BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Bolsas Rhodes: mestrado e doutorado na Universidade de Oxford

As bolsas Rhodes da Universidade de Oxford foram concedidas pela primeira vez em 1902, e é justamente por isso que esse é o mais antigo programa de bolsas de estudos para alunos internacionais

Além da tradição de muitos anos, esse é um dos mais prestigiados programas de bolsas. Tanto que serviu até de inspiração para outro programa bem tradicional: o Schwarzman Scholars, da Universidade Tsinghua, na China. 

São cerca de 90 selecionados a cada ano que recebem a possibilidade de estudar durante o seu mestrado ou doutorado no Reino Unido com tudo pago. 

É isso mesmo! Além das anuidades, a bolsa inclui passagem de avião, taxas do visto e um repasse em libras esterlinas para você se alimentar e morar por lá. Acredite: é pós-graduação fora com tudo garantido pelo benefício!

É uma grande oportunidade de cursar sua pós-graduação no Reino Unido, na Universidade de Oxford
— que é considerada uma das melhores do mundo e tem centenas de anos de tradição e reconhecimento! Descubra mais sobre as bolsas Rhodes agora e saiba quais os critérios necessários e como se inscrever para a bolsa!

(Kaihsu/Wiki Commons)

A história das bolsas Rhodes

As bolsas Rhodes foram estabelecidas a partir do testamento de Cecil John Rhodes, um homem de negócios britânico que morreu em 1902. Na época, ofertar bolsas de estudos para intercambistas foi um projeto completamente visionário.

De acordo com a Universidade de Oxford, o mérito das bolsas não tem relação com a vida controversa do fundador Cecil Rhodes. Isso porque ele foi um grande explorador de minério na África do Sul, além de ser um imperialista que, segundo a biografia, contribuiu para o Apartheid por lá. 

Por essas razões, Oxford afirma que a reputação das bolsas vêm das enormes contribuições que os acadêmicos e bolsistas trouxeram ao mundo. Além disso, chamam atenção as qualidades buscadas em um acadêmico Rhodes: distinção intelectual, empatia, preocupação com os outros, energia para liderar e foco no serviço público.

E, devido a isso, até hoje, as bolsas mantêm o seu propósito inicial: permitir que jovens excepcionais de todas as partes do mundo façam os seus estudos de pós-graduação em tempo integral em Oxford. 

Ou seja: é uma chance para os estudantes que se destacam estudarem em uma das mais renomadas universidades do mundo. Só para se ter uma ideia, Oxford é a segunda melhor de todo o planeta no ranking da QS de 2022. 

O perfil de candidato buscado naquela época também é o mesmo até os dias atuais: jovens entre 18 e 28 anos com potencial de liderança que tenham o desejo de causar um impacto positivo no mundo. A mudança é proporcionada pela educação e pela criação de laços de compreensão mútua e companheirismo com outros jovens de diferentes contextos e lugares.

Qual é o diferencial das bolsas Rhodes?

As bolsas Rhodes Scholarship são destinadas a cobrir a pós-graduação, de forma totalmente financiada, em tempo integral. Os bolsistas vão para o Reino Unido por dois anos ou mais (dependendo do programa de estudos).

As bolsas Rhodes não são “apenas” uma bolsa financeira, mas sim, segundo a organização, uma oportunidade de mudança de vida para jovens que realmente têm o interesse de fazer a diferença no mundo através de ações. 

Por isso, não há exatamente uma área de foco ou de preferência na seleção. Isso significa que pessoas de todos os campos e áreas de interesse podem participar, desde que tenham uma clara ideia de como podem contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.  

É por isso também que o comitê responsável por selecionar os candidatos não toma como base apenas a parte intelectual dos mesmos, mas também quesitos como compromisso, caráter e capacidade de liderança e trabalho em equipe. 

E esse mesmo pensamento segue durante a experiência em Oxford, uma vez que o programa estabelecido para os bolsistas Rhodes inclui participação em conferências, workshops e encontros, além de eventos sociais e rodas de discussões que acontecem na Rhodes House, um prédio histórico de Oxford dedicado exclusivamente para as atividades do programa.  

