Já estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos Holland Scholarship na edição de 2022/2023.
Agora, os estudantes que querem realizar a graduação ou o mestrado na Holanda têm uma nova oportunidade de conquistar uma bolsa de estudos em euro.
É que o Governo da Holanda, através do Ministério da Educação, Ciência e Cultura, firmou, desde 2014, uma parceria com dezenas de universidades holandesas. Todos os anos, são cerca de 2 mil selecionados para receberem a bolsa de estudos.
E lembre-se que se você quer ter a estratégia certa para o seu perfil, a Escola M60 tem as últimas vagas para a turma deste ano! É a sua chance de aumentar suas chances de sucesso para essa bolsa de estudos.
Por meio do programa Holland Scholarships, os estudantes de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA) podem receber um financiamento de 5 mil euros, ou seja, aproximadamente R$ 25 mil, na cotação atual.
O repasse vai valer como um desconto nas anuidades. Por isso, cabe ao estudante arcar com seus gastos pessoais, como alimentação e moradia na Holanda.
Como se inscrever para a bolsa de estudos?
A bolsa de estudos vale durante o primeiro ano de estudos, seja da graduação ou do mestrado. E para se inscrever, os alunos estrangeiros devem seguir as orientações de cada uma das universidades participantes.
É necessário ser aprovado no curso de graduação ou no programa de mestrado antes de aplicar para a bolsa de estudos do governo da Holanda.
São mais de 2 mil programas de ensino ministrado em inglês de mais de 45 universidades que são contemplados por essa bolsa de estudos.
O prazo para a aplicação já está valendo e os interessados têm até o início de 2023 para se inscreverem.
A data limite varia de acordo com o curso escolhido, mas, geralmente, termina entre 1º de fevereiro e 1º de maio.
Além de ser um estudante internacional, é preciso não ter nenhum diploma de universidade holandesa. Portanto, brasileiros que nunca se graduaram ou pós-graduaram na Holanda podem se candidatar.
Também será necessário cumprir alguns critérios das universidades holandesas, como comprovar a proficiência em inglês através do TOEFL ou outro exame.
De forma geral, os alunos selecionados para a bolsa de estudos devem ser acadêmicos de excelência, portanto, as notas vão contar pontos durante a seleção.
Todo o processo de inscrição para a universidade de interesse quanto para a bolsa de estudos acontece on-line.
Quais universidades fazem parte do programa de bolsas?
São dezenas de universidades de pesquisa parceiras do programa de bolsas de estudo na Holanda. Algumas das instituições que ofendem bolsas para alunos brasileiros são:
- Leiden University;
- Utrecht University;
- University of Groningen;
- Erasmus University Rotterdam;
- Maastricht University;
- VU Amsterdam;
- Radboud University;
- Tilburg University;
- Delft University of Technology;
- Eindhoven University of Technology;
- University of Twente;
- Wageningen University;
- Protestant Theological University;
- Theological University Apeldoorn;
- Theological University.
Vale reforçar que a bolsa pode ser destinada para um departamento específico ou para uma faculdade já determinada em cada instituição de ensino.
Por isso, é importante conferir as orientações no site de cada universidade.
De onde surgiu essa bolsa de estudos?
O programa de bolsas da Holland Scholarship foi criado como resultado de uma proposta de internacionalização da VSNU (Vereniging van Universiteiten).
Essa é uma Associação de Universidades da Holanda que conta com dez instituições de ensino superior financiadas pelo governo, três universidades especiais e a Universidade Aberta da Holanda.
Esse é um programa com um número expressivo de bolsas. A cada ano, são cerca de 2.112 estudantes internacionais selecionados.
Agora que você já sabe tudo sobre o Holland Scolarship, só falta se preparar para aumentar suas chances de ser selecionado, não é mesmo? Pois então conte com a Escola M60! Faça agora mesmo seu teste de perfil, clicando aqui! As vagas são limitadas!