Você muito provavelmente já ouviu falar da Ivy League americana, certo? Mas sabia que também existe uma “Ivy League australiana”? Óbvio que esse não é um termo oficial, mas, na prática, o Group of Eight (ou Go8) pode ser considerado um equivalente australiano à essa organização americana no que diz respeito a qualidade universitária e relevância nacional e internacional. Ficou curioso(a) para conhecer mais sobre esse grupo? Então continue com a gente!

Conheça o Go8: a “Ivy League australiana”

O que é o Go8?

O Go8 é um grupo que compreende as oito (claro!) principais universidades de pesquisa intensiva da Austrália:

  • Universidade de Adelaide
  • Universidade Nacional da Austrália (ANU)
  • Universidade de Melbourne
  • Universidade Monash
  • Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney)
  • Universidade de Queensland (UQ)
  • Universidade de Sydney
  • Universidade da Austrália Ocidental (UWA)

Elas são algumas das maiores e mais antigas universidades do país e são consistentemente classificadas entre as melhores instituições de ensino superior, não apenas da Austrália como também do mundo, nos principais rankings internacionais de avaliação (veremos isso mais abaixo).

Go8-university-of-adelaide
Universidade de Adelaide (Foto: Paleontour/Flickr)

Confira alguns dados relevantes sobre esse grupo:

  • Recebe 73% do financiamento do Australian Competitive Grant (Categoria 1);
  • Tem a maior proporção de campos de pesquisa classificados com nota 4 ou 5 (‘acima’ ou ‘bem acima’ do padrão mundial) no Excellence in Research for Australia (ERA);
  • 99% da pesquisa produzida pelas universidades do Go8 são de classe mundial ou superior;
  • A cada ano as universidades do Go8 gastam cerca de 6 bilhões de dólares em pesquisa, sendo 2 bilhões apenas em pesquisas médicas e de serviços de saúde;
  • Formam mais da metade dos médicos, dentistas e veterinários da Austrália; cerca de 55% dos graduados em Ciência; e mais de 40% dos graduados em Engenharia.

O grupo conta com um conselho (formado pelos vice-reitores das oito universidades) que se reúne cinco vezes por ano.

Onde ficam as universidades do Go8?

As universidades do Go8 estão espalhadas pelas principais cidades da Austrália, sendo que Sydney e Melbourne, os dois maiores centros urbanos do país, contam com duas universidades cada.

Go8-university-UNSW
Universidade de Nova Gales do Sul (Foto: UNWS/Flickr)

Sydney é a casa da Universidade de Sydney e da Universidade de Nova Gales do Sul, que fica no subúrbio de Kensington. Já em Melbourne estão a Universidade de Melbourne e a Universidade Monash.

A Universidade de Adelaide fica, obviamente, em Adelaide, a quinta maior cidade do país. Já a Universidade Nacional da Austrália é a principal instituição de Canberra, a capital australiana.

Para finalizar, a Universidade de Queensland tem o seu campus principal em Brisbane, a terceira maior cidade do país; e a Universidade da Austrália Ocidental tem o seu campus principal em Perth, que por sua vez é o quarto maior centro urbano australiano.

Quando elas foram fundadas?

Não existe uma uniformidade quanto ao ano de criação das universidades do Go8. Enquanto algumas estão entre as mais antigas do país, outras foram fundadas em meados do século XX. Confira:

Ano de Fundação
Universidade de Adelaide1874
Universidade Nacional da Austrália1946
Universidade de Melbourne1853
Universidade Monash1958
Universidade de Nova Gales do Sul 1949
Universidade de Queensland 1909
Universidade de Sydney1850
Universidade da Austrália Ocidental 1911

E como elas se saem nos rankings internacionais?

Para fazer essa análise, utilizamos dois dos principais rankings internacionais de avaliação universitária: o QS World University Rankings 2021 e o Times Higher Education World University Rankings 2021. Confira o resultado abaixo:

QS

Posição na AustráliaUniversidadePosição no ranking internacional
Universidade Nacional da Austrália31º
Universidade de Sydney40º
Universidade de Melbourne41º
Universidade de Nova Gales do Sul44º
Universidade de Queensland46º
Universidade Monash55º
Universidade da Austrália Ocidental92º
Universidade de Adelaide106º

THE

Posição na AustráliaUniversidadePosição no ranking internacional
Universidade de Melbourne31º
Universidade de Sydney51º
Universidade Nacional da Austrália59º
Universidade de Queensland62º
Universidade Monash64º
Universidade de Nova Gales do Sul 67º
Universidade de Adelaide118º
Universidade da Austrália Ocidental139º

Como é possível perceber, as oito universidades do Go8 são, de fato, as oito melhores universidades da Austrália, ainda que o país ainda conte com outras instituições de qualidade.

Já comparando o TOP 3, é seguro dizer que as três universidades líderes entre essas oito (e também entre todas as outras instituições australianas) são a Universidade de Sydney, a Universidade de Melbourne e a Universidade Nacional da Austrália, sendo que as duas últimas são as primeiras colocadas, respectivamente, no ranking da THE e da QS.

Go8-university-Monash
Universidade Monash (Foto: Rob Deutscher/Flickr)

Intercâmbio com a UDI

E aí, qual dessas universidades do Go8 mais te chamou atenção? Conta pra gente nos comentários! Quer se preparar para conquistar uma oportunidade em qualquer uma delas? Então você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada e todo o suporte do nosso time de mentores para te ajudar a realizar esse sonho. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos