BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Desafio Rise Global 2023 oferece bolsas de estudos para jovens

O Desafio Rise Global é uma iniciativa que concede benefícios vitalícios para jovens desenvolverem soluções sustentáveis globais. E a edição de 2023, já está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai oferecer bolsas de estudo, serviços de carreira e oportunidades de financiamento estudantil para jovens de 15 a 17 anos de todo o mundo

No total, são 100 finalistas! Mas, todos os participantes terão acesso a oportunidades únicas de cursos online e troca com outros jovens de todo o mundo. Ficou interessado(a)?

Pois, saiba que o programa Rise busca jovens talentosos e que precisam de oportunidade. O mais impactante dessa oportunidade é que os selecionados vão receber apoio durante toda a vida. 

Portanto, se você nasceu entre 2005 e 2007 e está em busca de uma chance para mudar de vida, conheça agora mesmo o Desafio Rise Global!

Oportunidade de bolsa de estudos para jovens(Eliott Reyna/Unsplash)

O que é o Desafio Rise Global? 

O Desafio Rise Global é um programa desenvolvido todos os anos pela Schmidt Futures — uma entidade filantrópica fundada por Eric Schmidt e Wendy Schmidt em 2017 e que fomenta pesquisas em ciência, tecnologia e redes de talentos. 

Essa organização se junta a outra muito tradicional e respeitada mundialmente: a Rhodes Trust, organização responsável pelas bolsas Rhodes da Universidade de Oxford e que busca dar oportunidades de estudo de qualidade a jovens de todo o mundo. 

O objetivo maior dessa parceria é construir uma comunidade global de futuros líderes, conectando candidatos com potencial e possibilitando o acesso a recursos e oportunidades de aprendizado gratuitos em todo o mundo. 

O Desafio Rise vai selecionar 100 vencedores globais. Os ganhadores vão receber uma temporada de três semanas de networking (com tudo pago!), aconselhamento e apoio na carreira; acesso a programas especializados, cursos e outras oportunidades através de parceiros Rise. 

Além disso, essa é uma oportunidade única de receber uma bolsa de estudos após o ensino médio, com duração de quatro anos para qualquer universidade credenciada, incluindo matrícula, anuidades e auxílio para as despesas pessoais.

De acordo com a evolução e desempenho, os vencedores podem ainda receber benefícios adicionais, desde que estejam utilizando seus talentos na construção de um mundo melhor. E para escolher esses jovens talentosos ao redor do mundo, o Rise Global acredita que os processos seletivos tradicionais não são suficientes. Por isso, a aplicação é diferente e conta com várias oportunidades de mostrar potencial, desde vídeos e entrevistas a elaboração de projetos. 

Assim como o Desafio Rise Global 2023, existem diversos programas que possibilitam ao estudante a chance de estudar fora do país.

Nesse sentido, o Programa M60 pode ser uma alternativa interessante.

Afinal, neste programa existem bolsas, intercâmbios gratuitos e, até mesmo, salários no exterior te esperando.

Ou seja, este pode ser o caminho ideal para quem busca estudar ou trabalhar fora do Brasil. Para saber mais, clique aqui. 

Quem pode participar? 

Essa é uma oportunidade exclusiva para quem tem entre 15 e 17 anos, por isso, os menores de 18 anos precisam da autorização do responsável legal ou dos pais para participarem. 

Isso significa, na prática, que quem nasceu entre 2 de julho de 2005, e 1 de julho de 2008 pode se inscrever.  

Os interessados devem se inscrever como pessoa física e não podem utilizar pseudônimos ou apelidos para concorrerem. Além disso, todas as informações pessoais e financeiras fornecidas devem ser verídicas.  

Os candidatos só podem se inscrever no desafio uma vez por ano e quem já foi selecionado como Vencedor Global do Rise em edições anteriores não é elegível para se inscrever novamente.

Além da idade mínima e máxima, o aluno também deve ter proficiência suficiente em inglês para ler e entender as regras do concurso, bem como participar do processo de seleção, inclusive para conversar com a organização e seus colegas.

Todos que cumprem esses critérios podem aplicar para a oportunidade até o dia 25 de janeiro de 2023, às 14h59, no horário de Brasília. 

