BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

O que fazer com um diploma de Comunicação nos EUA?

O diploma de Comunicação é bastante popular aqui no Brasil, sendo oferecido em diversas universidades. Nos Estados Unidos não é diferente e, além de ter algumas das melhores faculdades da área no mundo, o país também oferece diversas oportunidades profissionais para quem se forma nesse campo.

De acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, as ocupações de mídia e comunicação devem crescer 4% na próxima década, criando cerca de 46 mil novas vagas de trabalho no país. E essa demanda se deve a uma necessidade cada vez maior de criar, editar, traduzir e divulgar informações.

Já em relação à remuneração, embora essa não seja a área que concentra os maiores salários de um modo geral, as perspectivas também são boas. Em uma pesquisa realizada em 2019, os funcionários de todos os setores de Comunicação e Mídia nos EUA ganhavam um salário médio de 60 mil dólares por ano, o que dá uma média de 5 mil dólares por mês. E a tendência é que esses ganhos aumentem nos próximos anos. 

Mas o que é possível, de fato, fazer com um diploma de Comunicação nos EUA? E quais são os setores dentro desse segmento que pagam mais? Vem descobrir isso com a gente agora!

O que fazer com um diploma de Comunicação nos EUA?

1. Jornalista

Média salarial anual:  41 mil e 200 dólares 

Jornalistas são um dos mais numerosos profissionais de Comunicação nos EUA(Foto: Freddy Kearney/Unsplash)

Os jornalistas são, talvez, os profissionais mais conhecidos dentro do campo da Comunicação. Eles escrevem sobre uma ampla variedade de tópicos para veículos como televisão, internet e jornais e, dependendo de sua especialidade, cobrem áreas de notícias locais, nacionais e internacionais nos mais diferentes segmentos.

Bem resumidamente, os jornalistas têm o papel central de pesquisar e aprender sobre um tópico e, então, encontrar a maneira mais eficaz de comunicar as informações.

Os jornalistas utilizam habilidades interpessoais que aprenderam na especialização em Comunicação para cultivar relacionamentos e comunicar-se com eficácia por meio da escrita e da oralidade. Eles também devem ser capazes de persuadir os editores e outros gerentes de que suas ideias serão bem recebidas pelo público.

2. Gerente de Comunicação

Média salarial anual:  66 mil dólares

Os gerentes de comunicação são responsáveis ​​pelas comunicações internas e externas dentro de uma organização específica. Eles trabalham para garantir que as mensagens da empresa sejam consistentes e alinhadas com a missão geral da organização, e são responsáveis ​​por criar comunicados de imprensa, relatórios de mídia e conteúdo de marketing envolventes.

Esses profissionais ajudam a construir o reconhecimento da marca e atrair clientes e, por isso, precisam de fortes habilidades organizacionais, de comunicação e de liderança para trabalhar com os funcionários dos departamentos de marketing e relações públicas. Além disso, eles trabalham para gerar novas estratégias e garantir que todo o conteúdo esteja pronto para publicação. 

Como o nome sugere, os graduados em Comunicação são os profissionais ideais para os cargos de gerentes de comunicação. E isso acontece por conta de sua experiência em práticas e técnicas da área, e também pelas habilidades escritas e verbais adquiridas e/ou desenvolvidas durante o curso.

3. Gerente de Publicidade

Média salarial anual:  65 mil dólares

Os gerentes de publicidade lideram a equipe de marketing na criação de campanhas publicitárias exclusivas e específicas para uma marca. Eles se certificam de que todas as atividades de publicidade são consistentes com a mensagem da empresa e trabalham para atingir os objetivos da mesma. Também são responsáveis ​​por supervisionar e colaborar com outros funcionários para concluir os projetos com eficácia.

Junto com a comunicação interna, os gerentes de publicidade devem trabalhar com os clientes para entender os objetivos e expectativas do projeto. Eles aumentam a conscientização e o interesse em produtos e serviços específicos por meio de anúncios bem elaborados. Por conta disso, o ideal é que esses profissionais sejam criativos, colaborativos e comprovadamente solucionadores de problemas.

Os especialistas em Comunicação têm um bom desempenho na indústria de propaganda devido ao seu profundo conhecimento da relação entre as estratégias de marketing e a percepção do público. Eles entendem, por exemplo, como impulsionar o envolvimento do consumidor e promover a mensagem específica de uma marca por meio de anúncios impressos e eletrônico; e como coletar e analisar dados para apresentá-los da maneira mais eficaz para vários públicos.

