BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Intercâmbio na Espanha: o que você precisa saber antes de ir

A Espanha é um país que agrada muita gente. Com um clima ameno, boas universidades e uma língua próxima à nossa, o país é um excelente destino para quem busca oportunidades fora do Brasil. Mas, por que deveria fazer um intercâmbio na Espanha? E quanto custa essa experiência? Que tipo de oportunidades você pode ter por lá? Você fica sabendo a resposta para estas e outras perguntas neste texto!

Vale a pena fazer intercâmbio na Espanha?

O Reino da Espanha é um velho conhecido dos brasileiros. Todos nós estudamos o papel importante que o país teve na colonização do continente americano e o breve momento em que foram os colonizadores do Brasil. Mas a Espanha, com certeza, reserva muitos fatos que podem te surpreender.

Você sabia que lá foi o primeiro reino da Europa a ser governado por uma mulher em seu legítimo direito? Pois é! A rainha Isabel, a Católica, foi a primeira rainha europeia e também foi a espanhola que pagou pelas viagens de Cristóvão Colombo à América. O país é uma monarquia até hoje, mas segue o sistema democrático parlamentarista.

via GIPHY

Outra curiosidade é que, antes de se tornar o primeiro império global, a Espanha foi colonizada pelos romanos e o espanhol é, até hoje, uma das línguas que mais se aproximam do latim, além de ser uma das mais faladas do mundo. Por outro lado, o idioma é apenas uma das cinco línguas oficiais do país.

Embora muitas pessoas desejem ir para a Espanha para aprender espanhol, esse é apenas um dos motivos que fazem do país um excelente destino de intercâmbio. Por lá você vai encontrar uma culinária deliciosa, educação de qualidade, uma cultura muito rica e o melhor: pagando pouco, já que as cidades espanholas estão entre as que têm os menores custos de vida da parte ocidental da Europa.

Quais são as melhores cidades espanholas para fazer intercâmbio?

Quando a gente pensa na Espanha, logo duas cidades vêm à mente: Madrid e Barcelona. De fato, essas duas cidades estão entre as melhores opções para quem quer fazer um intercâmbio no país, seja pela grande infraestrutura ou pelo fácil acesso às melhores instituições de ensino espanholas. Aqui nós vamos te contar um pouco mais sobre as vantagens de escolher essas cidades.

Barcelona

Barcelona está localizada às margens do mar Mediterrâneo, relativamente próxima à fronteira entre a Espanha e a França. A cidade é uma das mais importantes do país, sendo a segunda em número de habitantes. Ao todo, 1,62 milhão de pessoas vivem na capital da Catalunha.

Custo de vida em Barcelona: tudo o que você precisa saber

Um dos maiores destaques para quem busca um intercâmbio em Barcelona é sua grande disponibilidade de educação. Cinco das 29 universidades espanholas que entraram para a lista QS World University Ranking ficam lá, sendo que quatro delas estão entre as 10 melhores do país.

 

Vantagens e desvantagens de escolher Barcelona

Vantagens

Desvantagens

Tem as melhores universidades do país

O Catalão é mais falado que o espanhol

Possui belas praias

É uma cidade com muitos turistas

É 73% mais barata que as outras cidades da Europa Ocidental

É a cidade mais cara do país

Clima agradável

Apartamentos sem infraestrutura para o inverno

Sistema de saúde de qualidade

É preciso longas horas de espera antes de ser atendido nos hospitais

Apesar de ter muitos pontos turísticos conhecidos mundialmente, como o Museu Picasso e o Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona também tem vários lugares menos conhecidos para você explorar enquanto estiver por lá.

Barcelona é um dos melhores destinos para quem quer fazer intercâmbio na EspanhaBarcelona é um dos melhores destinos para quem quer fazer intercâmbio na Espanha (foto: David Mark/Pixabay)

Madrid

Madrid é a maior cidade da Espanha e a segunda maior da União Europeia, com mais de 3,2 milhões de habitantes. Apesar de existir desde o século IX, Madrid se tornou a capital do país apenas em 1561, durante o reinado de Felipe II. Nessa época a cidade ainda não tinha uma grande importância comercial, dependendo financeiramente da nobreza local.