Outro diferencial das bolsas Rhodes é a oportunidade de participar de uma comunidade internacional formada por mais de 7 mil membros ex-bolsistas de todas as idades; ter acesso a uma rede de contatos impressionante e até mesmo formar amizades e começar a estabelecer um excelente networking profissional.

Você cumpre os requisitos para ser um bolsista Rhodes?

Como já dissemos, o bolsista deve ter um grande potencial acadêmico e de liderança. Assim sendo, as quatro principais qualidades procuradas pela comissão de seleção das bolsas Rhodes são: intelecto, liderança, caráter e compromisso com serviço excepcional. Os principais critérios buscados são:

  • Realizações literárias ou escolares que indiquem a excelência acadêmica;
  • Energia para usar os próprios talentos ao máximo, com o domínio em atividades artísticas, esportivas e debates, especialmente quando há trabalho em equipe envolvido nas atividades;
  • Verdade, coragem, devoção ao dever, simpatia e proteção dos fracos, bondade, altruísmo e companheirismo;
  • Força moral de caráter e instintos para liderar e se interessar pelos semelhantes.

Vale lembrar que os candidatos também passam por entrevistas durante as fases de seleção do programa, o que também implica na necessidade de possuir boas habilidades de comunicação. Já o prazo de inscrição geralmente abre entre 1.º de  junho e 1.º de julho. Portanto, fique de olho: ainda em 2022 vai haver seleção para começar os estudos em outubro!

bolsas-rhodes(Keira Burton/Pexels)

As bolsas Rhodes cobrem exatamente o quê?

São aproximadamente 95 selecionados a cada ano. As bolsas Rhodes Scholarship cobrem as taxas do curso da Universidade de Oxford, além de fornecer um valor anual para seus custos de vida. Para o ano acadêmico de 2021/22, o valor está estipulado em cerca de £ 17.310 por ano (mais de 102 mil reais anuais). Ou seja, em torno de £ 1.442,50 por mês (por volta de 8 mil e 500 reais a cada mês). 

Esse valor é destinado, de forma especial, a quitar todas as despesas de moradia, incluindo alimentação. Mas o valor é apenas para uma pessoa e a própria universidade destaca que não é suficiente para cobrir os custos de um parceiro ou dos seus dependentes.

Dessa forma, como a bolsa cobre toda a anuidade e ainda oferece um valor para a vida no Reino Unido, esse é um auxílio full-ride (ou fully-funded). Esse tipo de bolsa de estudos é o mais desejado, porque garante que o estudante terá todas as condições financeiras para estudar no exterior. 

E tem mais! Após a seleção para a bolsa, o Rhodes Trust (instituto responsável pela seleção e pagamento do benefício) vai pagar também a taxa para se inscrever e estudar na Universidade de Oxford. São cobertos também: a taxa para o visto de estudante e a International Health Surcharge, que é a Tarifa Internacional de Saúde (IHS), que permite que estudantes internacionais acessem o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. 

Ao chegar em Oxford, os bolsistas recebem um valor para ajudar no seu ajuste no Reino Unido. Além disso, aqueles que decidirem fazer a transição para um segundo curso, vão receber novamente assistência para cobrir a taxa de renovação de visto e solicitação adicional de IHS.

As bolsas Rhodes têm duração de 2 anos para o mestrado ou 3 anos no caso de cursos PhD. E mesmo com todos esses auxílios, os bolsistas Rhodes também podem se candidatar a uma série de bolsas de pesquisa para participação de conferências internacionais e financiamento de trabalhos de campo adicionais, entre outras necessidades acadêmicas.

Sou elegível para uma bolsa Rhodes? 

Além de cumprir os critérios acadêmicos e de perfil, existem outros itens que o estudante deve conferir para verificar se é elegível. Para facilitar sua preparação, separamos aqui quais critérios são primordiais! Lembre-se que se você não cumprir algum deles, infelizmente, já não será elegível.

bolsas rhodes(Ketut Subiyanto/Pexels)

1. Global

A bolsa é global, portanto destinada exclusivamente aos estudantes internacionais. 

