Teste de proficiência: como se preparar?

Já falamos várias vezes aqui: se você quer estudar ou trabalhar no exterior, muito provavelmente terá que fazer uma prova que ateste as suas habilidades em uma segunda língua. E, além dos cursinhos preparatórios que podem ser uma mão na roda, existem outras maneiras de ir se capacitando, no dia a dia, para o grande momento. Confira com a gente agora algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para o teste de proficiência.

Elabore um cronograma para os seus estudos

Planejamento é a palavra-chave para quem pensa em ter uma rotina de estudos de sucesso. Dessa forma, você não correrá riscos de esquecer conteúdos importantes que podem fazer a diferença na hora da prova. Monte um cronograma que compreenda os assuntos que você tem mais dificuldade. Porém, não se esqueça de estudar também aqueles que são mais fáceis para você. Relembrar conteúdo nunca é demais.

Deixe espaços também para realização de exercícios e simulados cronometrados (assim você se sentirá mais na “vibe” do dia da prova). E nunca se esqueça que descanso e minutos de lazer fazem a diferença na qualidade dos seus estudos. Então separe um tempo para isso no seu cronograma.

Conversação é tudo

Já ouviu aquele ditado que ninguém aprende só na teoria? Essa frase se aplica perfeitamente ao mundo dos idiomas. Nos testes de proficiência não serão avaliadas apenas as suas capacidades de leitura e interpretação. Pelo contrário. Você tem que saber como ouvir e compreender. E ainda tem a avaliação oral. Ou seja, você precisa saber falar. E qual é a melhor maneira de fazer isso? Procure conversar com pessoas que tenham um bom nível de inglês e que possam te ajudar a corrigir os seus erros. Assistir filmes e séries na língua original também é uma boa forma de captar diferentes pronúncias e acentos.

Tempo, tempo, tempo...

O grande inimigo de muita gente na hora de fazer uma prova de proficiência é o tempo. As provas contam com um número elevado de questões. No entanto, o tempo para responde-las não é tão grande assim. Portanto, aquela prática de deixar as perguntas mais difíceis para responder depois pode acabar sendo um desastre. Por isso, como falado acima, é muito importante acostumar o seu raciocínio a funcionar com essa pressão. Se sua intenção é se preparar para o teste de proficiência da melhor forma possível, o cronômetro tem que passar a ser o seu melhor amigo.

Gramática

Os testes de línguas reconhecidos no mercado são pagos. Portanto não vale a pena fazê-los se você ainda se encontra em um nível de proficiência abaixo do intermediário. Agora, se você estiver acima desse nível, invista no estudo de pontos específicos de gramática.

Internet

Se tem uma coisa que pode te ajudar definitivamente durante a sua preparação é a internet. Não importa qual teste de proficiência você irá fazer, existe na rede um mundo de vídeos, simulados, exercícios e dicas de pessoas que já fizeram essas provas. Basta saber usar e você terá a sua disposição um arsenal de informações.

Mentoria

Para se preparar para o teste de proficiência de forma ainda mais precisa, uma boa dica é procurar o auxílio de pessoas que entendem do assunto e que são especializadas em ajudar os outros com informações fundamentais. Isso vai, com toda a certeza, fazer a diferença no seu resultado.

Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

12 Nov 2018