Vale lembrar que funcionários da Rhodes Trust, qualquer pessoa envolvida na condução do desafio e membros direto da família (como mãe, pai, avô, avó ou filhos, por exemplo) não podem se inscrever. 

Até 2022, mais de 150 mil jovens em mais de 170 países já participaram do desafio. Ao todo, 200 adolescentes de 69 países já foram selecionados. 

Nas duas últimas edições do Rise Global , sete estudantes brasileiros foram vencedores. Dentre seus projetos, estava a proposta de desenvolvimento de um sistema de purificação de água usando apenas materiais sustentáveis para tornar a água da chuva potável.

Além disso, também foi premiada uma ideia de promoção de conectividade em uma comunidade carente de São Paulo, disponibilizando rede 4G às famílias.

Confira mais sobre todos os projetos brasileiros selecionados abaixo!

 

 

Quais são os prêmios do Desafio Rise Global?

Além dos 100 vencedores anuais do Rise Global, todos os inscritos também recebem uma boa oportunidade. É que todos os participantes terão acesso a cursos online gratuitos e oportunidades selecionadas de parceiros. Por isso, mesmo quem não for selecionado vai ter acesso a essa chance de participar por meio virtual. 

Já os selecionados vão receber apoio individualizado e flexível para o desenvolvimento de seus projetos. Ainda, todos os vencedores do Rise Global vão poder se inscrever para a Rede de Parceiros, que conta com programas de estudo, bolsas de estudo durante o ensino médio, estágios e outros benefícios.

Ainda existirão chances de financiamentos para ideias inovadoras e bolsas de estudos para pós-graduação.

Os ganhadores vão receber uma temporada de três semanas (totalmente pagas) de networking, aconselhamento e apoio na carreira; acesso a programas especializados, cursos. De maneira especial, será oferecida também uma bolsa de estudos de 100%  após o ensino médio, com duração total durante o curso da graduação (por quatro anos). 

Como participar do Desafio Rise Global?

O período de inscrição para o Desafio Rise Global de 2023 começou no dia 18 de outubro de 2022. Agora, os interessados têm até dia 25 de janeiro de 2023, para fazer a aplicação. O horário limite é às 16:59 (GMT) em 25 de janeiro de 2023, ou seja: 14h59 no horário de Brasília.

Todos os candidatos devem preencher a inscrição pelo site www.risefortheworld.org. Se algum interessado não tiver acesso à internet ou condições de fazer a aplicação online, deve entrar em contato pelo e-mail paper@risefortheworld. Cada caso será avaliado individualmente.

Já quem precisar adicionar ou alterar alguma informação, poderá fazer até o dia 31 de janeiro de 2023, desde que tenha dado início a inscrição até o dia 25. Já os vencedores da edição devem ser anunciados em outubro de 2023.

O processo de inscrição consiste em algumas etapas. O Desafio Rise 2023 tem exatamente três fases. Na primeira, os candidatos apresentam, por meio de vídeos, um projeto individual que demonstre seus talentos e o impacto dessa proposta em suas comunidades. 

Na etapa seguinte, são selecionados 500 finalistas, que demonstram suas motivações, capacidade de resolução de problemas e habilidades de trabalho em equipe e participam de uma entrevista. A terceira etapa consiste na seleção de 100 ganhadores que receberão benefícios vitalícios.

Ao longo da primeira fase, o interessado vai preencher um perfil de inscrição, enviar uma essay de apresentação preferencialmente em vídeo (ou em texto para quem não puder enviar em imagens)  e analisar as essays em vídeo de outros candidatos. Os candidatos também devem preencher um questionário sobre o status socioeconômico. 

Durante a aplicação, o interessado deve responder a duas perguntas: quais são suas aspirações? Quais desafios você superou para chegar onde está? Além disso, deverá concluir um projeto individual de pesquisa e a elaboração e execução de um plano. A recomendação é que o projeto deve ser ambicioso e pode ser parte de uma iniciativa maior, mas deve ser algo possível de começar e terminar dentro do período de inscrição. Também não deve ter sido utilizado antes.  

