A Argentina é um dos destinos favoritos entre os brasileiros que desejam estudar Medicina no exterior. Os motivos para isso são vários, principalmente o fato de não existir vestibular nas universidades públicas do país e os preços mais convidativos das universidades privadas em comparação com as do Brasil. Mas afinal, quais são as melhores universidades para estudar Medicina na Argentina?

Fizemos uma lista baseada em três fatores principais: oferta acadêmica, popularidade entre estudantes estrangeiros e localização. Mas antes de ver o resultado, entenda como funciona a estrutura básica dos cursos de Medicina no país.

Assim como nos cursos brasileiros, estudar Medicina na Argentina exige uma grande dose de concentração e  foco, principalmente pra quem ainda não domina a língua espanhola. A duração também é a mesma: 6 anos de curso e 4 anos (em média) de especialização ou residência.

Durante a primeira etapa do curso, o plano de estudos é dividido em três fases:

1. Conhecimento Biomédico: introdução completa focada no ser humano como sujeito biopsicossocial (biológico, social, psicológico). Nesta fase, você poderá estudar assuntos como Anatomia, Biologia, Histologia e outros temas relacionados a esse tópico.

2. Conhecimento Clínico: o conhecimento será focado na prevenção, diagnóstico e possível tratamento do sujeito, por meio de clínicas essenciais como Medicina Geral, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria e outras.

3. Práticas: essa é a fase de exercer o que foi aprendido em diferentes dispositivos hospitalares, onde o aluno será acompanhado por tutores e uma equipe médica para orientá-lo, observá-lo e avaliá-lo.

Agora sim… vamos a lista:

9 melhores universidades para estudar Medicina na Argentina

Universidades Públicas

Universidade de Buenos Aires (UBA)

É a instituição educacional pública mais renomada da Argentina tanto nacional quanto internacionalmente, oferecendo um ensino acadêmico gratuito e de alta qualidade. Está localizada na Capital Federal e não possui limite de vagas. É considerada uma das melhores universidades da América Latina. Um dos benefícios principais em estudar Medicina na UBA é que isso acrescenta pontos importantes na hora de competir por vagas de residência nos hospitais locais.

Estudar-Medicina-na-Argentina-UBA

A Faculdade de Medicina da UBA é considera a melhor para estudar Medicina na Argentina

Universidade Nacional de La Plata (UNLP)

A Universidade Nacional de La Plata é famosa pelo seu processo de entrada, uma vez que é provavelmente a mais difícil do país na área médica. Possui um excelente nível acadêmico e há muito menos estudantes que a UBA. Do ponto de vista econômico, também é muito mais barato morar em La Plata. Como você provavelmente já sabe, Buenos Aires é uma cidade linda mas cara, então essa pode ser uma boa alternativa.  A UNLP conta com um exame eliminatório que geralmente reduz bastante o número de estudantes que começam o curso.

Universidades Privadas

Universidade Austral

A Universidade Austral está localizada em Pilar, na província de Buenos Aires, e é uma das mais recentes universidades do país, razão pela qual cada vez mais estudantes a escolhem para estudar Medicina na Argentina. O hospital universitário da instituição, conhecido como Hospital Austral, está entre os cinco melhores da categoria na América Latina, atendendo a mais de 560 mil consultas e realizando quase 13 mil intervenções cirúrgicas por ano.

Estudar-Medicina-na-Argentina-Hospital-Austral

Hospital da Universidade Austral

Fundação H.A. Barceló

A Fundação Barceló é muito popular entre estudantes brasileiros, embora tenha a fama de se ser difícil, uma vez que muitas provas orais são realizadas ao longo do curso. Entre as universidades privadas, essa também é provavelmente a mais acessível do ponto de visto financeiro. Mas isso não compromete a qualidade do seu ensino.

Universidade de Negócios e Ciências Sociais (UCES)

A UCES foi criada em 2001 e é uma das universidades argentinas com o maior espectro de carreiras na área da saúde, dentre as quais se destaca a Medicina. Seu objetivo é a formação de médicos competentes tanto ética quanto profissionalmente, enfatizando o ensino de nível superior nos avanços médicos atuais.

Universidade Católica Argentina (UCA)

A Universidade Católica Argentina está localizada no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, e oferece duas modalidades para estudar Medicina: presencial e mista (com presença necessária apenas nas aulas de revisão de conteúdo). Seu processo seletivo é feito através de um exame único realizado na sede da universidade no final de fevereiro. A cada ano, cerca de 60 candidatos são aprovados para ingresso.

estudar-medicina-na-argentina-uca

Prédio da UCA em Puerto Madero

Universidade Interamericana Aberta (AIU)

A AIU tem sede em Buenos Aires, San Nicolás e Rosário. Nesta última, é uma das universidades privadas mais populares para estudar Medicina, devido principalmente ao prestígio dos professores e ao bom nível do treinamento prático dos estudantes. Seu plano de estudos é muito completo e os objetivos do curso estão focados na promulgação de valores e conhecimentos éticos que colaboram no desempenho de egressos, nacional e internacionalmente.

Essas são algumas das melhores universidades para estudar Medicina na Argentina. Quais delas mais te chamou atenção? Seja qual for sua escolha, o importante é se preparar para conquistar a sua vaga por lá. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.