Hoje, porém, além de ser o lar do rei Filipe VI e sede do governo, Madrid é um grande centro econômico, especialmente no setor financeiro e no de serviços. A cidade é uma das 30 que concentram o maior PIB no mundo, ficando à frente do Rio de Janeiro. Entre as vantagens e desvantagens de se viver em Madrid estão:

 

Vantagens e desvantagens de escolher Madrid

Vantagens

Desvantagens

Madrid tem todas as facilidades da capital de um país

Tem muita burocracia

É mais barata que 77% das cidades da Europa Ocidental

É uma das cidades mais caras da Espanha

Tem muitas oportunidades de emprego

Os salários na Espanha são mais baixos comparados a outros países europeus

Ótimas opções culinárias

Clima que não agrada todo mundo, já que em Madrid faz frio no inverno, podendo até nevar

Tem um sistema de transporte fantástico

Não tem praia

Além de ter todas essas qualidades, Madrid tem ótimas opções de universidades. Cinco das 29 instituições espanholas que foram classificadas na lista da QS em 2022 estão localizadas na capital da Espanha. Além disso, a cidade foi classificada como a 27ª melhor do mundo para estudantes, segundo a lista QS Best Students Cities.

Madrid é um destino popular para quem quer fazer intercâmbio na EspanhaMadrid é um bom lugar para estudar na Espanha (foto: Felipe Gabaldón/Wikimedia Commons)

Outras opções interessantes

A Espanha é um país muito diverso e, com certeza, é possível fazer um intercâmbio incrível independente do lugar que você decida ir. Se o seu objetivo é fazer uma faculdade por lá, Pamplona, Segóvia e Valência são algumas das outras regiões onde ficam as melhores universidades do país. Mas, se o seu objetivo for fazer um intercâmbio de idiomas, a cidade de Salamanca, por exemplo, está entre as melhores cidades para aprender espanhol na Espanha.

Como conseguir um intercâmbio na Espanha?

Muita gente acha que fazer um intercâmbio significa pagar dezenas de milhares de reais para uma agência, mas é muito possível fazer um intercâmbio para a Espanha ou para qualquer lugar do mundo sozinho(a). O segredo é buscar nos sites das instituições a oportunidade certa para você.

O programa Becas Santander, por exemplo, pode ser um bom lugar para buscar oportunidades de bolsa no país e planejar onde você pode estudar. Existe até a possibilidade de fazer um intercâmbio para aprender espanhol com tudo pago pelo banco.

Além disso, também é possível fazer cursos de idiomas nas universidades locais. A oportunidade do Santander é na Universidade de Salamanca, mas outras instituições, como a Universidade de Barcelona, também oferecem opções de cursos intensivos ou regulares de espanhol e até catalão.

Apesar da grande vantagem de aprender espanhol com os inventores da língua, tanto cursos das universidades quanto de escolas de idiomas são pagos. Na Universidade de Barcelona, por exemplo, um curso de 40 horas custa 544 euros, ou seja, mais de três mil reais. Uma opção mais viável é procurar os centros comunitários locais. Eles costumam oferecer cursos gratuitos para estrangeiros, como o Centro Comunitário Casino de la Reina, em Madrid.

Além da possibilidade de fazer um intercâmbio de idiomas, você também pode tentar participar dos programas de verão das universidades espanholas. Apesar de ainda não ser uma prática comum no Brasil, ela já se popularizou na Espanha. A Universidade Autônoma de Madrid, por exemplo, oferece um curso de verão sobre negócios totalmente em inglês.

E sempre existe a possibilidade de fazer um curso completo de graduação ou pós-graduação em terras espanholas. O país tem 26 instituições classificadas entre as mil melhores do mundo. Além disso, fazer faculdade na Espanha pode ser mais fácil do que você imagina.

Outra opção é investir em um MBA. Algumas das melhores opções desse tipo de curso ficam na Espanha. As instituições líderes no país são as Escolas de Negócios da Universidade IE, da Universidade de Navarra e da ESADE.

