Austrália vai restringir as horas trabalhadas por intercambistas em 2023

O governo australiano em breve restringirá o número de horas que os intercambistas podem trabalhar durante sua estadia no país. Dessa forma, o direito de se dedicar a uma ocupação além dos estudos por um horário irrestrito termina em 30 de junho de 2023 para portadores de visto estudante.

"A partir de julho de 2023, o número de horas de trabalho para estudantes internacionais será novamente limitado. O total de horas será revisado com o objetivo de encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e estudo", disse o governo australiano em comunicado.

Esse movimento vai de encontro a algumas medidas adotadas pela Austrália nos últimos tempos. Em janeiro de 2022, por exemplo, o país relaxou temporariamente as restrições de trabalho para portadores de visto de estudante, visando atender a uma escassez de mão de obra. Antes desse relaxamento, os estudantes internacionais tinham um limite de 40 horas quinzenais para trabalhar.

No mês passado o governo federal também anunciou que vai estender os direitos de trabalho pós-formatura para alunos e alunas internacionais de indústrias com escassez de habilidades

Recentemente, Canberra ainda divulgou que uma nova alocação orçamentária de AUS$ 36 milhões será direcionada para a melhoria do procedimento de expedição dos vistos estudantis internacionais e redução de atrasos nas decisões sobre a liberação da documentação.

Outros AUS$ 10 milhões foram destinados ao Fundo de Educação Internacional, que deve apoiar iniciativas no âmbito da implementação da Strategy for International Education 2021-2030, divulgada em novembro de 2021 com o intuito de incentivar o setor de intercâmbio.

Todas essas medidas foram anunciadas como uma forma de atrair novos intercambistas em um futuro próximo, com o objetivo de suprir a falta de mão de obra especializada no país e também de revitalizar o setor da educação internacional, que foi afetado devido à pandemia global de covid-19.