BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Curso de espanhol na Espanha com tudo pago: conheça a bolsa Top España

O espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo e não é à toa que muita gente quer aprender a língua para dar um up na vida pessoal e profissional. E quer saber qual é a melhor forma de aprender um idioma?! Uma imersão total! E nada melhor para proporcionar isso do que um intercâmbio!

Que tal a chance de estudar espanhol diretamente na Espanha? O Banco Santander oferece várias bolsas de estudos, desde idiomas até mesmo graduação, estágio e pesquisa. Dentre uma gama extensa de oportunidades, uma das mais legais é a chance de passar três semanas na Espanha, com tudo pago, para aprender o idioma.

Se interessou? Essa é a proposta do programa de bolsas de estudos Top España. Os estudantes brasileiros que estão matriculados em universidades parceiras, além de professores dessa instituição, podem se inscrever! Vamos conhecer a fundo quem pode se inscrever, como fazer a aplicação e como aumentar suas chances de ser um dos grandes selecionados!

Bolsa de estudos em Salamanca(Beth Macdonald/Unsplash)

O que é o Top España?

O programa de bolsas Top España é desenvolvido pelo Banco Santander, através do Santander Universidades, que inclusive conta com o nosso sensei, Matheus Tomoto, como um grande parceiro. Legal, né? 

 

 

O programa vai selecionar mais de 100 estudantes universitários para receberem uma bolsa de estudos para curso de espanhol na Espanha, na Universidade de Salamanca (que está entre as 20 melhores do país europeu). 

Por um período de 3 semanas, os selecionados vão aprofundar no idioma, enquanto conhecem mais da cultura espanhola. Uma oportunidade incrível de aprender o idioma em uma imersão completa.

Esse é um intercâmbio que faz parte das melhores chances internacionais. Isso porque o selecionado vai receber o alojamento, matrícula, alimentação e transporte. Tudo de graça! E se você quer conhecer mais sobre os melhores intercâmbios do mundo, a nossa escola M60 pode te ajudar bastante.

Para a edição de 2023 do Top España, serão 139 bolsas de estudos para o curso de espanhol, que terá duração de 21 dias em Salamanca, na Espanha. As inscrições já estão abertas e seguem recebendo as aplicações até o dia 6 de fevereiro de 2023. Portanto, não vai perder o prazo, viu?

O que a bolsa para curso de espanhol na Espanha vai cobrir? 

A bolsa de estudos para o curso de espanhol na Espanha é uma oportunidade incrível para aprender espanhol! Além da chance de total imersão dentro da cultura de Salamanca, os aprovados terão os custos do intercâmbio totalmente cobertos. Ou seja, o estudante não vai ter nenhum gasto para passar quase um mês na Europa, com alimentação e moradia garantidos.

A bolsa vai arcar com:

  • Curso de espanhol de três semanas, do nível básico ao avançado (será feita uma prova online de nivelamento para definir qual será a sala de aula do aprovado);
  • Passagem aérea ida e volta pelo trecho Brasil a Espanha;
  • Transporte entre a cidade de origem até São Paulo (SP), para os candidatos que moram em distâncias superiores a 150 km;
  • Seguro saúde e seguro de vida durante o intercâmbio;
  • Alojamento e 3 refeições por dia;
  • Passeio cultural pela cidade de Toledo, conhecida pelos monumentos, em um dos finais de semana em data que será definida pela Universidade de Salamanca e o Banco Santander. 

Ou seja, essa é uma bolsa full-ride, que vai cobrir com todos os gastos dos bolsistas durante o intercâmbio. Vale sempre levar algum dinheiro a mais para poder arcar com outras despesas que podem surgir e até mesmo trazer uma lembrancinha dessas semanas na Espanha, não é mesmo?

Quem pode participar do Top España?

Estudantes, pós-graduandos e professores da universidades conveniadas podem participar e se inscrever para o programa de bolsas Top España.  Por isso, para participar o candidato deve estar matriculado em uma das universidades participantes ou ser professor das instituições. 

