SAT ou ACT?Para concorrer a uma vaga nas universidades da terra do Tio Sam é necessário fazer uma espécie de “ENEM local”. Esses testes consistem em avaliações padronizados para medir os conhecimentos dos candidatos. Os mais conhecidos são o SAT e o ACT. De modo geral, o grande objetivo dessas duas provas é permitir que as universidades avaliem seus candidatos sob um mesmo parâmetro, independente dos seus backgrounds.  Confira agora um pouco mais sobre cada um deles e suas principais diferenças:

O que é?

O Scholastic Aptitude Test (SAT) é gerido pelo College Board, uma associação sem fins lucrativos dos Estados Unidos. É o teste de admissão mais comum no país e consiste em três áreas de avaliação: escrita, linguagem e interpretação de textos e matemática. Sendo que cada uma dessas seções tem subdivisões, somado um total de 10 seções. O teste conta também com uma redação obrigatória. Dura, no máximo, 3 horas e 45 minutos e a sua pontuação máxima é 2400 pontos (800 para cada seção).

Já o ACT é um teste da ACT, Inc., também uma instituição sem fins lucrativos. Além das áreas já citadas acima, o ACT também tem uma seção chamada Science Reasoning, que tem o objetivo de avaliar o raciocínio científico dos candidatos. Outro diferencial é a seção optativa Writing, no qual o que consiste na produção de uma redação. Mas atenção: apesar de optativa, algumas Universidades exigem a pontuação dessa seção. O tempo máximo de realização do ACT é de 3 horas e 35 minutos (incluso o tempo da redação opcional). Já a pontuação máxima é de 36 pontos.

Baixe o nosso Guia “SAT: o ENEM americano” gratuitamente

Onde e quando fazer?

Não. Você não precisa viajar até os Estados Unidos para fazer esses testes. Os dois são realizados no Brasil! O SAT é aplicado 6 vezes ao ano em diversas cidades do país, geralmente nos meses de janeiro, maio, junho, outubro, novembro dezembro. Já o ACT acontece de 4 a 5 vezes anualmente, nos meses de abril, junho, setembro, outubro e dezembro. Nos dois casos, a prova deve ser agendada com antecedência. Para consultar as datas e locais de prova do SAT clique aqui e aqui, respectivamente. Para mais informações em relação ao ACT, clique aqui.

SAT ou ACT: qual fazer?

Isso depende muito. Mas uma boa forma de tomar essa decisão é avaliando as principais diferenças entre os dois. O SAT é um exame que exige muito raciocínio crítico, então suas perguntas podem não ser tão diretas com as questões do ACT. Outra ponto chave é o vocabulário: o SAT é mais exigente com relação a isso.

A forma como a prova é distribuída também varia. No ACT cada conteúdo é dividido em blocos. Já no SAT, por ter mais subdivisões, é mais fácil responder as questões de forma intercalada, com “respiros” maiores entre um conteúdo e outro. Por fim, o ACT é uma prova mais generalista. Ou seja, a pontuação final importa mais do que as notas de cada seção individualmente. Por outro lado, o SAT é exatamente oposto: o desempenho em cada seção é o que mais importa.

As diferenças não param por aqui porque ainda há outro ponto importante: O ACT recentemente passou a ser um teste feito em computador em locais fora dos Estados Unidos. Por outro lado, o SAT continua da forma tradicional, com papel e lápis.

Especialistas

Uma boa forma de se preparar tanto para o SAT quanto para o ACT é procurar pelo suporte de uma mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui. Enquanto isso, você pode ir testando suas habilidades através de simulados. Para o SAT clique aqui e para o ACT, aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.