BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

ELAP: Canadá oferece bolsa de mobilidade acadêmica

O Canadá é um dos países com melhor educação do mundo tanto em nível básico quanto superior. Agora imagina receber uma bolsa para fazer parte da sua graduação ou pós em uma das melhores universidades canadenses? É isso que a ELAP Canadá oferece. Neste texto vamos te explicar todos os detalhes desta oportunidade!

O que é ELAP?

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é uma bolsa de mobilidade acadêmica do governo canadense. Ela surgiu em 2009 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de capital humano na América Latina e Caribe e estreitar os laços entre as instituições latino-americanas e canadenses.

Além de aproximar as universidades, o Canadá também se preocupa em cumprir seus objetivos para o continente americano. Entre as metas canadenses estão incentivar a democracia e os direitos humanos, bem como preservar o meio ambiente, a diversidade e as comunidades indígenas.

O governo canadense espera que esses valores sejam passados para os alunos durante seu tempo no Canadá. Afinal de contas, o país é conhecido por sua diversidade e respeito com outras culturas, o que é uma das vantagens de estudar por lá.

A ELAP oferece bolsas para estudantes de graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado) de instituições de ensino superior do Brasil. Os alunos selecionados podem estudar por 4 ou 6 meses em uma universidade canadense parceira do programa.

Doutorado sanduíche: por que e como fazer no exterior

No caso dos alunos de graduação o prazo máximo é de 4 meses, enquanto mestrandos e doutorandos podem ficar até 6 meses no Canadá. Outra diferença é que a ELAP só cobre bolsas de graduação de universidades brasileiras parceiras, enquanto estudantes de pós-graduação podem estudar em qualquer instituição nacional.

O que está incluído na bolsa?

A possibilidade de receber um auxílio para estudar nas melhores universidades canadenses já desperta interesse, né? Mas não dá para deixar de se perguntar o que está incluso na bolsa do ELAP.

25 melhores bolsas de estudo no exterior

Você vai ficar feliz em saber que o programa ELAP do Canadá é bastante vantajoso. Ele cobre praticamente todos os seus gastos para ir estudar por lá. Os valores são diferentes de acordo com o tempo da sua mobilidade acadêmica.

  • Bolsa de 4 meses para todos os níveis de ensino superior: 8.200 dólares canadenses (mais de 36 mil reais);
  • Bolsa de 6 meses para mestrado e doutorado: 11.100 dólares canadenses (quase 50 mil reais).

Esses valores são repassados para os alunos pela universidade canadense escolhida. A quantia deve ser usada para cobrir suas despesas com passagens, vistos, acomodação, alimentação, transporte e materiais escolares.

Além do dinheiro para a bolsa, o governo canadense dá um valor para cobrir as despesas administrativas. Normalmente existe um acordo feito entre a universidade de origem e a de destino para que os alunos não paguem outras taxas, mas elas podem existir. Neste caso, o valor será informado no edital da universidade canadense.

Como se inscrever no ELAP?

Um diferencial da bolsa do ELAP é que as inscrições junto ao governo canadense são feitas pelas universidades locais. Ou seja, as universidades do Canadá são responsáveis por enviar ao governo as candidaturas dos alunos.

Por essa razão, a maioria das universidades abre editais próprios para as seleções de estudantes. Algumas delas têm parcerias com instituições brasileiras que ajudam no processo seletivo.

Esses processos acontecem anualmente no primeiro trimestre. Cada universidade é livre para estabelecer os próprios prazos. A única regra é que as inscrições devem ser anteriores ao prazo final para o envio de documentos ao governo.  Em 2022, este prazo é 22 de março.

Intercâmbio no Canadá: o que saber antes de ir

Ainda que cada universidade possa criar seus próprios editais de seleção para o ELAP, o governo do Canadá estabelece algumas regras para o programa. Para concorrer à bolsa é preciso:

  • Ser cidadão de um dos países parceiros, incluindo o Brasil;
  • Estar matriculado em uma instituição de ensino superior credenciada no país de origem;
  • Não ter pedido cidadania canadense nem visto de residência permanente;
  • Não estar recebendo no momento outra bolsa do governo canadense;
  • Não estar matriculado atualmente em uma instituição de ensino superior do Canadá.

Como dissemos, a inscrição final para a bolsa é feita pelas universidades canadenses no site do programa. Como a inscrição é feita individualmente para cada candidato, as instituições de ensino locais fazem pré-seleções em seus próprios sites. Porém, algumas documentações são obrigatórias em todos os casos:

  • Documento de comprovação de cidadania (Passaporte ou RG);
  • Termo de Privacidade assinado pelo candidato (o modelo pode ser encontrado aqui);
  • Carta de Intenções (explicando a natureza do estudo e razões por ter escolhido aquela instituição e orientador);
  • Comprovante de matrícula em universidade brasileira;
  • Carta de apoio da instituição brasileira escrita por um representante oficial (explicando como a instituição de origem se beneficia desta bolsa);
  • Carta de convite do orientador da universidade canadense (apenas para pós-graduação);
  • Carta de acordo entre as instituições brasileiras e canadenses que indica que não serão cobradas taxas pelo curso (obrigatória na graduação e desejável na pós-graduação, mas opcional).

Os alunos aprovados para estudar no Canadá tem um período limite para iniciar seus estudos. Geralmente o prazo é de seis meses, iniciando em 1.º de agosto do ano de seleção e finalizando em 1.º de fevereiro do ano seguinte.

Você tem um prazo máximo para usufruir da bolsa ELAP CanadáVocê tem um prazo máximo para usufruir da bolsa ELAP Canadá (foto: PxHere)

Quais são os critérios de seleção?

O programa ELAP Canadá oferece centenas de bolsas todos os anos, mas o número de candidatos também é grande. Por isso, o governo  do Canadá estabelece alguns critérios de seleção dos estudantes, como:

  • Relevância da pesquisa a ser realizada no Canadá;
  • Benefícios para instituição de origem;
  • Benefícios para instituição canadense;
  • Relevância dos laços que podem ser criados durante o intercâmbio;
  • Critérios estabelecidos pela instituição canadense para sua própria seleção.

Além desses critérios, o governo do Canadá privilegia dar bolsas para quem ainda não recebeu nenhum auxílio. Ou seja, quem já recebeu a bolsa do ELAP anteriormente têm menos chances de conseguir o auxílio de novo.

Como fazer faculdade de graça no Canadá?

A bolsa do ELAP Canadá é uma ótima oportunidade para quem quer estudar no país. Mas você sabia que existem várias opções de bolsas para fazer sua graduação completa no Canadá? Clicando aqui você conhece as cinco mais importantes!

Mas se você quer mesmo é aumentar as suas chances de estudar no exterior pagando pouco ou nada por isso, você tem que conhecer a Intercâmbio Academy. Lá você tem listas semanais com as melhores bolsas de estudo disponíveis! Além disso, você aprende como conquistar a sua bolsa com 40 especialistas que já viveram essa experiência. Saiba mais clicando aqui!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

02 Jan 2022

Postagens recentes