10 cidades mais seguras dos EUA para morar

Uma das principais preocupação dos pais que mandam seus filhos para estudar fora do Brasil e longe da segurança familiar é justamente com a segurança no país de destino. E, ao contrário de países menores da Europa e da Ásia que apresentam bons índices de segurança em todas as cidades e regiões, nos Estados Unidos o nível de segurança pode variar bastante de um estado para outro ou até mesmo de uma cidade para outra dentro de um mesmo estado.

Claro que a segurança geral no país é bem mais elevada que no Brasil, mas você sabia, por exemplo, que as cidades de Saint Louis, Baltimore, Detroit e Nova Orleans estão entre as 50 mais violentas do mundo? É por isso que é muito importante, na hora de escolher o seu destino nos EUA, observar detalhes como baixas taxas de crimes violentos, leis estritas em relação ao controle de armas, forte patrulhamento policial e até mesmo baixa ocorrência de acidentes de carro.

Mas quais são então as cidades mais seguras dos EUA para morar e estudar? Antes de conferir a resposta, fique sabendo que para montar essa lista, consideramos apenas cidades com mais de 100 mil habitantes e que contam com uma boa estrutura de universidades em seu território ou nos arredores. Curioso(a) para saber o resultado? Então vamos lá!

10 cidades mais seguras dos EUA para morar e estudar

Neperville – Illinois

Encabeçando a lista das cidades mais seguras dos EUA temos Neperville, um subúrbio a oeste de Chicago que se destaca principalmente pelas baixíssimas taxas de ocorrência de crimes e que já foi classificada como a cidade mais rica do Centro-Oeste americano. Com todas as facilidades das cidades grandes, mas sem perder o charme de cidade pequena, Neperville fica bem próxima de duas instituições de ensino importantes da região: a University of St. Francis, que fica a apenas 24 km, e a Concordia University Chicago, a 34 km.

cidades-mais-seguras-dos-EUA-neperville

Cary – Carolina do Norte

Cary é a sétima maior cidade do estado da Carolina do Norte e se divide entre os condados de Wake e Chatham. Com uma população de pouco mais de 160 mil pessoas é considerada a segunda cidade mais populosa dos EUA com uma densidade de 880 habitantes por quilômetro. A cidade é cercado por universidades de destaque como a North Carolina Central University, a Duke University e a University of North Carolina at Chapel Hill. As duas primeiras ficam em Durham, a cerca de 30 km. Já a cidade de Chapel Hill fica a 36 km.

cidades-mais-seguras-dos-EUA-cary

Allen – Texas

Allen é uma cidade de 100 mil habitantes ao norte de Dallas que tem uma taxa de crimes violentos inferior a 79 por 100 mil habitantes e não a toa é uma das 10 cidades mais seguras dos EUA. A cidade não conta com nenhuma universidade de ponta mas como já dissemos, fica a uma viagem de apenas 25 minutos de Dallas, a cidade do Texas com a maior concentração de faculdades e universidades em sua área metropolitana. Entre elas estão a University of Texas at Dallas, a University of Dallas e a University of North Texas at Dallas.

cidades-mais-seguras-dos-EUA-allen

Gilbert – Arizona

Gilbert faz parte da região metropolitana de Phoenix – a capital do estado do Arizona –  e tem uma população de cerca de 260 mil habitantes. É conhecida principalmente por suas belezas naturais e pela tradição na produção de atividades culturais, especialmente no campo das artes cênicas. A cidade conta com um campus satélite da Park University, uma instituição de ensino superior privada com sede em Parkville, no estado do Missouri. Além disso, por estar a apenas 30 minutos de distância de Phoenix, muitos moradores de Gilbert estudam nas principais universidades da capital, como a Arizona State University, a Northern Arizona University, a University of Phoenix e a Grand Canyon University.

cidades-mais-seguras-dos-EUA-GILBERT

Irvine – Califórnia

Irvine é uma cidade planejada na área metropolitana de Los Angeles, na Califórnia. Com uma população de pouco mais de 280 mil pessoas, a cidade sempre aparece em várias pesquisas entre as melhores cidades para viver nos Estados Unidos e já foi nomeada pelo BusinessInsider como a segunda cidade mais feliz dos EUA em 2019.