Quais são as melhores universidades espanholas?

Nenhuma das universidades espanholas conseguiu se classificar entre as 100 primeiras na lista do QS World University Ranking. Isso, porém, não quer dizer que o país não tenha excelentes instituições. Na verdade, 12 das 500 melhores universidades do mundo são da Espanha.

Melhores universidades da Espanha

A lista é liderada pela Universidade de Barcelona (UAB), que tem mais de 500 anos de história. A instituição já havia liderado entre as espanholas no ano passado, mas, mundialmente, a universidade teve uma importante ascensão na classificação mais recente da QS. De acordo com o QS World University Ranking 2022, a UAB é a 168.ª melhor do planeta, uma subida de 15 posições comparado a 2021.

Já a Universidade Autônoma de Madrid conquistou a segunda posição no ranking nacional e a 207.ª no mundial. Essa posição é ainda mais especial considerando que a universidade tem pouco mais de 50 anos de existência.

As melhores universidades da Espanha ficam, em sua maioria, em Barcelona e Madrid. Além disso, as universidades públicas espanholas costumam ter melhor qualidade que as privadas. Das 10 melhores do país, apenas a Universidade de Navarra, em Pamplona, e a Universidade IE, em Segóvia, são privadas.

 

Melhores universidades da Espanha

Posição no mundo segundo o ranking QS 2022

Nome da Universidade

Localização

168

Universidade de Barcelona

Barcelona

207

Universidade Autônoma de Madrid

Madrid

209

Universidade Autônoma de Barcelona

Barcelona

223

Universidade Complutense de Madrid 

Madid

248

Universidade Pompeu Fabra

Barcelona

266

Universidade de Navarra

Pamplona

317

Universidade IE

Segóvia

319

Universidade Politécnica da Catalunha

Barcelona

351

Universidade Carlos III de Madrid

Madrid

371

Universidade Politécnica de Valência

Valência

A Espanha também é um bom lugar para estudar se o seu objetivo é conseguir um bom emprego depois de se formar. De acordo com a lista de empregabilidade da QS, quatro das universidades espanholas estão entre as cem melhores do mundo no quesito colocação no mercado de trabalho. Nesse caso, quem lidera o ranking é a Universidade de Navarra (71.ª colocada mundial), seguida pela Universidade Politécnica de Madrid (79.ª no ranking mundial). Fechando o pódio, a Universidade de Barcelona ficou em 80.º lugar no mundo. 

Qual o valor de um Intercâmbio na Espanha?

Como acontece com qualquer destino de intercâmbio, os valores variam bastante conforme as suas escolhas de cidade e curso que vai fazer no exterior. Fazer faculdade na Espanha sai por um preço mais convidativo do que alguns países como o Reino Unido. Por lá, o valor médio anual para estrangeiros, entre faculdades privadas e públicas, é de 15 mil euros. Já no Reino Unido a anuidade pode custar 40 mil libras.

Quanto custa fazer faculdade no exterior?

O custo de vida também é outro fator a se levar em conta. A Espanha não está entre os países mais caros da Europa, ainda que, para viver lá, seja preciso desembolsar um valor maior que no Brasil. A calculadora de custos de vida Expatistan estima que o país seja, na verdade, o terceiro mais barato de toda a Europa Ocidental.

Mesmo assim, você terá alguns gastos. Para alugar um loft mobiliado em uma área média é preciso pagar cerca de 750 euros, ou seja, 4.500 reais, segundo a calculadora.  Já os demais gastos que você terá por lá podem ficar em torno de 600 euros, ou seja, mais de 3.500 reais mensais.

Mas esses valores se aplicam mais para quem vai passar uma longa temporada na Espanha. Se você deseja passar um mês no país, os gastos podem ser um pouco menores. O aluguel de um quarto por um mês no Airbnb sai por pouco mais de 1.600 reais em Barcelona.

