Em comparação com outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, o Canadá não oferece tantas bolsas de estudos. Apesar disso, as oportunidades que são oferecidas por lá são muito boas! Seu sonho é fazer faculdade em alguma universidade canadense? Então confira essas cinco bolsas de graduação no Canadá para alunos internacionais que separamos para você! 

5 bolsas de graduação no Canadá

1. Lester B. Pearson International Scholarships

O Programa Internacional de Bolsas de Estudos Lester B. Pearson, da Universidade de Toronto, procura reconhecer estudantes internacionais que demonstram um bom aproveitamento acadêmico. E além disso, para receber esse auxílio é preciso comprovar que você causou algum impacto no ambiente da sua escola e/ou comunidade através de atividades extracurriculares. E, por fim, que você tem potencial para contribuir positivamente com a comunidade global.

Bolsas-de-Graduação-no-Canadá-Universidade-de-Toronto Universidade de Toronto

A Lester B. Pearson cobre mensalidades, livros, taxas universitárias e um auxílio de estadia no país por quatro anos. O processo seletivo é bastante disputado. Tanto que, por ano, apenas cerca de 37 pessoas são selecionadas.

5 cursos online da Universidade de Toronto gratuitos

O mais interessante dessa bolsa é que quem fica responsável inicialmente pela candidatura do aluno é a sua escola do Ensino Médio. As instituições que nunca indicaram nenhum aluno anteriormente devem preencher um formulário de registro. Depois disso, é necessário fazer todo o processo de inscrição no curso de interesse (pelo sistema padronizado OUAC 105) e ainda se candidatar para a bolsa através de um formulário específico. Em outras palavras, isso significa que a aplicação e aprovação no curso não garantem o apoio financeiro. Por isso é muito importante dedicar o mesmo nível de atenção e esforço nessas duas etapas.

Para fazer a application no OUAC 105 serão solicitados documentos como histórico acadêmico, lista de atividades extracurriculares, cartas de motivação e recomendação e algumas informações pessoais.

Para saber mais informações sobre esse programa Lester B. Pearson clique aqui.

2. Humber International Entrance Scholarships e Bachelor's Degree Scholarships

O programa Humber International Entrance Scholarships é uma iniciativa do Humber College, um instituto de tecnologia e aprendizagem avançada fundado em 1967, também em Toronto. Ao todo, a instituição oferece mais de 150 programas em 40 áreas distintas, como Turismo, Design, Música, Marketing, Negócios Internacionais, Contabilidade, Sistemas, Jornalismo, Moda e Relações Públicas. 

6 razões para estudar em Toronto

As bolsas desse programa são destinadas para alunos ingressantes na instituição em um de seus cursos nas modalidades Graduate Certificate (Pós-Graduação), Diploma (2 anos) e Advanced Diploma (3 anos). Essas duas últimas modalidades não exigem nenhum tipo de formação universitária prévia e funcionam como uma espécie de curso técnico especializado em alguma área.

Para ser elegível o candidato deve ter um GPA de (pelo menos) 85% e uma nota mínima de 6.5 no IELTS ou teste de proficiência em inglês equivalente. Além do IELTS, o Humber College também aceita o TOEFL e o Duolingo English Test.

O valor da bolsa consiste em um desconto de 2 mil dólares canadenses na anuidade do aluno correspondente ao primeiro ano do curso e é distribuída com base em mérito. 

Outro programa de bolsas do Humber College, e esse sim voltado para cursos de graduação, é o Bachelor's Degree Scholarships, que é uma iniciativa exclusiva para alunos estrangeiros vindos diretamente do Ensino Médio para o Humber College. A distribuição dessas bolsas é feita automaticamente com base no desempenho acadêmico dos candidatos e sem a necessidade de inscrições separadas. Já o valor varia de 1500 a 4 mil dólares canadenses, de acordo com o GPA do candidato. Os estudantes que conseguem uma bolsa a partir de 2 mil dólares canadenses podem renová-la anualmente durante todo o período do curso. 

Para saber mais informações sobre o Humber International Entrance Scholarships clique aqui.

