BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Governo da Turquia oferece bolsa de estudos

Que tal estudar na Turquia com bolsa de estudos? O governo turco tem um programa de bolsas de estudos que existe desde 2012 e já recebeu, na edição do ano passado, mais de 165 mil inscrições de alunos de 171 países pelo mundo

Por isso, mesmo que você nunca tenha pensado em um intercâmbio na Turquia, vamos conhecer esse programa de bolsas! Afinal, ele oferece anuidades pagas, valor mensal, seguro de saúde e até mesmo as passagens aéreas aos selecionados. Uma chance interessante de estudar fora do Brasil sem pagar nada!

Vale lembrar ainda que as bolsas são válidas para graduação, mestrado e doutorado. Então, independente do seu nível de estudos (se você já concluiu o ensino médio), pode concorrer! 

Bolsa de estudos na Turquia

O programa de bolsas do Governo da Turquia ou, no original: Türkiye Scholarships, é um programa competitivo de bolsas de estudo financiado pelo governo. Os auxílios são concedidos a estudantes de destaque para cursar programas de período integral ou de curto prazo nas melhores universidades da Turquia. 

As inscrições costumam ser abertas anualmente para candidatos que desejam estudar nos níveis de bacharelado, mestrado e doutorado.

A bolsa inclui as anuidades, passagem aérea, seguro saúde, acomodação e um ano de curso da língua turca. Além disso, os estudantes recebem um valor mensal, destinado principalmente para a alimentação. O repasse é de mil liras turcas (cerca de 276 reais) para graduação; 1.400 liras turcas (aproximadamente 387 reais) para mestrado e 1.800 liras turcas (498 reais) para o doutorado. 

A duração normal da bolsa depende do nível de estudo, mas geralmente é da seguinte forma:

  •  Graduação: curso de língua turca de 1 ano, além de 4 a 6 anos (dependendo da duração normal do programa);
  •  Mestrado: curso de língua turca de 1 ano e 2 anos de curso;
  •  PhD: curso de língua turca de 1 ano, além de 4 anos de doutorado.
LEIA TAMBÉM: 10 motivos para estudar na Turquia

 

Quem pode se inscrever? 

Podem participar cidadãos de qualquer país, mas é preciso cumprir alguns critérios de idade e escolaridade.

Os critérios acadêmicos mínimos são desempenho de, pelo menos, 70% para candidatos ao bacharelado; 75% para pós-graduação ou 90% para estudantes de ciências da saúde, como medicina, odontologia e farmácia. 

Ainda é preciso ter menos de 21 anos para a graduação; menos de 30 anos para o mestrado, menos de 35 anos para o doutorado e menos de 45 anos para bolsa de pesquisa. 

Interessados que ainda não se formaram podem aplicar desde que possam se formar antes de agosto de 2023. Também não é preciso comprovar proficiência do idioma turco, já que todos os aprovados vão passar por um ano de curso preparatório. 

As inscrições só podem ser feitas individualmente através do site oficial da bolsa do governo da Turquia pelos próprios candidatos. Não há nenhuma instituição ou nenhuma pessoa autorizada a solicitar as bolsas de estudos da Türkiye. 

Os documentos necessários para ser elegível para essa bolsa de estudos são:

  • Um documento de identidade, preferencialmente o passaporte;
  • Uma fotografia do candidato tirada no último ano; 
  • Resultados do exame nacional (se houver), como o ENEM para os brasileiros;
  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Resultados de exames internacionais (GRE, GMAT, SAT etc), se for exigido pela universidade ou programa escolhido;
  • Resultados de testes de idiomas internacionais, como TOEFL, DELF, também se for obrigatório pela universidade ou programa escolhido;
  • Proposta de tema de pesquisa e um exemplo escrito da pesquisa que já realizou (apenas para candidaturas a PhD).

O prazo de inscrição é até 20 de fevereiro de 2023 para mestrado, doutorado e graduação. A aplicação já está aberta, porque começou no dia 10 de janeiro. 

No caso de candidatos à pesquisa, não existe data estabelecida e os interessados podem se inscrever durante todo o ano.

Lembre-se que os aprovados vão precisar tirar o visto para morar na Turquia. Geralmente, é preciso apresentar passaporte, foto 3x4, comprovante de que terá residência por um ano por lá, seguro de saúde e comprovante de renda. Geralmente, esse documento terá que ser renovado todos os anos. 

Como estudar na Turquia de graça(foto:Yercekim Architectural Photography)

Melhores universidades da Turquia

Se você ficou interessado na bolsa de estudos da Turquia, separamos por aqui as melhores universidades turcas. 

A lista foi baseada no ranking mais recente da Quacquarelli Symonds do Reino Unido. Esse é um renomado estudo que acontece todos os anos, para avaliar reputação, número de alunos, quantidade de publicações acadêmicas, empregabilidade, dentre outros indicadores. 

Atualmente, as melhores universidades da Turquia são: 

  1. Universidade de Koç (foto acima), em Istambul, na posição 477.º 
  2. Universidade Técnica do Oriente Médio, em Ancara, na posição 501-510
  3. Universidade Sabanci, em Istambul, na posição 531-540
  4. Universidade de Bilkent, em Ancara, na posição 561-570 
  5. Universidade Técnica de Istambul, na cidade homônima, na posição 601-650 
  6. Universidade Boğaziçi, em Istambul, na posição 701-750
  7. Universidade de Hacettepe, em Ancara, na posição 801-1000
  8. Universidade de Istambul, na cidade homônima, na posição 801-1000
  9. Universidade de Ancara, na cidade homônima, na posição 1001-1200
  10. Universidade de Gazi, em Ancara, na posição 1001-1200 

Hoje em dia, por lá, as estimativas indicam que são mais de 200 mil estudantes internacionais que fazem parte de um total de mais de 8 milhões de estudantes universitários nesse país do Oriente Médio. Dos estrangeiros, cerca de 2 mil têm bolsas de estudos. 

De acordo com o governo turco, o objetivo da bolsa de estudos é o desenvolvimento e interação acadêmica; desenvolvimento econômico e solidariedade; interação e troca social e cultural e ainda desenvolver políticas e relações diplomáticas entre os países. 

Como a bolsa de estudos do governo da Turquia vale para diversos cursos e universidades, o mais recomendado (inclusive pelo governo turco no passo a passo da aplicação) é buscar quais são as universidades e cursos de interesse e organizar uma college list antes da aplicação. 

Isso é importante também para saber se a universidade exige algum critério ou documento adicional, além dos básicos do programa de bolsas. 

Como estudar fora do Brasil com bolsa de estudos? 

O caminho mais simples para estudar fora do Brasil de graça ou pagando muito pouco é através das bolsas de estudos, além dessa oportunidade turca, diversas universidades ao redor do mundo têm programas similares, que ofertam anuidades e até mesmo custo de vida no exterior!

Geralmente, essas são oportunidades bastante concorridas, com milhares de candidatos a cada ano. Por isso, saber como ser aprovado, enviar os documentos corretos e ter a estratégia certa conta muito! Já pensou em ter centenas de aulas preparatórias com professores especialistas? Não perca mais tempo: clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!

 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

16 Fev 2023

Postagens recentes