Supondo que você decida fazer um intercâmbio de curso de idiomas de um mês para Barcelona, por exemplo. Provavelmente seus gastos seriam os seguintes:

 

Quanto custa um intercâmbio para aprender espanhol na Espanha

Curso de 40h na Universidade de Barcelona

544 euros (3.300 reais)

Quarto alugado no Airbnb

1.600 reais

Passagem São Paulo - Barcelona (ida e volta)

2.100 reais

Passe de ônibus por mês

40 euros (240 reais)

Alimentação (fazendo todas as refeições fora de casa)

600 euros (3.500 reais)

Os preços para Barcelona são basicamente os mesmos praticados em Madrid, então essa média também pode ser aplicada para a capital. Por outro lado, existem cidades no interior mais baratas que os grandes centros. De toda forma, pode-se dizer que, caso você não receba nenhuma bolsa, um intercâmbio de espanhol para a Espanha fica em torno de 11 mil reais.

O que você ainda precisa saber sobre um intercâmbio na Espanha?

Agora que você já tirou as suas principais dúvidas sobre fazer um intercâmbio na Espanha, nós preparamos uma pequena lista com algumas curiosidades e informações fundamentais para evitar problemas e aproveitar a sua experiência por lá o máximo possível!

1 - Encontre um canal local de notícias e se mantenha sempre informado

A primeira dica é pra antes mesmo do embarque: comece a ler jornais espanhóis ainda no Brasil. Dessa forma, você poderá ter uma ideia dos principais temas que estão sendo discutidos por lá e que tem impacto direto na sociedade espanhola. Além de, claro, ir treinando o seu espanhol. A maioria desses jornais estão disponíveis online, como o El País e a ABC. E durante o seu intercâmbio na Espanha, depois que as aulas começarem, considere comprar alguns jornais impressos nas bancas. Assim você irá estar por dentro do que estiver acontecendo enquanto estiver no seu novo país e a partir de fontes locais.

Essa é uma das melhores formas de começar a se integrar na sociedade e cultura local. A Espanha vem ganhando manchetes recentemente por uma variedade de questões sociais e políticas que ainda estão em desenvolvimento, como por exemplo os movimentos separatistas nas comunidades autônomas da Catalunha e do País Basco. Fique de olho nas notícias e no que as pessoas estão dizendo sobre o país nas redes sociais. Tente descobrir também nessas mesmas redes quais hashtags estão em alta. Isso pode revelar as questões mais atuais e relevantes. 

fazer-intercâmbio-na-espanha-sevilla Sevilla

2 - Muitos estabelecimentos comerciais aceitam apenas dinheiro

Ao contrário da Suécia, onde os cartões de crédito/débito são mais utilizados que o dinheiro no dia a dia, na Espanha muitos lugares como restaurantes, bares e mercados só aceitam dinheiro. E isso é ainda mais comum nas cidades menores. Então a dica é sempre viajar com uma pequena quantia em dinheiro. Mas obviamente sempre é bom contar com um cartão, então tente obter um cartão de débito ou crédito sem taxas para transações estrangeiras. E caso você vá passar muito tempo por lá, não deixe de abrir uma conta em um banco espanhol.

3 - Furtos são comuns (mas evitáveis)

Infelizmente, os furtos são uma coisa real na Espanha e inclusive vai contra essa ideia de que tudo na Europa é perfeito (não, não é!). Geralmente são batedores de carteira que ficam concentrados principalmente em áreas com circulação de muitos turistas e quase nunca envolvem violência. Na verdade eles roubam sem que a vítima sequer perceba na hora. Lembre-se sempre que a grande maioria dos batedores procuram pessoas distraídas e oportunidades fáceis para cometer o delito. Então para diminuir as chances de ser roubado(a), é importante seguir algumas dicas:

  • Não coloque seu celular ou carteira no bolso de trás da calça/short;
  • Mantenha a sua mochila/bolsa sempre à sua frente;
  • Não carregue todo o seu dinheiro;
  • Tenha sempre uma cópia do passaporte (nunca ande com o original) e um cartão de crédito reserva.

