Teste de proficiência: como se preparar?

Você quer fazer um intercâmbio? Então tem que ficar atento em um detalhe muito importante: muitas instituições no exterior cobram um teste de proficiência em língua estrangeira. O objetivo principal desse tipo  de prova é assegurar que você sabe bem o idioma do lugar para onde está indo. Para ir bem no exame, listamos sete dicas de como você pode se preparar:

Entenda o teste de proficiência

Antes de começar a estudar de vez, você precisa conhecer bem o teste que vai fazer. Cada um deles se concentra em uma área e avalia o conhecimento de formas diferentes. É importante entender a estrutura, o formato e os tipos de perguntas que você vai ver. Dessa forma, você pode se preparar de forma mais eficaz.

Treine bastante a escuta

Treinar bem seu ouvido para uma segunda língua pode ser extremamente desafiador. Dependendo do teste escolhido, você pode precisar entender e responder perguntas com base no idioma da prova. Se esse for o caso, você deve começar a praticar o mais rápido possível.

Ouvir audiobooks no idioma pode ser uma ótima maneira de aprimorar seu entendimento.  Além deles, vídeos de música e filmes com legendas também são ótimas opções de treinamento.

Não deixe a fala de lado

Falar pode ser a parte mais difícil em dominar outro idioma, especialmente se você não tem com quem praticar. Seu maior obstáculo aqui é a autoconfiança. Quanto mais você for capaz de trabalhar em suas habilidades de pronúncia, melhor você vai se sair.

Nesse caso, vale achar um grupo de estudo ou praticar por Skype com um amigo que fala o idioma. Você pode até conversar com o seu cachorro ou na frente do espelho!

Encontre um professor ou uma aula de preparação

Aprender uma língua é um processo dinâmico. Sem dúvidas você pode aprender sozinho. Mas, se possível, praticar o idioma com outras pessoas vai te ajudar bastante. Até mesmo algumas poucas horas com um professor ou um grupo de estudo informal podem fazer uma grande diferença no seu teste.

Além disso, a maioria dos testes de proficiência têm algumas opções de estudo online. Você também pode encontrar livros oficiais de preparação em muitas livrarias e sites. Com certeza eles vão te ajudar a compreender bem como funciona a prova.

Exercite seu tempo

Se preparar para um teste de proficiência não significa apenas aprender as regras da língua. Você também precisa estar preparado para responder as perguntas na duração prevista. Alguns testes têm um tempo mais rigoroso do que outros, portanto, compreenda os requisitos do exame que vai realizar.

Planeje com antecedência para escrever bem

A parte escrita vai ser extremamente importante na hora da prova. Dessa forma, a escrita mais eficaz vai ser aquela que transmite bem a sua ideia. Por isso, pratique e analise bastante sua forma de escrever, mesmo que seja apenas um parágrafo.

Agora que você tem as dicas de como se preparar para o teste de proficiência, já pode começar a colocá-las em prática. Se a sua intenção é fazer o teste para estudar no exterior, nossa mentoria pode te ajudar com o restante dos preparativos. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
10 Ago 2019