2. Nacionalidade ou cidadania

Existe uma lista de países que são elegíveis para as bolsas de estudo e pode comemorar porque o Brasil faz parte deles. A listagem completa fica disponível no site da Universidade de Oxford.

3. Idade

O estudante selecionado deve ter entre 18 e 28 anos. Mas se atente às datas: 

  • Na data de 1.º de outubro de 2022, você deve ter pelo menos 18 anos e não ter completado 24 anos; 
  • Ou até 1.º de outubro de 2022, você não deve ter completado 27 anos e ter cumprido os requisitos acadêmicos para concluir seu primeiro curso de graduação a partir de 1.º de outubro do ano anterior, 2021.

4. Desempenho acadêmico

As notas são importantes durante o processo de seleção e devem atender aos requisitos de aprovação para um curso de período integral da Universidade de Oxford. 

Também deve ficar de olho no calendário: é obrigatório que você tenha concluído (ou esteja terminando) sua graduação até julho de 2023. Quanto aos resultados, é esperado que você tenha, pelo menos: 

  • Um grau de honra de primeira classe ou equivalente;
  • Ou um Grade Point Average (GPA) de 3,7 ou superior (ou seja, acima de 90/92 pontos em uma escala de 100).

5. Critérios de Língua Inglesa

Para estudar em Oxford, é preciso apresentar sua proficiência em inglês. Cada curso de pós-graduação pede um determinado índice de domínio do idioma. Mas é necessário, pelo menos, o suficiente para compreender as aulas durante sua pós-graduação.

Além disso, outros documentos serão necessários durante sua aplicação. Dentre eles, podemos citar as cartas de recomendação e um personal statement

Você terá que apresentar 5 cartas de recomendação, sendo que pelo menos 3 delas devem ser de professores. Já o personal statement se trata de uma redação, na qual você vai indicar quais são seus motivos para estudar em Oxford e por que você deve ser escolhido entre os bolsistas.

O processo de aplicação acontece online e podemos defini-lo de acordo com o seguinte cronograma: 

  1. Verifique se você é elegível para a bolsa de estudos!
  2. Escolha seu curso de Oxford (é fundamental conferir se o mestrado/doutorado do seu interesse faz parte daqueles que podem receber bolsistas);
  3. Prepare a documentação necessária (além dos documentos pessoais, será necessário apresentar cinco cartas de recomendação e uma redação se apresentando e indicando por que você deve ser um dos bolsistas;
  4. Organize seus documentos e experiências com movimentos sociais e que demonstram seu engajamento com o próximo; 
  5. Se prepare para a entrevista!

Neste ano, as inscrições ainda não começaram. Mas devem ter seu início em breve, normalmente entre junho e julho. Você pode acompanhar por esse endereço eletrônico, clicando aqui.

 

 

Posso ser um bolsista Rhodes? 

Se você quer cursar uma pós-graduação no Reino Unido e, ainda melhor: em uma das melhores e mais prestigiadas universidades de todo o mundo, você deve conhecer o programa Rhodes. Essa é uma excelente oportunidade para os estudantes com boas notas, mas também com capacidade de desenvolver ações em prol da comunidade e de mudanças sociais.

O melhor dessa chance é que ela cobre todos os seus gastos com a anuidade do mestrado e doutorado. E ainda fornece um valor em libra esterlina para que você consiga se manter no Reino Unido, ou seja, com passagem aérea, taxa do visto de estudante e recursos para moradia e alimentos. Por essas razões, essas bolsas de estudos são muito concorridas, afinal, é uma chance de ouro de estudar em Oxford com tudo pago.

 

 

 

E o que você achou das bolsas Rhodes? Muito top, não é?! Nem precisa dizer que esse é um programa extremamente disputado, com uma taxa de admissão de cerca de 0,7%. Por isso,  se você quiser conquistar uma vaga, precisa se preparar MUITO, certo? 

Mas, se liga: nós podemos te ajudar com isso! Através da nossa mentoria especializada, você terá acesso a mais de 900 aulas e toda a revisão e orientação necessária para arrasar na aplicação. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022).

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

30 Mai 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022