Como conciliar namoro com intercâmbio?

O sonho do intercâmbio pode ser um problema para quem namora. Afinal, como ir para outro país por meses ou até anos e ficar longe da pessoa que você ama? E como manter um relacionamento à distância? Se desse pra responder essas perguntas com uma só palavra seria confiança. Mas as coisas não são tão simples assim e conciliar namoro com intercâmbio é um desafio diário que para dar certo, depende tanto da pessoa que viaja quanto da pessoa que fica esperando.

A primeira coisa que você precisa descobrir é quais são as suas reais expectativas com o seu parceiro ou parceira. E a melhor forma de encontrar essa resposta é conversando com o seu namorado ou namorada. Não subestime a importância de discutir essas preocupações com antecedência, muito antes até de você começar a planejar sua viagem. E pergunte-se sempre: se a pessoa que você ama não apoia os seus sonhos, será que ela é realmente a pessoa ideal pra você?

Durante a viagem...

A parte mais difícil de um namoro à distância é a falta de contato físico. Mas isso não é desculpa para você não conversar e ficar por dentro do que acontece na vida do seu crush mesmo de longe. As redes sociais estão aí pra isso, então use e abuse das mensagens no WhatsApp e das videochamadas.

E lembre-se que essa situação não vai ser difícil só pra você. A pessoa que ficar no seu país te esperando também vai sentir a mesma saudade. Tente incluir ele(a) no seu novo dia a dia e conte todas as coisas novas que você está descobrindo e vivenciando.

Mas não se esqueça de garantir que suas conversas não vão ser só sobre você e sua nova rotina. Embora você seja a pessoa que estará viajando, a vida do seu companheiro(a) não vai parar. Pergunte sempre como estão indo as coisas e certifique-se de deixar claro que sempre estará lá para o que for preciso. Mostre seu interesse em saber o que está acontecendo na vida dele(a) mesmo que você não possa estar presente pra compartilhar desses momentos.

Conciliar namoro com intercâmbio é uma equação que depende de maturidade, confiança e respeito. Você está preparado(a) para isso? Independentemente da sua resposta, nunca se esqueça que os seus sonhos devem vir em primeiro lugar sempre.

Feliz Dia dos Namorados!

Universidade do Intercâmbio

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

12 Jun 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024