4 - Aprenda a aproveitar a vida

Esta é uma afirmação genérica, mas os espanhóis geralmente se esforçam para aproveitar seus dias e companhia uns dos outros ao máximo. De passar horas juntos durante uma refeição a fazer sestas para passar tempo com os filhos ou descansar, muitos dos estereótipos sobre a vida na Espanha são na verdade sintomas de um esforço para realmente aproveitar a vida. O tempo por lá é projetado para se mover lentamente. Então quando você for fazer intercâmbio na Espanha, inevitavelmente você aprenderá a desacelerar, parar de se estressar com coisas pequenas e deixar de ter tanta pressa pra tudo.

Da mesma forma, as refeições são um "evento" por si só. Por lá esses momentos devem ser desfrutados em grupo, e a refeição é o foco central das experiências. Desde as famosas tapas nos bares até jantares com os amigos, comida por lá é quase uma desculpa para estar com as pessoas queridas.  É normal, por exemplo, uma família sentar para almoçar e ter seus vizinhos e amigos se juntando a eles à mesa, comendo e bebendo até a hora de pedir a comida.

fazer-intercâmbio-na-espanha-bilbao Bilbao

5 - Faça amigos tentando aprender o idioma local

Embora o principal idioma da Espanha seja, claro, o espanhol, também existem outras línguas que são utilizadas ao redor do país. São elas o galego-português, o catalão, o basco e o occitânico. Quando você chegar para fazer intercâmbio na Espanha, procure saber se existe algum outro idioma comumente falado na cidade/região que você irá ficar, além do espanhol.  Se sim, tente aprender pelo menos algumas frases. Os locais o respeitarão muito por tentar se conectar com eles no idioma deles, mesmo que você não se saia muito bem na tarefa.

6 - Aproveite os descontos para estudantes

Existem muitos programas de descontos disponíveis para estudantes internacionais na Espanha. Uma dica é fazer o International Student Identity Card, que oferece descontos para estudantes em passeios, viagens e estabelecimentos. E o melhor é que ele é bastante popular em toda a Europa, então se você planeja viajar para outros países durante o seu intercâmbio na Espanha, esse cartão pode representar uma boa economia.

7 - Aventure-se fora da sua zona de conforto

Pode ser realmente cansativo estar em um ambiente completamente novo e com novas pessoas a todo momento. Mas faça um esforço para dar um passeio em um novo bairro depois da aula ou tomar um café em algum lugar novo a cada semana (preferencialmente longe dos lugares mais turísticos). Fazer um intercâmbio significa se deparar com experiências diferentes e saber aproveitá-las. E vamos combinar que na Espanha isso fica bastante fácil e ainda te ajudará a sentir-se mais conectado à comunidade local.

8 - A moda espanhola é subestimada

Quando se fala em Moda e Europa, a maioria das pessoas logo pensa em Itália e França. Mas a Espanha também é um país líder nessa área e em todas as grandes cidades do país é possível encontrar ótimas lojas para fazer compras e talvez até por preços menores que nesses outros países.

11 melhores escolas de Moda da Europa

fazer-intercâmbio-na-espanha-barcelona Barcelona

9 - Aproveite as oportunidades de viagens dentro e fora da Espanha

Muitas pessoas veem os estudos no exterior como uma plataforma para estudar um pouco e viajar bastante e isso é especialmente verdade na Europa, onde tudo fica bastante perto. Mas antes de reservar todos os fins de semana com viagens para outros países, considere o que você pode aprender ao explorar a própria Espanha. Passar alguns fins de semana conhecendo mais do seu país anfitrião e da própria cidade em que você irá fazer intercâmbio na Espanha ensinará muito sobre as diferentes culturas do país. Se aventurar em uma cidade vizinha por conta própria, por exemplo, é uma maneira barata de viajar e aprender muito!

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar a sua oportunidade dos sonhos para fazer intercâmbio na Espanha? Então comece a se preparar o quanto antes! A boa notícia é que nós podemos te ajudar  com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2020) e Ana Resende Quadros (2021).

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

06 Jul 2021

Postagens recentes