Você sonha ou já pensou em fazer intercâmbio na Espanha? Então conheça no texto de hoje algumas curiosidade e informações fundamentais para evitar problemas e aproveitar a sua experiência por lá o máximo possível.

9 coisas que você precisa saber antes de fazer intercâmbio na Espanha

Encontre um canal local de notícias e se mantenha sempre informado

A primeira dica é pra antes mesmo do embarque: comece a ler jornais espanhóis ainda no Brasil. Dessa forma, você poderá ter uma ideia dos principais temas que estão sendo discutidos por lá e que tem impacto direto na sociedade espanhola. Além de, claro, ir treinando o seu espanhol.

A maioria desses jornais estão disponíveis online, como o El Pais e a ABC. E durante o seu intercâmbio na Espanha, depois que as aulas começarem, considere comprar alguns jornais impressos nas bancas. Assim você irá estar pode dentro do que estiver acontecendo enquanto estiver no seu novo país e a partir de fontes locais. Essa é uma das melhores formas de começar a se integrar na sociedade e cultura local.

A Espanha vem ganhando manchetes recentemente por uma variedade de questões sociais e políticas que ainda estão em desenvolvimento, como por exemplo os movimentos separatistas nas comunidades autônomas da Catalunha e do País Basco. Fique de olho nas notícias e no que as pessoas estão dizendo sobre o país nas redes sociais. Tente descobrir também nessas mesmas redes quais hashtags estão em alta. Isso pode revelar as questões mais atuais e relevantes.

fazer-intercâmbio-na-espanha-sevilla

Sevilla

Muitos estabelecimentos comerciais aceitam apenas dinheiro

Ao contrário da Suécia, onde os cartões de crédito/débito são mais utilizados que o dinheiro no dia a dia, na Espanha muitos lugares como restaurantes, bares e mercados só aceitam dinheiro. E isso é ainda mais comum nas cidades menores. Então a dica por lá é sempre viajar com uma pequena quantia em dinheiro. Mas obviamente sempre é bom contar com um cartão, então tente obter um cartão de débito ou crédito sem taxas para transações estrangeiras. E caso você vá passar muito tempo por lá, não deixe de abrir uma conta em um banco espanhol.

Furtos são comuns (mas evitáveis)

Infelizmente, os furtos são uma coisa real na Espanha e inclusive vai contra essa ideia de que tudo na Europa é perfeito (não, não é!). Geralmente são batedores de carteira que ficam concentrados principalmente em áreas com circulação de muitos turistas e quase nunca envolvem violência. Na verdade eles roubam sem que a vítima sequer perceba na hora.

Lembre-se sempre que a grande maioria dos batedores procuram pessoas distraídas e oportunidades fáceis para cometer o delito. Então para dificultar o “trabalho” deles e diminuir as chances de ser roubado(a), é importante seguir algumas dicas:

  • Não coloque seu celular ou carteira no bolsa de trás da calça/short
  • Mantenha a sua mochila/bolsa sempre a sua frente
  • Não carregue todo o seu dinheiro
  • Tenha sempre uma cópia do passaporte (nunca ande com o original) e um cartão de crédito reserva

Você aprenderá a aproveitar a vida

Esta é uma afirmação genérica, mas os espanhóis geralmente se esforçam para aproveitar seus dias e companhia uns dos outros ao máximo. De passar horas juntos durante uma refeição a fazer sestas para passar tempo com os filhos ou descansar, muitos dos estereótipos sobre a vida na Espanha são na verdade sintomas de um esforço para realmente aproveitar a vida. O tempo por lá é projetado para se mover lentamente. Então quando você for fazer intercâmbio na Espanha, inevitavelmente você aprenderá a desacelerar, parar de se estressar com coisas pequenas e deixar de ter tanta pressa pra tudo.

Da mesma forma, as refeições são um “evento” por si só. Por lá esses momentos devem ser desfrutadas juntos, e a refeição é o foco central das experiências. Desde as famosas tapas nos bares até jantares com os amigos, comida por lá é quase um desculpa para estar com as pessoas queridas.  É normal, por exemplo, uma família sentar para almoçar e ter seus vizinhos e amigos se juntando a eles à mesa, comendo e bebendo até a hora de pedir a comida.

fazer-intercâmbio-na-espanha-bilbao

Bilbao

Faça amigos tentando o idioma local

Embora você possa pensar que todos na Espanha falam espanhol (e eles falam!), também existem outras línguas que são utilizadas ao redor do país. São elas o galego-português, o catalão, o basco e o occitânico. Quando você chegar para fazer intercâmbio na Espanha, procure saber se existe algum outro idioma comumente falado na cidade/região que você irá ficar, além do espanhol.  Se sim, tente aprender pelo menos algumas frases. Os locais o respeitarão muito por tentar se conectar com eles no idioma deles, mesmo que você não se saia muito bem na terefa rs.

Aproveite os descontos para estudantes

Existem muitos programas de descontos disponíveis para estudantes internacionais na Espanha. Uma dica é fazer o International Student Identity Card, que oferece descontos para estudantes em passeios, viagens e estabelecimentos. E o melhor é que ele é bastante popular em toda a Europa, então se você planeja viajar para outros países durante o seu intercâmbio na Espanha, esse cartão pode representar uma boa economia.

Aventure-se fora da sua zona de conforto (você não vai se arrepender!)

Pode ser realmente cansativo estar em um ambiente completamente novo e com novas pessoas a todo momento. Mas faça um esforço para dar um passeio em um novo bairro depois da aula ou tomar um café em algum lugar novo a cada semana (preferencialmente longe dos lugares mais turísticos). Fazer um intercâmbio significa se deparar com experiências diferentes e saber aproveitá-las. E vamos combinar que na Espanha isso fica bastante fácil e ainda te ajudará a sentir-se mais conectado à comunidade local.

A moda espanhola é subestimada

Quando se fala em Moda e Europa, a maioria das pessoas logo pensa em Itália e França. Mas a Espanha também é um país líder nessa área e em todas as grandes cidades do país é possível encontrar ótimas lojas pra fazer compras e talvez até por preços menores que nesses outros países.

fazer-intercâmbio-na-espanha-barcelona

Barcelona

Aproveite as oportunidades de viagens (também dentro da Espanha!)

Muitas pessoas veem os estudos no exterior como uma plataforma para estudar um pouco e viajar bastante e isso é especialmente verdade na Europa, onde tudo fica bastante perto. Mas antes de reservar todos os fins de semana com viagens para outros países, considere o que você pode aprender ao explorar a própria Espanha.

Passar alguns fins de semana conhecendo mais do seu país anfitrião e da própria cidade em que você irá fazer intercâmbio na Espanha ensinará muito sobre as diferentes culturas do país. Se aventurar em uma cidade vizinha por conta própria, por exemplo, é uma maneira barata de viajar e aprender muito!

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar a sua oportunidade dos sonhos para fazer intercâmbio na Espanha? Então comece a se preparar o quanto antes! A boa notícia é que nós podemos te ajudar  com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.