Nem todas os auxílios para fazer intercâmbio são iguais. Alguns dão descontos nas mensalidades, outros ajudam nas despesas com o custo de vida. Porém, há um tipo que podemos considerar o melhor entre eles: as bolsas completas no exterior. Elas cobrem tanto os custos com o estudo quanto com a subsistência no país de destino. Algumas até incluem os custos de viagem e seguro. Incrível, não é? Então conheça agora 7 dessas bolsas que são oferecidas por governos estrangeiros:

wh-bolsas-completas-no-exterior

O governo dos Estados Unidos é um dos que oferecem bolsas de estudos

Bolsas completas no exterior oferecidas por governos

Fulbright Foreign Student Program (EUA)

O Fulbright Foreign Student Program é uma prestigiada bolsa de estudos voltada para estudantes internacionais que desejam cursar uma pós-graduação (mestrado ou doutorado) nos Estados Unidos. Geralmente, o auxílio cobre as mensalidades, passagens aéreas, custo de vida e seguro saúde. A duração da bolsa Fulbright se estende por todo o período de estudo. Ao todo, são cerca de 4 mil bolsas oferecidas anualmente.

British Chevening Scholarships (Reino Unido)

As bolsas do Chevening Scholarships são parte de um programa global de bolsas do governo do Reino Unido. Elas são concedidas a acadêmicos de destaque e com potencial de liderança. Os auxílios normalmente cobrem o período de 1 ano de mestrado. A maioria das bolsas de estudo Chevening inclui mensalidades, custo de vida, passagens aéreas (em classe econômica) e auxílios adicionais para cobrir outras despesas. Todos os anos são oferecidas 1500 bolsas. 

Adelaide Scholarships International (Austrália)

A Universidade de Adelaide, em parceria com o governo australiano, oferece o programa Adelaide Scholarships International (ASI), com o objetivo de atrair estudantes internacionais de alto rendimento para desenvolverem pesquisas de pós-graduação na instituição. As bolsas de estudo incluem mensalidades, subsídio anual de vida e seguro saúde. Candidatos de qualquer país (exceto a Nova Zelândia) podem aplicar para essa bolsa.

Lester B. Pearson International Scholarship Program at University of Toronto (Canadá)

O Programa Internacional de Bolsas de Estudos Lester B. Pearson, da Universidade de Toronto, no Canadá, tem como objetivo reconhecer os estudantes internacionais que demonstram desempenho acadêmico e criatividade excepcionais, e que são reconhecidos como líderes em suas escolas no Ensino Médio. A bolsa cobre mensalidades, livros, taxas e suporte total com o custo de vida durante o período de graduação (máximo de quatro anos).

Justus & Louise van Effen Excellence Scholarships at TU Delft (Holanda)

A Universidade Técnica de Delft, a melhor da Holanda, oferece vários programas de bolsas para estudantes internacionais. A bolsa Justus & Louise van Effen é uma entre esses programas e visa apoiar financeiramente excelentes estudantes internacionais de mestrado que desejam estudar por lá. A bolsa de estudos é completa e inclui tanto a isenção de pagamento das mensalidades quanto uma ajuda com os custos de vida no país. Ao todo são liberadas 2 bolsas para cada faculdade da universidade.

Swiss Government Excellence Scholarships (Suíça)

Todos os anos, a Confederação Suíça concede bolsas governamentais de excelência para promover o intercâmbio internacional e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países (entre eles o Brasil). A bolsa está disponível para pesquisadores de qualquer área que possuam no mínimo mestrado e que planejam ir ao país europeu para realizar estudos de doutorado ou pós-doutorado. A bolsa cobre um auxílio mensal, taxas e mensalidades, seguro saúde e alojamento.

Swedish Scholarships for International Students (Suécia)

O Instituto Sueco oferece bolsas de estudos na Suécia para estudantes internacionais altamente qualificados de países em desenvolvimento (incluindo o Brasil) que desejam realizar estudos de mestrado em tempo integral nas universidades suecas. A bolsa cobre as mensalidades, as despesas de subsistência, os custos de viagem e o seguro. Cerca de 300 bolsas são oferecidas anualmente. 

Intercâmbio com a UDI

Ficou interessado nessas bolsas completas no exterior? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil para conhecer o trabalho da nossa mentoria especializada. Nós podemos te ajudar a conquistar a sua oportunidade lá fora!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.