Talvez toda essa felicidade tenha relação com à alta concentração de universidades de ponta na cidade, a começar pela University of California, Irvine, que faz parte do Sistema de Universidades da Califórnia. Outras instituições que marcam presença por lá são a California Southern University, a Concordia University, a Westcliff University, a Irvine Valley College, a  Stanbridge University, o Fashion Institute of Design and Merchandising e um campus satélite da California State University, Fullerton. Não a toa é a sétima cidade com mais de 100 mil habitantes nos EUA com a maior concentração de moradores (com pelo menos 25 anos) com diploma de doutorado.

cidades-mais-seguras-dos-EUA-IRVINE

Murrieta – Califórnia

Murrieta fica no condado de Riverside, no sudoeste da Califórnia, e tem pouco mais de 110 mil habitantes. Fica localizada bem no centro da mega região de Los Angeles-San Diego e é a cidade que mais cresce no estado. Abriga um campus satélite da Azusa Pacific University e um centro de estudos da University of Phoenix. Já nos arredores da cidade a instituição de renome mais próxima é a University of California, Riverside (UCR), que fica a uma distância de aproximadamente 60 km.

cidades-mais-seguras-dos-EUA-MURRIETA

Frisco – Texas

Frisco já foi considerada por vários anos consecutivos como uma das cidades que mais crescem nos Estados Unidos. Conhecida pelo seu clima agradável praticamente o ano todo, tem uma população de aproximadamente 200 mil pessoas e também faz parte da região metropolitana de Dallas. Na cidade estão vários campus satélites de instituições que têm sede em outras cidades do estado. É o caso da Amberton University, da University of Dallas, da University of North Texas, da University of Texas at Arlington e do Collin College.

cidades-mais-seguras-dos-eua-friscoThousand Oaks – Califórnia

Mais uma cidade californiana na lista das cidades mais seguras dos EUA para morar! Thousand Oaks é a segunda maior cidade do Condado de Ventura, com uma população que beira os 130 mil habitantes. A principal instituição de ensino superior da cidade é a California Lutheran University, que apareceu por 10 anos consecutivos no ranking das 25 melhores universidade do oeste americano promovido pela U.S. News & World Report.

cidades-mais-seguras-dos-eua-Thousand-Oaks

Sunnyvale – Califórnia

Sunnyvale tem pouco mais de 150 mil habitantes e fica no condado de Santa Clara. Faz parte do Vale do Silício e abriga a sede de diversas grandes empresas do setor, como Google, Apple, Yahoo e LinkedIn. Além disso, Sunnyvale também está bem próxima de universidades importantes como a Santa Clara University (a 9 km), a San Jose State University (a 19 km), a Stanford University (a 17 km) e a sede californiana da Carnegie Mellon University (a 6 km).

cidades-mais-seguras-dos-eua-sunnyvaleSimi Valley – Califórnia

Encerrando a lista das 10 cidades mais seguras dos EUA temos Simi Valley, que fica no condado de Ventura, na Califórnia, e tem uma população de cerca de 130 mil pessoas. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Vermont, Simi Valley é a quinta cidade mais feliz dos Estados Unidos.
Em suas proximidades estão concentradas uma boa quantidade de universidades e faculdades, entre elas o Moorpark College; a California State University, Northridge; a California State University Channel Islands; a California Lutheran University; a University of LaVerne; a University of California Santa Barbara (UCSB); o Ventura College; o Oxnard College; a University of Southern California (USC); o Caltech; o Valley College; a American Jewish University; a Loyola Marymount University e a UCLA.

cidades-mais-seguras-dos-euaEssas são as 10 cidades mais seguras dos EUA para morar enquanto você estiver estudando por lá. Qual delas você mais curtiu? Comenta aqui em baixo!

Universidade do Intercâmbio

Quer se preparar para conquista a sua oportunidade dos sonhos nos Estados Unidos ou em qualquer outro país? Então conte com o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.