Se você sonha em estudar inglês no exterior, provavelmente a Irlanda já deve ter passado pela sua cabeça como uma possível opção de destino. Mas o que você realmente sabe sobre a Ilha Esmeralda, além do idioma falado por lá e do fato de se tratar de um país europeu? Para começar, a Irlanda é uma nação com histórias e tradições profundamente enraizadas em sua sociedade até os dias de hoje. E, além disso, possui uma reputação internacional impressionante em áreas como educação e indústria. Ficou curioso(a) para saber mais? Então descubra nesse texto 11 motivos para estudar na Irlanda que podem finalmente te convencer a passar alguns meses/anos por lá.

A cada ano, a Irlanda recebe mais de 35 mil estudantes internacionais de mais de 161 países. Boa parte deles chegam no país para fazer algum curso de inglês. Mas um grupo cada vez maior de pessoas está escolhendo o país para fazer cursos de graduação e pós-graduação. Descubra agora o porquê!

Sempre há algo para ver ou fazer

Se você ainda não sabe muito sobre a Irlanda, deve entender que o país é extremamente bonito e cheio de coisas para fazer e ver. Você pode participar de atividades da universidade e aproveitar a vida estudantil ao máximo. No entanto, também existem belos lugares para visitar, incluindo os famosos Cliffs of Moher e a Calçada dos Gigantes.

Curte cerveja? Então você vai estar no paraíso. Pubs é o que definitivamente não faltam por lá, seja nas cidades maiores ou nas cidades pequenas. Já se você é fã de esportes, provavelmente vai querer conhecer os mais típicos do país, como o futebol gaélico.. Para os que curtem uma alimentação saudável, os muitos mercados de agricultores encontrados por todo o país (inclusive dentro dos campi das universidades) serão irresistíveis.

motivos-para-estudar-na-irlanda-cliffs

Não dá pra estudar na Irlanda e não visitar o Cliffs of Moher

A cultura e história irlandesas são únicas

Você sabia que a Irlanda só ganhou sua independência do Reino Unido em 1922? No entanto, a história do país vai muito além disso. Por exemplo, um dos fortes mais antigos do mundo (construído em 1100 a.C.) se localiza no país, mais precisamente na localidade de Dún Aonghasa, no condado de Galway. Já as tumbas de Listoghil em Sligo, remontam ao ano de 3550 a.C. Para além da história, se você ainda não teve a chance de experimentar a música, os esportes e a cultura desta nação insular, estudar por lá é a oportunidade perfeita para isso.

Mas não se engane! Embora a cultura irlandesa tenha esse forte aspecto histórico, o país também é muito moderno e vanguardista quando se trata de tecnologia, abrigando algumas das maiores empresas do mundo no setor. E é justamente essa mistura do “velho” e do “novo” que torna o país particularmente charmoso, amigável e interessante e faz a experiência de estudar na Irlanda ser inesquecível.

Forte senso de comunidade e hospitalidade

Pode lembrar disso quando você chegar lá: os irlandeses são algumas das pessoas mais felizes que você irá conhecer na vida! Seja em uma partida de futebol, no pub ou em um show de primavera no parque, todo mundo vai estar se divertindo e rindo sem parar. E ser estrangeiro só te fará se sentir ainda mais bem-vindo, pois os irlandeses adoram compartilhar suas risadas e histórias com os visitantes.

Mais de 60% da população irlandesa é composta por pessoa com menos de 30 anos. Ou seja, estamos falando de um país jovem  e cheio de pessoas amigáveis e abertas para conhecer e conviver com outras culturas.  Isso mesmo, eles também são muito acolhedores! A hospitalidade desempenha um papel importante na cultura irlandesa, então você provavelmente conhecerá irlandeses sem muita dificuldade. Embora os círculos sociais (entre os habitantes locais) sejam muito sólidos – as amizades duram a vida inteira – as pessoas também gostam de fazer novos amigos e fazer com que visitantes e estrangeiros residentes se sintam acolhidos.

Compreendendo o sotaque

Compreender o sotaque irlandês requer algum esforço extra. Ao passar de uma região do país para outra, você experimentará diferentes níveis e tipos de sotaques, que variam de doce e melódico a bastante incompreensível. Aprender inglês nesse ambiente será útil em qualquer outro país de língua inglesa, pois o tornará particularmente bom em decifrar até os sotaques mais complicados!

Dublin, uma cidade de estudantes

Dublin é a casa de muitas universidades de renome. É também o lar de uma grande população estudantil internacional. Se isso não for suficiente, a cidade ainda é conhecida pela sua vibe amigável, pela ótima vida noturna e pela grande diversidade de seus moradores.  Não a toa foi considerada a 37ª melhor cidade universitária do mundo pelo QS Best Student Cities 2019, na frente de lugares como Chicago, Lisboa, Washington, Roma e São Paulo. Sem dúvida é uma das melhores cidades para estudar na Irlanda e em toda Europa.

motivos-para-estudar-na-irlanda-dublin

Dublin é um dos melhores destinos para estudar na Irlanda

Fotos incríveis

A Irlanda é simplesmente um dos países mais pitorescos da Europa, e as suas paisagens exuberantes são particularmente impressionantes. Cheia de aldeias encantadoras, colinas verdes e costas selvagens, uma viagem pela Irlanda irá contribuir para uma sessão fotográfica interminável – sua conta no Instagram agradecerá.

