Destino de Intercâmbio

O mundo é enorme! E com tantos países interessantes por aí pode não ser tão fácil assim decidir o destino de intercâmbio dos sonhos.  É por isso que antes de tomar essa decisão tão importante é fundamental pensar e avaliar algumas questões. Descubra com a gente agora como fazer isso:

Destino de intercâmbio: Idioma

O primeiro e mais óbvio passo é a questão da língua. Se o seu desejo é fazer um intercâmbio para desenvolver suas habilidades em um idioma específico, o ideal é optar por um país que tenha essa língua como materna. Dessa forma, será mais fácil aprender no dia a dia. E não só em sala de aula. Mas não se esqueça de uma questão que pode não parecer à primeira vista, mas é muito importante: o acento. Afinal, aprender inglês na Irlanda, não é o mesmo que nos Estados Unidos, que não é igual na Austrália. E assim por diante…

No entanto, se o seu plano é fazer uma graduação ou pós, outros destinos podem entrar no seu radar. Mesmo que sejam lugares com uma língua nativa um pouco mais “exótica”. Muitos programas em inglês podem ser encontrados em países que não têm esse idioma como língua materna: Alemanha, Finlândia, Coréia do Sul, etc.

Destino de intercâmbio: Personalidade

Outros fatores que influenciam essa decisão tem muita relação com a sua personalidade. Você é uma pessoa muito apegada a família? Talvez um país mais próximo possa ser uma boa opção. Dessa forma, fica mais fácil visitar seus parentes e amigos. Já se você não tiver problemas com grandes distâncias, por que não pegar o primeiro avião para Nova Zelândia?

Você é uma pessoa disposta a encarar grandes mudanças culturais ou prefere fazer um intercâmbio em um país com uma cultura mais similar a sua? Isso também pode ser um ponto relevante na hora de escolher seu destino de intercâmbio. Já pensou, por exemplo, em ter uma experiência inusitada na Índia ou no Japão? Ou prefere mesmo lugares mais tradicionais como França e Canadá?

Estilo de Vida

Qual é o seu estilo de vida? Você se considera uma pessoa mais calma, que gosta de uma vida mais tranquila e pacata? Ou prefere sair para festas e curtir o agito? Isso também deve ser levado em consideração. Já pensou como deve ser morar numa cidade no interior da Inglaterra se você gosta mesmo é de ir para balada aos fins de semana? O oposto também é real. Como deve ser morar no centro de Manhattan se o que você gosta mesmo é de levar uma vida tranquila no campo?

Visto

Se você pretende fazer um intercâmbio de curta duração (até 90 dias), pode ser interessante escolher um destino que não exija visto para esse período de tempo. Assim, além de não ter que passar pela burocracia que envolve o processo de retirada do visto, você ainda economiza um dinheiro. Na América do Sul, é muito simples ir para países que fazem parte do Mercosul. É o caso, por exemplo, de Argentina e Uruguai. Já na Europa, brasileiros não precisam de visto para permanecer em países que fazem parte do Espaço Schengen por até 3 meses. Entram nessa lista Espanha, Alemanha, Itália, Portugal, entre outros.

Custo de Vida

Por último, mas não menos importante, o custo de vida pode ser decisivo na hora de definir o seu destino de intercâmbio. Existem países com um custo de vida mais elevado e outros que podem ser até mesmo mais baratos que o Brasil. Tudo vai depender do quanto você pretende investir nessa experiência. Só não esqueça que destinos mais econômicos podem te oferecer experiências tão incríveis como lugares mais caros.

Ainda na dúvida? Realmente não é fácil tomar uma decisão tão importante como essa. Uma boa dica é procurar ajuda de profissionais especializados que podem te auxiliar a definir o destino de intercâmbio ideal para você com mais clareza e exatidão. Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.