No total, mais de 1.800 faculdades dos Estados Unidos não estão exigindo as notas do SAT ou do ACT para o ano letivo com inscrições no outono de 2023.

Dentre as instituições que não exigem testes padronizados, existem dois tipos: as universidades test-blind (que não recebem pontuações do ACT/SAT) ou aquelas que deixam o envio do resultado como opcional. 

Os dados são da FairTest, uma organização educacional americana que aborda questões relacionadas à justiça e precisão na realização e pontuação dos testes dos alunos.

Inicialmente, a política test-blind das universidades foi motivada pela pandemia da Covid-19. E agora, mesmo com a flexibilização das regras de isolamento social, muitas universidades e escolas dos Estados Unidos não vão pedir as provas do ACT/SAT. 

A lista engloba 1.835 universidades dos EUA e foi divulgada no final de 2022. Dentre as universidades, estão a Universidade do Texas (com teste opcional) e a Universidade da Califórnia (test-blind ou test free). 

O diretor executivo da FairTest, Harry Feder, comentou sobre essa tendência. Para ele, a nova política reconhece que os resultados dos testes não são suficientes para medir o resultado acadêmico de forma geral: 

"Essas escolas reconhecem que os resultados dos testes padronizados não medem o 'mérito' acadêmico. O que eles avaliam com bastante precisão é a riqueza familiar, mas esse não deveria ser o critério para entrar na faculdade."

Onde estudar sem o ACT/SAT? 

De acordo com a FairTest, mais de 1.750 escolas terão políticas opcionais de ACT/SAT no outono de 2023. Nesse caso, os candidatos podem decidir se vão enviar as pontuações dos testes e considerá-las no processo de admissão de uma faculdade.

Outras 85 faculdades aceitam alunos sem o ACT ou SAT. Para essas universidades, os resultados dos exames padronizados dos candidatos não são considerados, mesmo que sejam enviados. 

Ainda de acordo com o estudo, pelo menos 1.450 faculdades e universidades tornaram permanente aceitar alunos sem o SAT ou ACT. Além de outras 90 que estenderem a política até as admissões de outono de 2024. 

Dentre as universidades listadas, estão diversas instituições renomadas, como:

via Giphy

Fazer ou não o SAT/ACT?

Com a nova política de testes padronizados opcionais ou que não serão considerados, muitos estudantes têm dúvidas se devem realmente fazer as provas do SAT e do ACT. Inclusive, já trouxemos aqui no blog algumas dicas para decidir se a aplicação test-blind é ideal para cada perfil de estudante.

Isso porque caso o aluno não envie as notas padronizadas, outros pontos da aplicação terão mais peso durante o processo seletivo. Por isso, saber qual é a aplicação certa para cada estudante é um passo fundamental para estudar nos Estados Unidos. Se você quer se preparar com a estratégia certa, não perca mais tempo! Clique aqui e faça seu teste de perfil agora mesmo!