4. Especialista em Relações Públicas

Média salarial anual: 61 mil dólares

Os especialistas em relações públicas ajudam as organizações a gerenciar sua imagem pública por meio de comunicados à imprensa, conferências e outros eventos. Eles usam outras plataformas de mídia social para aumentar a conscientização pública sobre sua missão específica e seu trabalho para atingir esses objetivos.

Os profissionais de RP, como são conhecidos, ajudam a atrair a atenção do público, trabalhando com a mídia para compartilhar histórias envolventes sobre as empresas em que trabalham. 

Além de manter a imagem pública da empresa no escritório, especialistas em RP participam de atividades e eventos locais para informar a comunidade sobre sua missão. Normalmente são bons comunicadores, desde discursos a comunicados de imprensa escritos.

Especialistas em Comunicação são uma boa opção como especialista em RP devido ao seu conhecimento profundo sobre comunicação eficaz de informações e percepção pública. Eles podem trabalhar tanto com uma organização específica, quanto com uma agência que atenda a uma clientela mais ampla. Além disso, também podem trabalhar com agências governamentais para manter o público informado sobre as atividades e metas do governo. 

5. Especialista em Recursos Humanos

Média salarial anual:  62 mil dólares

Os especialistas em Recursos Humanos são responsáveis ​​por uma ampla gama de funções internas dentro de uma empresa, como recrutamento, orientação, treinamento, políticas da empresa, benefícios e boletins informativos. Eles são responsáveis ​​por apresentar informações importantes aos funcionários atuais para garantir uma comunicação bem-sucedida entre a alta administração e todos os empregados. 

Além disso, eles trabalham com contratações em potencial para garantir que compreendam a missão da empresa e os requisitos do trabalho. Os especialistas de RH ajudam os empregadores a encontrar candidatos qualificados que atenderão e excederão as necessidades da empresa.

Eles são a ponte entre os candidatos e os gerentes de contratação e ajudam a organizar entrevistas, ofertas e verificações de antecedentes. Também auxiliam na comunicação com os funcionários em potencial para informá-los sobre o status de sua candidatura e as próximas etapas necessárias.

Aqueles que trabalham com RH precisam de boas habilidades para falar em público e fornecer informações de forma eficaz em toda a empresa através da escrita. Os especialistas em Comunicação são perfeitamente adequados para essa função porque entendem as melhores maneiras de apresentar essas informações.

6. Gestor de Marca

Média salarial anual:  71 mil dólares

Os gestores de marca ajudam a vender um produto ou serviço específico ao público. Isso é feito analisando a percepção pública de seu produto e ajustando a experiência do consumidor, embalagem, acessibilidade e marketing necessários para uma promoção eficaz. Eles também são responsáveis ​​por criar campanhas publicitárias para melhorar as vendas de um produto específico.

As atividades de marketing e publicidade que os gestores de marca realizam ajudam a desenvolver a personalidade da marca. Fatores como experiência do consumidor e embalagem podem afetar a percepção pública de um produto específico.

Campanhas bem projetadas são aquelas que compartilham a mensagem da empresa de maneira interessante e honesta, e é essa gestão de marca que ajuda a impulsionar o envolvimento do cliente e as vendas de produtos.

Os gestores de marca devem se comunicar com outros grupos de vendas, marketing e publicidade para garantir que o produto seja bem promovido. Já os especialistas em Comunicação são treinados para avaliar a eficácia de várias técnicas de marketing, entendendo como analisar as reações do consumidor, portanto, são profissionais mais que adequados para esse cargo. 

7. Organizador de eventos

Média salarial anual: 50 mil e 100 dólares

Eventos de sucesso e envolventes não poderiam acontecer sem o trabalho dedicado dos organizadores de eventos. Esses trabalhadores devem compreender a missão geral da empresa e atrair participantes por meio de promoções convincentes.

Antes mesmo de o evento começar, os organizadores devem promovê-lo para atrair o público em geral por meio de comunicados à imprensa e descrições atrativas. Essa publicidade pode ocorrer por meio do site da empresa, redes sociais ou outras fontes de mídia.