Além disso, é preciso cumprir outros requisitos listados pelo Santander. Dentre eles, é preciso demonstrar excelência acadêmica com boas notas e resultados, além de ter prioridade aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Outros critérios são:

  • O aluno ou professor deve demonstrar frequência na universidade durante todo processo de inscrição, participação e realização do programa;
  • Deve estar inscrito obrigatoriamente no programa Top España na plataforma de Becas do Santander pelo site;
  • Não pode ter nacionalidade espanhola;
  • Não pode ter participado de outro programa de mobilidade internacional do Santander.

Já sobre a língua espanhola, pode ficar tranquilo(a). Não é preciso demonstrar nenhum nível em especial do espanhol. Independente do seu nível, seja básico, intermediário ou avançado, o estudante poderá participar. 

Os interessados vão realizar uma prova virtual de nivelamento para serem direcionados de acordo com o grau de domínio. E, caso o aluno deseje, pode se aprofundar no espanhol totalmente de graça por meio de vários cursos online!

Como se candidatar para o Top España?

Para se inscrever para a edição atual do Top España, é preciso primeiro verificar primeiro se a sua universidade está dentre aquelas que firmaram o convênio e vão indicar alunos. No site da bolsa, há uma lista disponível de todas as instituições parceiras, dentre elas: 

  • Universidade Federal Fluminense;
  • Universidade Federal de Minas Gerais; 
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Universidade de São Paulo;
  • PUC Minas;
  • UNINTER;
  • UNISANTOS; 
  • FATEC;
  • UNOESTE;
  • Unicamp;
  • PUC São Paulo;
  • PUC Campinas;
  • Estácio de Sá;
  • Faculdade Milton Campos;
  • MULTIVIX Vitória;
  • São Camilo Espírito Santo; 
  • Universidade Estadual da Paraíba. 

Antes de se inscrever pela universidade, aí sim o interessado vai preencher o formulário de inscrição no site do Santander Universidades. Após o processo, será enviado um e-mail de confirmação da candidatura.

Além dos critérios básicos que vimos acima, o interessado também deve ler o edital da sua universidade para o programa. Algumas instituições podem solicitar documentos, requisitos a mais ou outros formulários extras. 

Neste ano, são quase 100 universidades brasileiras habilitadas para participar. Portanto, vale conferir a lista com bastante atenção. E caso a sua universidade não faça parte, pode ser uma boa chance de mostrar interesse e pedir que formem a parceira para as próximas edições do Top España. 

Portanto, o processo vai acontecer em algumas etapas já pré-determinadas. São elas:

1. Primeira etapa: convênio específico entre a Instituição de Ensino Superior e o Santander;

2. Segunda etapa: A instituição de ensino superior divulga o início e término das inscrições por meio de edital de seleção;

3. Terceira etapa: Os estudantes que desejarem participar devem criar seu cadastro de acesso pela plataforma on-line e, posteriormente, deverão preencher o formulário lá disponível para formalizarem sua inscrição no programa;

4. Quarta etapa: A universidade vai realizar o processo de seleção dos alunos, que devem estar obrigatoriamente inscritos no site. A instituição também será a responsável por verificar se o aluno garante o cumprimento dos requisitos e indicar os estudantes. Nessa etapa, o Santander não interfere em nenhum momento da seleção;

5. Quinta etapa: A universidade deve acessar a plataforma on-line disponibilizada pelo Santander, mediante seu login e senha, e preencher os dados solicitados dos alunos indicados;

6. Sexta etapa: Após a conferência das indicações, o candidato vai receber um e-mail para confirmar sua participação no programa e seus dados dentro do prazo estipulado no cronograma; 

7. Sétima etapa: Após a confirmação de todos os dados, a instituição de ensino superior conveniada vai divulgar em seus campi os resultados do programa;

8. Oitava e última etapa: Os bolsistas receberão emails com instruções para realizar o intercâmbio.

Qual o prazo para se inscrever no Top España?

