiva-chefe do Group of Eight (Go8), Vicki Thomson.

“O recente anúncio do governo de investir A$10 milhões em novas iniciativas internacionais de educação é o reconhecimento do impacto da covid-19 e um importante primeiro passo para uma abordagem de parceria para reconstruir nosso setor”, acrescentou.

“O Go8 dá boas-vindas particularmente ao apoio para pós-doutorado para estudantes internacionais, o que reconhece a importância crítica do talento de pesquisa para a indústria e a economia australianas. Apoiamos a inclusão da América Latina entre as regiões-alvo”, finalizou Thomson.

Um porta-voz da Universities Australia disse que “saúda o anúncio do governo de seis novas iniciativas para apoiar a implementação da Estratégia Australiana para Educação Internacional 2021-2030”. “Estamos satisfeitos em ver o governo continuar investindo no setor de educação internacional à medida que emerge da pandemia de covid-19”, concluiu.

2-australia-anuncia-r-37-mi-educacao-internacional

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

02 Mar 2022

Postagens recentes
20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

Ana Clara Reis
28 Mar 2024