As bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é um programa de incentivo do Ministério da Educação (MEC) para consolidar os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil e no exterior. 

É provável que você já tenha escutado falar nesse nome por dois motivos: conhece alguém que tenha essa bolsa ou até mesmo você é beneficiado e nem faz ideia da dimensão do programa. 

Mas, afinal, como conseguir uma bolsa da Capes no exterior? É isso que você vai entender neste texto!

Leia também:

Mestrado no Brasil ou no exterior: qual é melhor? 

AUIP: bolsa para brasileiros fazerem pós-graduação sanduíche no exterior 

Doutorado sanduíche: por que e como fazer no exterior? 

Foto: Reprodução/Unsplash

Qual o objetivo da Capes?

É um dos principais sistemas do Ministério da Educação para oferecer oportunidades de estudo no ensino superior dentro e fora do Brasil. Ela tem um programa de concessão de bolsas de estudo e apoio para os estudantes focada em Mestrado e Doutorado. 

O objetivo é que as pessoas que são contempladas com as bolsas tenham acesso a produção de pesquisa acadêmica. É um investimento do governo federal que retorna para o país nos próximos anos, com a produção de conhecimento e tecnologia. 

Em 2023, a Capes vai disponibilizar aos brasileiros mais de 93 mil bolsas de estudo, é o que diz Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas. 
 

Como conseguir uma bolsa da Capes no exterior? 

Para saber como conseguir uma bolsa da Capes fora do país, é preciso conhecer as modalidades em que você pode aplicar, que varia de acordo com o curso escolhido. Entre as modalidades estão:

  1. Graduação Plena;
  2. Graduação Sanduíche;
  3. Capacitação;
  4. Mestrado Sanduíche;
  5. Mestrado Profissional;
  6. Mestrado Pleno;
  7. Doutorado Sanduíche;
  8. Doutorado Pleno;
  9. Estágio Pós Doutoral ou Pós-doutorado;
  10. Estágio Sênior;
  11. Professor visitante no exterior;
  12. Cátedra;
  13. Professor visitante do exterior;
  14. Escola de Altos Estudos;
  15. Programas Especiais DRI.

Quais dessas modalidades você se encaixa? Responda essa pergunta e passe para o seguinte tópico. 

Dicas para conseguir uma bolsa da Capes no exterior

#1 - Publicar artigos científicos em inglês 

Para se tornar um bolsista da Capes, em primeiro lugar, é preciso demonstrar os seus méritos para receber o benefício. Você precisa ter artigos acadêmicos sobre a área que tem o desejo de estudar publicados em seu nome na língua materna mas também em inglês.

Quem tem artigos científicos publicados têm vantagem em relação aos demais concorrentes para conseguir a tão sonhada bolsa.

#2 - Notas acima da média

Seu histórico de notas é fundamental no processo seletivo. As notas acima da média indicam que você é merecedor de receber um incentivo do Governo Federal para continuar seus estudos. Por isso, se dedique ao máximo na sua graduação para ter notas acima da média!

#3 - Atualize seu currículo na Plataforma Lattes

A Plataforma Lattes é uma das principais plataformas científicas para quem deseja seguir na área e se destacar. Na graduação, os alunos têm oportunidades de realizar atividades extracurriculares, de pesquisa e extensão. Para fazer com que essas informações estejam em um só lugar. Ele é meio que uma “rede social” da comunidade científica.  

Na plataforma, quem acessa pode publicar sua formação acadêmica, habilidades e as conquistas profissionais. Portanto, é essencial que você atualize regularmente. 

#4 - Faça um pré-projeto de pesquisa incrível!

Este é um dos tópicos mais importantes para quem deseja conseguir a bolsa. Capriche no projeto de pesquisa, pois ele tem um grande peso no final para decidir se você deve ganhar a bolsa ou não. 

Seu projeto deve ser claro, conciso e objetivo. Por isso, cuide com a gramática e, se tiver condições, contrate um profissional de redação acadêmica para revisar o material. Não esqueça de traduzir para o inglês. 

#5 - Você terá que viver da pesquisa

Quando você se torna bolsista da Capes, é necessário dedicar-se em tempo integral à pesquisa e à elaboração do seu trabalho científico. Por isso, não é permitida outra atividade remunerada fora dos estudos. 

As bolsas da CAPES atendem 178 mil estudantes que atuam em diversas modalidades. 

No site do Governo Federal existe uma tabela com o valor destinado a cada bolsa.

O que é fazer um curso “sanduíche” no exterior?

É passar um semestre ou mais da sua graduação, mestrado ou doutorado estudando fora do Brasil, em uma universidade que tenha convênio com a Capes. Quer saber mais informações sobre? O Matheus Tomoto tira algumas dúvidas sobre como funciona o processo em seu canal no Youtube!

A nível nacional a Capes oferece as seguintes bolsas:

  1. Mestrado;
  2. Doutorado;
  3. Pós-doutorado;
  4. Professor Visitante Nacional Sênior.

Bora para o exterior?

Quer saber mais detalhes sobre como conseguir uma bolsa de estudos da Capes no exterior? Nós temos a solução!

Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende com quem já estudou nas melhores universidades e como garantir a sua bolsa de estudos. 

Se prepare agora mesmo com mais de 50 professores especialistas em oportunidades internacionais para conquistar bolsas de estudos, intercâmbios gratuitos e oportunidades profissionais assalariadas em mais de 70 países, a Escola M60 é o melhor caminho.
Tenha uma experiência internacional no seu currículo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e dê o primeiro passo para a realização desse sonho!