Se você sonha em estudar Medicina no exterior, precisa, antes de tudo, encontrar qual é o melhor destino para você. Ter clareza nos seus objetivos vai te ajudar a decidir! Você quer aprender mais sobre medicina tradicional, abordagens tecnológicas ou políticas de saúde pública? 

Dependendo do país, você pode acompanhar médicos, participar de pesquisas ativas e até mesmo se encontrar com profissionais de saúde da comunidade local. Se mesmo assim você ainda não tem ideia de por onde começar, trouxemos aqui 5 sugestões de países onde você vai poder ter ótimas experiências estudando Medicina. Confira!

Melhores países para estudar Medicina no exterior

1. Argentina

Dos Andes até a costa no Atlântico, a Argentina tem tudo que você precisa para uma excelente experiência de intercâmbio. Lá tem um pouco de tudo: cidades agitadas, paisagens deslumbrantes, comunidades remotas e um cenário artístico e cultural vibrante. Além disso, o país já é um destino comum para estudantes brasileiros de Medicina, o que quer dizer que você pode ter uma grande rede de apoio por lá.

Além de aprimorar suas habilidades técnicas, por que não aperfeiçoar seu espanhol enquanto viver a sua experiência de estudar Medicina no exterior? Se você prefere agitação, vá para a capital, Buenos Aires. Agora, se preferir um ritmo mais lento, opte por Mendoza, no coração da região vinícola do país. Seja qual for o seu estilo, há um lugar para você! Aproveite ao máximo as atrações da terra dos nossos hermanos!

2-estudar-medicina-no-exterior
Faculdade de Medicina da Universidad de Buenos Aires (Roberto Fiadone/Wikimedia Commons)

2. Holanda

A Holanda é muito mais do que moinhos de vento, bicicletas e Van Gogh (para não mencionar as luzes vermelhas de um certo distrito…). Um país pequeno, mas poderoso, a Holanda serve como uma porta de entrada para o resto da Europa, com um sistema ferroviário de alta velocidade muito eficiente.

A cultura holandesa é, ao mesmo tempo, organizada e divertida, moderna e histórica. Esse equilíbrio constante torna o país um lugar animado e intrigante. Além disso, seu sistema educacional robusto torna a Holanda um dos melhores lugares para estudar Medicina no exterior.

Por melhor que a capital, Amsterdã, seja, você vai se arrepender se não reservar um tempo para explorar outras áreas do país. Não deixe de visitar Haia, Roterdã, a vida acadêmica em Utrecht e, claro, alguns moinhos de vento e as plantações de tulipas.

Custo de vida em Amsterdã: tudo o que você precisa saber

3. Portugal

Embora a Europa seja geralmente considerada um lugar caro para estudar Medicina no exterior, Portugal pode ser um dos países mais baratos para fazer intercâmbio na Europa Ocidental. Com os centavos (ou melhor, euros) extras no bolso, você pode planejar excursões para relaxar e descontrair após longos dias de estudo. Além disso, você vai eliminar a barreira do idioma!

Aproveite a praia na costa do Algarve e explore as ruas de paralelepípedos medievais de Lisboa e Porto, ambas com suas arquiteturas e culturas incríveis. Claro, você não vai querer perder os castelos escondidos pelo país, como a Fortaleza de Sagres. A história viva de Portugal vai praticamente te transportar no tempo!

1-estudar-medicina-no-exterior
Universidade de Coimbra, uma das melhores de Portugal (Diego Delso/Wikimedia Commons)

4. Quênia

Com uma vida selvagem abundante, você não vai querer perder um safári para ver leões, girafas e elefantes no Quênia! Vai ser difícil voltar a estudar quando o que você realmente quer fazer é assistir o pôr do sol majestoso na savana. Mas não esqueça que você vai estar lá para estudar Medicina, e o Quênia oferece uma das melhores oportunidades no continente africano para aprender sobre políticas públicas de saúde!

Estudar no Quênia é uma aventura por si só. O país conta com a agitação da vida na capital, Nairóbi, o ambiente praiano de Mombaça, no Oceano Índico, e até mesmo áreas rurais, longe da correria da vida urbana. Não importa onde você escolha morar, trabalhar e se divertir, a vida no Quênia vai te oferecer oportunidades infinitas de se conectar com a comunidade e construir relacionamentos que vão transformar a maneira como você pensa sobre a Medicina e o mundo.

5. Reino Unido

Se você está procurando um dos melhores países para estudar Medicina no exterior, não precisa ir muito além do Reino Unido. Entre Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra, você tem várias opções (e culturas) para escolher. Com o National Healthcare Services (o “SUS” do Reino Unido), cada região tem uma perspectiva única na prática e na teoria médica.

Em seu tempo livre, você pode visitar as Terras Altas da Escócia, caminhar pelas montanhas e falésias à beira-mar do País de Gales, mergulhar na política da Irlanda do Norte, passear pelas ruas de Londres ou relaxar no Lake District, na Inglaterra. Com educação de ponta, parques naturais e atrações culturais para explorar, você vai se dar bem no Reino Unido!

4-estudar-medicina-no-exterior
Hospital universitário em Norwich, parte ao NHS (FrancisTyers/Wikimedia Commons)

Universidade do Intercâmbio

Se você quiser ajuda para encontrar uma oportunidade para estudar Medicina no exterior, pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada! Conheça mais sobre o nosso trabalho clicando aqui e faça o seu teste de perfil aqui. Você vai ser convidado(a) a participar se for aprovado(a)!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.