A Universidade de Leiden é uma instituição de ensino superior da Holanda, dentre as 150 melhores do mundo. Na realidade, a universidade fica exatamente como a 131.ª mais reconhecida de todo o planeta, segundo o ranking mais recente elaborado pela QS.
Esse é um estudo que avalia, todos os anos, centenas de universidades ao redor do mundo, através de empregabilidade, reputação, número de alunos, dentre outros critérios. Tudo isso para listar quais são as melhores!
E você que quer fazer sua pós-graduação fora do Brasil precisa conhecer mais a fundo a Universidade de Leiden!
Isso porque ela oferece aos alunos internacionais (incluindo brasileiros) bolsas de estudos para mestrado!
Preparamos esse artigo para você conhecer essas bolsas de estudos e como conquistá-las! E lembre-se que se você quer saber tudo sobre as melhores oportunidades internacionais, a Escola M60 pode te ajudar em todo o processo.
Bolsas para mestrado na Universidade de Leiden
O Programa de Bolsas de Excelência da Universidade de Leiden (também conhecido como LExS) está aberto a alunos internacionais que se matriculam em um programa de mestrado em período integral na Universidade de Leiden.
Como o próprio nome já diz, essa é uma oportunidade que vai escolher os melhores estudantes que demonstrem excelência acadêmica e ótimos resultados!
Um dos pontos mais interessantes dessa bolsa de estudos na Holanda é que ela vale para todos os programas de mestrado em tempo integral na Leiden University, com exceção dos programas LLM (não avançados) e MSc na Leiden Law School.
Portanto, salvo exceções, essa é uma oportunidade bastante ampla e que vale para praticamente todas as áreas de estudo! Podem concorrer alunos de mestrado inscritos para os seguintes departamentos:
- Arqueologia;
- Humanidades;
- Medicina;
- Governança e Assuntos Globais;
- Direito;
- Ciências Sociais e Comportamentais;
- Ciência;
- Centro de Estudos Africanos;
- Instituto Internacional de Estudos Asiáticos.
O número total de bolsistas selecionados a cada ano varia bastante, dependendo do orçamento disponível para cada departamento da faculdade.
Mas, a boa notícia é que essa é uma bolsa anual: todos os anos novos bolsistas são escolhidos.
(Rudolphous/WikiCommons)
O que a bolsa de estudos da Universidade de Leiden cobre?
O programa de Bolsas de Excelência da Universidade de Leiden oferece bolsas parciais ou totais que vão garantir o pagamento das anuidades.
As bolsas podem ser de 10 mil euros, 15 mil euros ou o valor total da taxa de matrícula.
Portanto, essa é uma bolsa que pode garantir full-tuition! Mas atenção: o aluno ainda será o responsável por seus demais gastos pessoais, dentre seguro de saúde, passagem aérea, moradia e alimentação.
Inclusive, no caso daqueles estudantes aprovados para uma bolsa parcial, será preciso comprovar renda suficiente para arcar com os demais gastos de anuidades.
E ainda todos os estudantes que forem aprovados para uma bolsa de estudos de mestrado na Holanda deverão comprovar as condições financeiras de se manter durante o curso, com refeição e alojamento, além de outros custos.
A estimativa da Universidade de Leiden aponta que é preciso cerca de 13 mil euros por ano para viver na cidade que abriga o campus principal da instituição.
Vai caber ao aluno também enviar a solicitação do visto de estudante e o pagamento da taxa desse documento, de acordo com as exigências do governo holandês.
Quem pode se candidatar à bolsa Leiden para estudar na Holanda?
O primeiro requisito para concorrer a essa bolsa de estudos de mestrado na Holanda é ser um estudante internacional. Já pode comemorar: alunos brasileiros são elegíveis para essa oportunidade.
Não podem concorrer os alunos da União Europeia, além de residentes da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. A exceção é para aplicantes dos mestrados LLM de Estudos Avançados ou ao MSC em Relações Internacionais e Diplomacia. Nesses casos, alunos de todo o mundo podem concorrer.
Além disso, os alunos devem ter obtido excelentes resultados de estudo na sua formação anterior (durante a graduação), com formação relevante para o programa de mestrado a que se candidatam.
A recomendação é que o aluno esteja entre os 10% melhores estudantes da sua graduação!
Ainda será preciso ter um passaporte e comprovar a sua proficiência na língua inglesa através de testes padronizados.
Quem não pode se candidatar?
Quem cumpre os requisitos também deve se atentar a alguns itens que tornam o estudante inelegível para a bolsa de estudos para mestrado na Holanda!
É que não podem se inscrever alunos que já tenham feito mestrado na Universidade de Leiden, com exceção dos alunos que se candidatam a um programa que exige mestrado ou experiência de trabalho anterior.
Também não é possível receber essa bolsa de excelência ao mesmo tempo em que o estudante recebe outro auxílio financiado pela Leiden University. Nem mesmo receber a bolsa ao mesmo tempo em que tenha uma bolsa integral de uma organização externa à universidade.
Em algumas circunstâncias, a bolsa de excelência para mestrado pode ser recebida simultaneamente a uma bolsa parcial de uma fundação externa. A orientação é entrar em contato com o setor estudantil para verificar se não há restrições!
Como aplicar para uma bolsa de estudos na Universidade de Leiden?
O processo de aplicação para essas bolsas de estudo de pós-graduação na Holanda acontece de forma totalmente online.
O primeiro passo é que o estudante deve se inscrever, de forma online, para admissão em um programa de mestrado na Universidade de Leiden e deve pagar a taxa de inscrição.
Na seção de bolsas de estudos da sua aplicação, basta indicar que deseja se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos de excelência da Universidade de Leiden.
Durante esse processo, será preciso enviar uma carta de motivação, respondendo por que você merece a bolsa de estudos e como essa oportunidade vai impactar na sua formação acadêmica e profissional. O documento deve ter, no máximo, 500 palavras e deve estar em formato PDF.
Vale reforçar que o estudante pode se inscrever para mais de um programa de mestrado e, portanto, para mais de uma bolsa de estudos. Nessas situações, o interessado deve indicar em cada aplicação e enviar uma carta de motivação diferente e separada para cada um deles.
E atenção ao prazo! Além de enviar a documentação completa, que geralmente inclui um projeto de pesquisa, histórico escolar e demais documentos pessoais, o estudante deve fazer a aplicação antes da data limite.
Para os mestrados que começam em 2023, a inscrição já está aberta! Geralmente, o cronograma segue da seguinte maneira: inscrições entre novembro e fevereiro para cursos que começam em 1º de setembro e inscrições até 1º de outubro para programas de mestrado que começam em fevereiro.
Já a resposta sobre a bolsa de estudos será dada no final de novembro para a admissão de fevereiro e no final de abril para a admissão de setembro. Portanto, quem se inscrever em novembro de 2022, terá a resposta em abril de 2023 e as aulas começam em setembro de 2023.
Os alunos que forem selecionados para receber uma bolsa LExS devem, após o aceite, confirmar por escrito sua concordância com os termos e condições da Universidade de Leiden.
Aumente suas chances de fazer mestrado fora com bolsa
Agora você já conhece essa grande oportunidade de estudar na Holanda com bolsa de estudos durante o mestrado. Além da Universidade de Leiden, outras universidades ao redor do mundo oferecem bolsas de mestrado, que podem ser parciais ou totais!
Se você quer contar com especialistas em intercâmbio, suporte 24 horas e revisão dos seus documentos, seu lugar é na Escola M60! Acesse agora mesmo e faça seu teste de perfil aqui, porque as vagas são limitadas!