Os organizadores de eventos também precisam de muita atenção aos detalhes e habilidades organizacionais para garantir que os anfitriões e participantes tenham tudo o que precisam. Isso ajudará o evento a ocorrer sem problemas e a manter a reputação da organização anfitriã.

Além disso, o tema e o próprio evento devem estar alinhados à imagem pública da empresa, e por isso os organizadores têm a função de resolver quaisquer problemas que surjam para que a empresa pareça profissional.

Os organizadores de eventos precisam de fortes habilidades de comunicação para trabalhar com fornecedores, clientes e convidados, e os graduados que estudam Comunicação sabem como trabalhar com a mídia para promover esses eventos, além de terem fortes habilidades organizacionais para garantir que tudo funcione sem problemas. 

8. Locutor

Média salarial anual:  34 mil dólares

Comunicação nos EUA(Foto: Austin Distel/Unsplash)

Os locutores apresentam música, notícias e esportes e fornecem seus próprios comentários individuais. Esses hosts compartilham informações por meio de uma variedade de plataformas, incluindo televisão, rádio e podcasts. Alguns deles também entrevistam convidados sobre tópicos importantes ou moderam painéis maiores de profissionais. Por isso, esses profissionais precisam de ótimas habilidades para falar em público e uma personalidade envolvente para manter os espectadores entretidos. 

Os locutores também podem ser responsáveis ​​por outros aspectos da transmissão, como publicidade e edição de conteúdo. Já os especialistas em Comunicação são bons locutores de rádio ou televisão devido à sua capacidade de comunicar informações importantes com eficácia.

Eles também entendem os fatores que influenciam o envolvimento do consumidor e as maneiras de reforçar as visualizações e avaliações. Muitos locutores, junto com um diploma em Comunicação, iniciam sua experiência em transmissões justamente por meio de emissoras universitárias de rádio e televisão.

9. Gestor de Mídia Social

Média salarial anual:  51 mil dólares

Os gestores de mídia social entendem como se comunicar de forma eficaz com o público para atrair um grande número de espectadores e fãs. Eles são responsáveis ​​por selecionar o conteúdo a ser usado e onde publicá-lo para promover a marca de uma empresa. Eles precisam apresentar o conteúdo planejado aos clientes de maneira eficaz e convencê-los a contribuir com avaliações honestas e personalizadas.

Além disso, esses profissionais devem ter fortes habilidades de redação para promover a mensagem de sua organização por meio de redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. A comunicação na maioria dessas redes é menos formal do que outros métodos, como comunicados à imprensa, mas ainda precisa transmitir a missão da empresa.

À medida que as redes sociais se tornam uma forma mais popular de comunicação, as pessoas que estudam Comunicação são especialmente adequadas para empregos de gestão de mídia social. Isso porque elas sabem como analisar os padrões de comunicação e podem usar com segurança várias plataformas de redes sociais para ajudar as organizações a promover suas mensagens de forma interessante e eficaz. 

10. Redator de Discursos

Média salarial anual: 84 mil dólares

A redação de discursos é a área de criação de discursos atraentes para outras pessoas. Os profissionais dessa área trabalham com uma variedade de clientes, incluindo executivos, filantropos, atletas e políticos que desejam compartilhar uma mensagem simplificada que desperte o interesse do público. Eles trabalham com seu cliente para desenvolver os principais pontos de discussão e criar uma mensagem abrangente. 

Como esses discursos serão entregues geralmente ao vivo, esses escritores devem levar em consideração as reações do público. Enquanto alguns discursos são escritos para convencer o público de algo, outros servem para agradecer algo ou alguém ou descrever a história da empresa, por exemplo. A comunicação eficaz é parte integrante da redação de discursos para compartilhar a missão, o histórico e a mensagem geral do cliente.

Os especialistas em Comunicação entendem a comunicação interpessoal e como fazer um discurso se destacar, por isso são indicados para esse cargo. Redatores de discursos bem-sucedidos serão capazes de adaptar sua escrita para atender ao tom e à mentalidade de cada cliente.

Para trabalhar com Comunicação nos EUA, o caminho mais adequado é também estudar em uma faculdade de Comunicação do país ou, quem sabe, até do Canadá, que está ali mais próximo, o que pode facilitar o processo de realocação profissional. Clique aqui para conferir as melhores escolas de Comunicação dos EUA, e aqui para conhecer as melhores escolas de Comunicação do Canadá. 

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

30 Dez 2021

Postagens recentes