A participação no desafio é voluntária e gratuita, e, por isso mesmo, não exige que o aluno compre nada ou faça qualquer pagamento.

Como os vencedores são escolhidos?

Como vimos, a primeira fase de avaliação será feita pelos próprios candidatos. É que os interessados vão avaliar uns aos outros e, a partir daí, as inscrições que receberem as pontuações mais altas serão analisadas por um painel de juízes. Após a conclusão da inscrição, 500 finalistas serão selecionados e serão avaliados por um painel de avaliação adicional para chegar aos 100 vencedores.

Todas as inscrições serão analisadas de acordo com os seguintes critérios: Brilho, Perseverança, Integridade, Empatia e Chamado. 

Quem não for selecionado em 2023, pode aplicar novamente em 2024, desde que continue cumprindo os critérios de idade. E sobre esse limite de idade, o Rise afirma que “muitas pessoas têm potencial e podem fazer a diferença no mundo caso os seus talentos sejam descobertos mais cedo”, e é por esse motivo que o programa Rise é limitado aos adolescentes.

Quais brasileiros já foram vencedores? 

Brasileiros que venceram o Desafio Rise Global(Reprodução/Rise Global)

Sete jovens brasileiros já foram selecionados para o Rise Global. Vamos conhecê-los e também quais foram as propostas apresentadas durante o desafio:

  • Ana Beatriz Campos: Co-criou um grupo de ajuda para estudantes brasileiros encontrarem bolsas de estudos e oportunidades;
  • Arthur Lopes Constant: Promoveu discussões sobre políticas públicas e estatística com outros estudantes;
  • Guilherme Ricci Coube: Criou um programa que leva 4G às famílias e fez uma vaquinha online para um novo centro de educação;
  • Kesney Lucas Ferro de Oliveira: Programou um site para ajudar estudantes brasileiros a encontrarem oportunidades de estudo;
  • Laura Ribeiro Fernandes do Rosário: Trabalhou na divulgação da crise ambiental e estilos de vida sustentáveis;
  • Maria Eduarda dos Reis Magalhães Azevedo: Criou um sistema de purificação de água para famílias que não têm acesso à água potável;
  • Pedro Luiz Pimenta Barbosa: Desenvolveu um programa para educação de matemática de escolas de baixa renda.

Até então, esses são os jovens brasileiros que foram selecionados pelas edições anteriores do Desafio Rise Global. Quem sabe um dos projetos deles não serve de inspiração para o seu próprio? 

Prêmio para adolescentes de todo o mundo(Yingchou Han/Unsplash) 

Por que participar do Desafio Rise Global?

O desafio é uma excelente oportunidade de criar uma rede de conexões entre jovens do mundo todo. Mesmo quem não ficar entre os 100 finalistas, terá uma ótima chance de criar contatos, fazer cursos e participar de um programa bastante reconhecido.

Vale lembrar ainda que os jovens entre 15 e 17 anos que não forem selecionados poderão se inscrever novamente! Por isso, se você quiser pode tentar até mais de uma vez ser um dos grandes contemplados.

De acordo com a organização do Rise, “os problemas mais importantes do mundo serão resolvidos pela próxima geração de líderes.” E a proposta é descobrir jovens talentosos e oferecer a eles oportunidade de desenvolver suas ideias, além das barreiras sociais e econômicas.

Portanto, a meta do desafio é encontrar essas pessoas talentosas, conectá-las umas às outras e fornecer a elas as oportunidades de que precisam para resolver problemas na ciência e na sociedade. 

Como aumentar suas chances de conquistar uma oportunidade internacional?

Curtiu saber mais sobre esse desafio global? Se você não cumpre os critérios ou já tem mais de 17 anos, não se preocupe! Outras oportunidades internacionais podem ser ideais para você. 

E se você é um adolescente, jovem ou adulto que quer aumentar suas chances de embarcar rumo a um intercâmbio, com a nossa mentoria especializada você tem acesso em um só lugar a tudo o que você precisa para se preparar para mais de 60 tipos de intercâmbios!

Isso mesmo, através do Programa M60 você acessa tudo isso de forma simples e dinâmica. Não perca tempo! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

27 Out 2022

Postagens recentes