Fazer medicina não é nada fácil. Isso vale tanto para os processos seletivos quanto para o curso em si. Por ser um dos cursos mais concorridos do Brasil, muitos estudantes passam anos tentando ingressar em faculdades de Medicina, nem sempre com sucesso. Uma opção que às vezes não é levada em consideração é fazer o curso fora do país. O processo pode ser bastante simples e, dependendo do país que você escolher, te dá acesso a cursos excelentes.

9 melhores universidades para estudar Medicina na Argentina

O curso de Medicina na UBA (Universidade de Buenos Aires), por exemplo, é um dos melhores de toda América Latina, saindo na frente de várias universidades brasileiras. Se você está interessado em uma oportunidade internacional como esta, fique atento a este texto, porque hoje nós vamos te explicar como é fazer o curso de Medicina na UBA!

Por que a Universidade de Buenos Aires?

Se você quer sair do Brasil para estudar, provavelmente está em busca de um ensino melhor do que é encontrado no nosso país. Se esse é o seu desejo, a Universidade de Buenos Aires é uma escolha segura.

Segundo o ranking divulgado pelo QS, em 2021, a UBA é uma das 100 melhores universidades do mundo, ficando na frente de todas as instituições brasileiras. E, quanto ao curso de Medicina em si, a universidade também não faz feio. Fazer medicina na UBA significa ser aluno do quarto melhor curso de toda América Latina e ainda fazer a faculdade de graça, já que os cursos da UBA são gratuitos para estudantes argentinos e estrangeiros.

medicina_na_UBA

Faculdade de Medicina da UBA (Foto: Roberto Fiadone/Wikimedia Commons)

Outra vantagem é o custo de vida. Na cidade de Buenos Aires, os gastos são 29% menores do que em São Paulo, de acordo com a calculadora de custos Expatistan. Além de te fazer ter acesso à uma cultura rica de um país próximo ao nosso, um diploma de Medicina conseguido na UBA te abre oportunidades em outros países. Na Espanha, por exemplo, não é necessário revalidar seu diploma argentino para ser considerado médico. Com isso, você pode conseguir fazer residência fora do Brasil e ganhar ainda mais bagagem internacional.

Como ingressar no curso de Medicina da UBA?

Diferente do Brasil e outros países do mundo, onde temos que fazer uma prova para entrar na universidade, na Argentina qualquer um pode se matricular para fazer o Ciclo Básico Comum (CBC). Esse ciclo muda conforme o curso que você deseja fazer. O de Medicina, por exemplo, consiste no estudo das seguintes disciplinas:

  • Biofísica
  • Biologia
  • Introdução ao Conhecimento da Sociedade e do Estado
  • Introdução ao Pensamento Científico
  • Química
  • Matemática

Os alunos interessados em ocupar uma vaga em um dos cursos da UBA têm até cinco anos (!) para serem aprovados em todas as disciplinas do CBC. Isso quer dizer que não existe concorrência pelas vagas e que todos têm a chance de ingressar na faculdade.

Para ser aprovado nas disciplinas é preciso tirar uma nota superior a 7 em uma escala que vai de 0 até 10. O ciclo básico dura oito meses e, ao longo deste tempo, os alunos, geralmente, fazem duas avaliações. Caso sua nota média nessas avaliações seja  entre 4 e 6, você ainda poderá fazer uma prova final. Se você conseguir tirar mais de 4 nesse prova, você estará aprovado.

Para os estudantes estrangeiros também é necessário apresentar um certificado de nível B1 ou superiror de fluência em espanhol no momento da inscrição. Nem todos os testes de proficiência em espanhol são aceitos pela UBA. O DELE, por exemplo, apesar de ser o mais popular, não é aceito. É preciso ter uma das seguintes certificações: Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE), Certificado de Español Intermedio (CEI) ou o Certificado de Español Lengua y Uso (CELU).

Como é o processo de inscrição?

O processo de inscrição para o CBC acontece em três etapas:

  • Pré-cadastro online
  • Seleção da sede e turno na página do CBC
  • Apresentação da documentação necessária.

Os documentos pedidos são: seu RG e CPF, seu diploma do Ensino Médio revalidado na Argentina e seu certificado de proficiência em espanhol. É importante ressaltar que, mesmo podendo fazer sua matrícula e a revalidação do seu diploma com seus documentos brasileiros (RG e CPF), será necessário emitir o DNI Argentino (Documento Nacional de Identidad) para confirmar sua matrícula.

5 motivos para estudar na Argentina

Em geral, os períodos de inscrição acontecem duas vezes ao ano: entre fevereiro e março e entre junho e julho. Outro ponto interessante é que a inscrição pode ser feita tanto para o curso presencial quanto para o curso online, oferecido pela UBA XXI. Lá são oferecidas todas as disciplinas necessárias para ingressar no curso de Medicina.

Estrutura do curso de Medicina na UBA

O Ciclo Básico Comum, além de parte do processo de ingresso, também conta como o primeiro ano de curso. Isso quer dizer que a sua carga horária conta para o cumprimento dos créditos necessários para o curso de Medicina.

Além do CBC, a faculdade de Medicina tem outros três ciclos: biomédico, clínico e o rotatório. No total, o curso leva sete anos para ser concluído. Após esse tempo, ainda é preciso ficar seis meses atuando como interno em um hospital. Este período é equivalente à residência médica no Brasil.

Outra diferença entre o curso de Medicina na Argentina e no Brasil é o formato das aulas. Enquanto por aqui os professores costumam dar aulas expositivas, em que explicam toda a matéria, por lá, os alunos já têm que ter estudado antes de irem para a classe. Isso porque durante as aulas serão feitas perguntas sobre o conteúdo. Isso faz com que alguns considerem que o curso força o aluno a aprender sozinho, ainda que, claro, os professores estejam lá para tirar suas dúvidas sobre a matéria.

Assim como acontece por aqui, os professores disponibilizam material para o estudo como xerox de textos e você também pode comprar os livros usados na disciplina. Ler todo esse conteúdo em espanhol pode ser uma boa maneira de praticar o idioma. Isso se torna ainda mais importante por causa das avaliações. Nos primeiros anos, as provas se dividem em três formatos: escrita, múltipla escolha e oral. Por isso é bom estar com o idioma na ponta da língua.

Intercâmbio com a UDI

Se você ficou interessado(a) em fazer medicina na UBA ou tem vontade de fazer faculdade em outro país, venha conhecer a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio! Nossos mentores já estiveram em importantes universidades ao redor do mundo e vão te ajudar a escolher a melhor oportunidade internacional para você. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.