Boas oportunidades de emprego para estudantes

Como mencionado anteriormente, muitas empresas importantes têm sede na Irlanda, o que cria o ambiente perfeito para que os estudantes estrangeiros no país consigam o emprego dos sonhos na empresa dos sonhos. Para quem deseja ter uma fonte de renda enquanto estuda no exterior, é um alívio saber que o governo irlandês permite que os alunos solicitem uma permissão de trabalho (e isso vale também para estudantes de cursos de inglês!).

Muitas universidades também oferecem oportunidades de estágio para ajudar os alunos a adquirirem experiência prática em seus campos de estudos. Há ainda uma variedade de empréstimos concedidos exclusivamente para estudantes internacionais. Isso sem falar, claro, na alta oferta de bolsas.

Segurança

Estudar na Irlanda é sinônimo de viver um dos países mais pacíficos do planeta. Dublin, Cork e Galway, três dos principais centros urbanos do país, são consideradas como algumas das cidades mais seguras do mundo. Na verdade o país como um todo possui taxas de criminalidades baixíssimas e risco mínimo de ataques terroristas.

Custo de vida

O custo de vida na Irlanda é muito menor do que em outros países da Europa com faixas salariais semelhantes. Óbvio que os seus gastos também irão depender muito do seu estilo de vida e da cidade onde você decidir morar no país (cidades maiores geralmente são mais caras). Mas, no geral, é mais barato viver na Irlanda do que na vizinha Inglaterra, por exemplo.

Proximidade com a Europa

Outro motivo crucial para estudar na Irlanda é o quão incrivelmente perto você estará do resto da Europa. A Torre Eiffel está na sua lista de destino dos sonhos? O Big Ben também? Pois saiba que é fácil (e acessível) pegar um voo rápido para muitos dos destinos turísticos mais populares da Europa durante um fim de semana prolongado. Com voos rápidos e algum planejamento, você voltará a tempo de terminar os estudos para os exames de segunda-feira. Aliás, a Ryanair, a companhia aérea low cost mais famosa do Velho Continente é irlandesa!

O sistema de educação irlandês

O Irish Education System é um dos melhores sistemas de ensino do mundo e quem escolhe estudar na Irlanda conta também com uma vasta oferta de empregos especializados, já que o país abriga vários escritórios de multinacionais importantes, como Google, Dell e Microsoft.

As universidades irlandesas oferecem diplomas em todos os tipos de áreas que você imaginar, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação. Mas se você deseja saber os campos de maior destaque internacional do país, anota aí: Farmácia, Química e Tecnologia.

Juntas, as principais universidades e instituições educacionais da Irlanda oferecem mais de 5000 cursos em várias disciplinas, incluindo Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Análise de Dados, Segurança Cibernética, Engenharia, Ciência da Computação, Humanidades, Artes e Sociologia, entre outras.

O ensino superior irlandês é formado por 38 instituições de ensino superior (universidades, institutos de tecnologia e faculdades independentes).

motivos-para-estudar-na-irlanda-trinity

A Trinity College é a melhor universidade do país

Universidades:

  • Trinity College, The University of Dublin
  • Dublin City University
  • National University of Ireland (dividida em 4 instituições independentes):
    • Maynooth University
    • NUI Galway
    • University College Cork
    • University College Dublin
  • Royal College of Surgeons in Ireland
  • Technological University Dublin
  • University of Limerick

Institutos de tecnologia:

A Irlanda é especialmente conhecida pelo seu desenvolvimento no campo das tecnologias da informação. Confira a lista de todos os 14 institutos do país:

  • Athlone Institute of Technology
  • Institute of Technology, Carlow
  • Cork Institute of Technology
  • Dún Laoghaire Institute of Art, Design and Technology
  • Dundalk Institute of Technology
  • Galway-Mayo Institute of Technology
  • Letterkenny Institute of Technology
  • Limerick Institute of Technology
  • Institute of Technology, Sligo
  • Institute of Technology, Tralee
  • Waterford Institute of Technology

Observação: Em 2018, o país criou a Lei das Universidades Tecnológicas que permite que esses institutos de tecnologia se inscrevam para se tornarem um novo tipo de instituição de ensino superior com status de universidade tecnológica.

Faculdades independentes:

Além das faculdades financiadas pelo Estado, existem algumas instituições educacionais privadas especializadas em negócios e outras áreas específica. Algumas delas estão vinculadas à universidades ou associações profissionais e suas qualificações podem ser credenciadas em conformidade com essas instituições. Conheça as principais:

  • Shannon College of Hotel Management
  • Colégio Nacional da Irlanda
  • Griffith College Dublin
  • Griffith College Cork
  • Griffith College Limerick
  • Dublin Business School
  • IBAT College Dublin
  • Dublin Institute of Design

Universidade do Intercâmbio

E aí, esses 11 motivos para estudar na Irlanda te convenceram a tentar a sua chance por lá? Se sim, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar a sua oportunidade no país! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.