Estudar inglês na Irlanda é um sonho que vem se tornando cada vez mais popular. Isso porque, mesmo em tempos de euro nas alturas, o país é um dos únicos no mundo a permitir que estudantes estrangeiros de idiomas também trabalhem, o que é uma mão na roda para quem não pode se dar ao luxo de passar tanto tempo sem trabalhar (e ganhar dinheiro).

Mas não pense que o intercâmbio de inglês na Irlanda é um intercâmbio barato. Além das passagens aéreas (que normalmente são encontradas por valores entre 2 e 3 mil reais), os estudantes que escolhem esse país como destino também devem pagar pelo curso de inglês, seguro saúde, visto e ainda são obrigados a comprovar que possuem pelo menos 3 mil euros para se manter no país até encontrarem um trabalho por lá.

7 expressões irlandesas que você precisa saber antes de estudar na Irlanda

Se você fez as contas aí, já percebeu que só esses 3 mil euros, com a cotação atual do moeda europeia (1 euro = 6,39 reais), já representam uma bela soma de quase 20 mil reais, certo?

Já os preços dos cursos de inglês variam bastante, podendo ir de 10 a 25 mil reais em média. E aqui vale uma regrinha básica: os cursos mais caros geralmente costumam ser melhores, tanto em nível educacional quanto pelo fato de terem turmas menores e com menos brasileiros. Também vale lembrar que normalmente é mais fácil encontrar cursos mais baratos na capital, Dublin (embora o custo de vida também seja maior por lá).

E mais! Lembra dos 3 mil euros que eu falei ali em cima? Pois é… O intercambista precisa manter esse dinheiro intacto até a data agendada para obtenção do visto na Irlanda (que é tirado lá mesmo, e não aqui no Brasil). Ou seja, o recomendado é que o viajante leve uma quantia extra para arcar com os primeiros custos no país, como hospedagem e alimentação nas primeiras semanas.

11 motivos para estudar na Irlanda

Só com esses gastos citados até agora, a gente já chegou fácil fácil nos 40 mil reais, que é a média atual de dinheiro que um intercambista brasileiro precisa ter para estudar inglês na Irlanda sem passar muito aperto.

estudar-ingles-irlanda
Cork, segunda maior cidade da Irlanda (Foto: Jason Murphy/Unsplash)

Por que você não deveria pagar agência para estudar inglês na Irlanda?

Tá… se você chegou até aqui, deve estar se perguntando onde entra a questão das agências de intercâmbio nessa história toda, certo? Afinal, por que é que falei no título desse texto que você não deveria pagar agência para estudar inglês na Irlanda?

É simples! Porque fechando o seu intercâmbio sem o intermédio de uma agência, você irá gastar menos dinheiro! E quem não quer economizar um pouco depois de todos os valores que já foram falados aqui?

Tenha em mente que o trabalho central de qualquer agência de intercâmbio é intermediar o contato do intercambista com a escola de idioma. E obviamente nenhuma agência faz isso de graça, ou seja, ao comprar um pacote para estudar inglês na Irlanda com uma agência, você não apenas terá que pagar a escola, como também o serviço prestado por essa agência.

Como abrir uma conta bancária na Irlanda?

Então por que não comprar o seu curso de inglês diretamente com a escola na Irlanda? Obviamente isso vai dar um pouco mais de trabalho, mas nada que uma boa pesquisa no Google e em redes sociais não possa resolver. No Facebook, por exemplo, existem vários grupos de brasileiros intercambistas na Irlanda que estão sempre dispostos a ajudar informando, por exemplo, quais escolas são boas e quais não são.

Você pode muito bem fazer uma lista de escolas e entrar em contato direto com cada uma delas para saber mais informações e comparar valores. Aliás, muitas dessas escolas já contam inclusive com atendentes brasileiros contratados especificamente para lidar com possíveis intercambistas do Brasil.

Como decidir?

Isso também é bastante simples. Você prefere pagar mais para garantir um pouco mais de facilidade ou economizar dinheiro, desenvolver sua autonomia e ter a liberdade de escolher a escola que se adequa melhor ao que você realmente espera da sua experiência de estudar inglês na Irlanda? Conseguiu responder essa pergunta? Então você já tomou sua decisão!

Mas seja qual for sua resposta, saiba que ESSE NÃO É O MOMENTO DE FECHAR INTERCÂMBIO NA IRLANDA, seja com agência ou com escola. O país está agora passando por uma forte onda de aumento de casos de coronavírus acompanhada de um lockdown bastante restritivo. Ninguém sabe quais escolas ou agências irão resistir à essa crise e nem quanto tempo ela irá durar, então o melhor a se fazer agora é guardar o seu tão suado dinheiro e aguardar até que as coisas se acalmem.

Universidade do Intercâmbio

Você ainda não está 100% decidido que realmente quer estudar inglês na Irlanda? Você já sabe inglês e procura outro tipo de oportunidade no exterior? Seja qual for sua situação, você não irá conquistar uma oportunidade lá fora sem correr atrás.

Na nossa mentoria especializada nós te ajudamos a descobrir qual é a melhor oportunidade pra você e como se preparar pra ela. Duvida? Então eu te proponho um desafio! Faça o nosso teste de perfil clicando aqui e descubra se você tem o que é necessário para ser um dos nossos mentorados. Nossas vagas são limitadas, então não perca tempo!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.