As inscrições foram abertas oficialmente no dia 12 de setembro de 2022. Agora, os interessados têm até o dia 6 de fevereiro de 2023 para fazer a aplicação. Quem não fizer a inscrição ou envio dos documentos no prazo estipulado, será automaticamente desconsiderado. 

O cronograma vai seguir da seguinte maneira: 

  1. Avaliação das candidaturas: até 21 de fevereiro de 2023;
  2. Seleção de Candidatos: até 21 de fevereiro de 2023;
  3. Viagem para a Espanha: prevista para o dia 30 de junho de 2023, mas ainda pode sofrer alterações;
  4. Retorno ao Brasil: na segunda quinzena de julho, após 3 semanas de imersão, caso a data seja mantida.

Bolsa de estudos para brasileiros(Alexis Brown/Unsplash)

Qual o diferencial do Top España? 

A oportunidade tem como diferencial a chance de passar três semanas na Universidade de Salamanca com tudo pago. Essa universidade é uma das mais antigas e renomadas da Espanha e, por isso, passar um período de intercâmbio da língua espanhola com aulas por lá vai ter um peso grande no currículo, além da vida pessoal.

Ao todo, a Universidade de Salamanca oferece 93 programas de graduação (25 deles de graduação dupla), 75 programas de mestrado, 41 programas de doutorado e 113 programas de títulos próprios (especializações, cursos de extensão etc). 

Em todo o mundo, a Universidade de Salamanca está entre as 601-650 mais renomadas, de acordo com o QS Ranking mais recente. Já na Espanha, fica em 18.º lugar como a melhor do país. Ou seja, essa é uma chance e tanto de estudar por lá.

Além do reconhecimento da instituição, outro ponto que merece destaque nessa bolsa de estudos é a possibilidade de fazer um intercâmbio totalmente gratuito.

Como vimos, o Top España vai selecionar 139 estudantes para aprender espanhol “diretamente da fonte”! Passagens, moradia e alimentação, além do próprio curso de espanhol, estarão garantidos aos selecionados. 

O objetivo da bolsa, de acordo com o Santander, é promover a internacionalização dos estudantes e professores das universidades parceiras. Além disso, a meta é promover acesso dos estudantes para aprimorar seus estudos de nível superior em âmbito nacional e internacional. 

Por isso mesmo, a prioridade da bolsa de estudos tem sido voltada para alunos de excelência acadêmica, com boas notas e projetos de destaque, bem como em situação de vulnerabilidade social. A bolsa contempla tanto alunos e professores de universidades públicas e privadas, e, assim sendo, é uma chance que vai contemplar diversos alunos. 

Bolsa de estudos com tudo pago na Espanha(Isabella Smith/Unsplash)

Por que fazer intercâmbio na Espanha?

Para muitas pessoas, quando se pensa em fazer um intercâmbio, isso significa pagar milhares de reais para uma agência, mas é totalmente possível fazer um intercâmbio para a Espanha ou para qualquer lugar do mundo sozinho(a). O segredo é buscar nos sites das instituições a oportunidade certa para você.

Além do Top España, o programa Becas Santander pode ser um excelente lugar para buscar oportunidades de bolsa na Espanha. 

Uma das maiores vantagens de fazer um intercâmbio de espanhol na Espanha é aprender com os nativos. Isso proporciona um “mergulho” completo na língua, utilizada tanto nas aulas quanto nas ações do dia-a-dia. Se comunicar em espanhol com alunos, professores e outras pessoas do convívio diário vai ser uma chance única de aprender de verdade.

Intercâmbio na Espanha: conte com a nossa mentoria!

Você quer transformar o sonho em realidade para fazer intercâmbio na Espanha? Então, a dica é se preparar o quanto antes! E nós podemos te ajudar com isso, através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. São centenas de aulas didáticas para acelerar e fazer com que você tenha 6 anos de preparação em apenas 6 meses! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 

 

 

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

28 Out 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022