3. International Entrance Scholarship of Distinction

Os estudantes estrangeiros com bom rendimento acadêmico podem requisitar bolsas de estudos na Universidade York, que também fica em Toronto. A instituição conta com vários programas de bolsas que exigem uma aplicação separada, mas a melhor delas é o International Entrance Scholarship of Distinction, que todos os anos seleciona três alunos estrangeiros para receberem um auxílio no valor de 140 mil dólares canadenses divididos em quatro parcelas anuais de 35 mil dólares canadenses. 

Todos os programas de graduação da universidade são elegíveis, mas os estudantes selecionados devem se comprometer a manter um alto desempenho acadêmico durante todo o curso.

Mas a universidade também dispões de outros programas com valores menores, mas ainda assim convidativos. Alguns desses programas são o o Global Leader of Tomorrow Award for International Students, que oferece bolsas no valor de 80 mil dólares canadenses (20 mil por ano); e o International Circle of Scholar’s Scholarship, que oferece uma bolsa de 15 mil dólares canadenses no primeiro ano do curso. Ambas são válidas para todas os campos de estudo disponíveis na instituição. 

Clique aqui para saber mais informações sobre o programa York University International Student Scholarship e todas essas outras oportunidades de auxílio na Universidade York. 

4. University of British Columbia Scholarships for International Students

A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), localizada na cidade de Vancouver, reconhece a conquista acadêmica de estudantes do mundo todo dedicando mais de 10 milhões de dólares por ano a prêmios, bolsas de estudos e outras formas de assistência financeira para estudantes internacionais de graduação. 

A principal bolsa é a Karen McKellin International Leader of Tomorrow Award. Esse auxílio reconhece estudantes internacionais que demonstram qualidades requisitadas pela universidade, como por exemplo, desempenho acadêmico superior, habilidades de liderança, envolvimento em assuntos estudantis e serviços comunitários. 

Toronto ou Vancouver: onde morar no Canadá?

O valor dos auxílio é proporcional à necessidade financeira demonstrada pelos alunos. Dessa forma, ela pode cobrir até os custos totais das mensalidades para o programa de estudo escolhido e as despesas de subsistência. 

A bolsa pode ser renovada por até três anos adicionais de graduação ou até a conclusão do curso. Mas para a renovação do auxílio, é preciso que o candidato atinja uma posição acadêmica satisfatória, continue demonstrando necessidades financeiras e mantenha sua permissão de estudo canadense. 

Clique aqui para saber mais informações sobre o programa de bolsas da UBC.

5. Winnipeg President’s Scholarships for World Leaders

Essa bolsa da Universidade de Winnipeg é concedida a estudantes internacionais que entram em qualquer uma dos departamentos da universidade, localizada na província de Manitoba.

Os candidatos devem estar envolvidos em atividades que demonstrem liderança. Além disso, também devem ser aprovados na universidade com uma média de admissão mínima de 80%. 

É preciso ter em mente que a President’s Scholarship for World Leaders não é uma bolsa completa (que inclui acomodação, passagens, etc.). Ela na verdade é um auxílio, o que é bem comum em universidades estrangeiras.

Bolsas-de-Graduação-no-Canadá-Universidade-de-Winnipeg Universidade de Winnipeg

O valor total da bolsa para alunos de graduação e pós é de 5 mil dólares canadenses. Já nas modalidades collegiate, PACE e ELP, esse valor é um pouco menor: 3500 dólares canadenses.

Existe essa diferenciação porque esse programa de auxílio não é exclusivo para alunos de graduação. Ou seja, alunos de praticamente todos os níveis e departamentos da instituição podem concorrer, inclusive estudantes de pós-graduação. 

Esse programa exige uma aplicação separada após a aprovação do candidato no curso de interesse. É necessário preencher um formulário e providenciar um personal statement (de 250 a 500 palavras); currículo e duas referências de pessoas que podem falar sobre as atividades extracurriculares e/ou voluntárias do candidato.

Clique aqui para saber mais informações sobre a Winnipeg President’s Scholarships for World Leaders.

Universidade do Intercâmbio

Com essas bolsas de graduação no Canadá fica mais fácil pensar em fazer uma faculdade por lá, não é? Se você realmente se interessou, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar sua vaga lá fora. Quer saber como? Então clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!