Apesar de ser uma das universidades mais conhecidas do mundo, tem muita coisa para se descobrir sobre a Stanford University. Por isso nós reunimos algumas informações que vão te deixar por dentro da segunda melhor universidade do mundo.

Uma universidade familiar

Tudo começou quando o magnata das ferrovias e ex-governador da Califórnia, Leland Stanford, e sua esposa, Jane Lathrop Stanford, perderam seu único filho, Leland Jr., para a febre tifoide em 1884. Como uma forma de prestar uma homenagem ao filho, eles decidiram construir uma universidade.

Para isso, fizeram uma grande doação, que incluiu a fazenda de 11.880 acres em Palo Alto, que se tornou o campus. Dessa forma, a Leland Stanford Junior University (nome oficial – até hoje – de Stanford) começou as atividades no dia 1º de outubro de 1891.

Os Stanfords e o presidente fundador David Starr Jordan queriam que a universidade fosse inclusiva e acessível. Com isso, eles queriam formar graduados cultos e produtivos. Dessa forma, a intenção era ensinar tanto as Artes Liberais tradicionais quanto a Tecnologia e Engenharia que já estavam mudando os Estados Unidos.

Escola-de-Engenharia-de-Stanford

Escola de Engenharia de Stanford

Desde o início, as posses dos fundadores ajudaram a sustentar as atividades da universidade. Isso abriu espaço para a criação de diversos institutos, faculdades e laboratórios que se desenvolveram em conjunto e ajudaram a mudar o mundo através de inovações surgidas na instituição.

Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo

As instalações de Stanford

Localizada 56 quilômetros ao sul de San Francisco e cerca de 30 quilômetros ao norte de San Jose, Stanford fica no coração do Vale do Silício, no norte da Califórnia. A área é sede do Google, Yahoo, Hewlett-Packard e muitas outras empresas de tecnologia de ponta.

Com uma área de mais de 33km², Stanford possui um dos maiores campi universitários dos EUA. Nesse espaço estão 18 institutos de pesquisa interdisciplinares e sete escolas. Elas são a Faculdade de Ciências da Terra, a Faculdade de Engenharia, a Faculdade de Humanidades, a Escola de Administração, a Faculdade de Educação, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Medicina.

Um fato interessante sobre as instalações de Stanford é que os estudantes podem morar na própria instituição. E essa é uma tradição antiga. A co-fundadora da universidade, Jane Lathrop Stanford, considerava que era importante os alunos viverem perto do local de estudos.

Além-da-qualidade-de-ensino-Stanford-também-é-conhecida-pela-beleza-do-seu-campus.

Além da qualidade de ensino, Stanford também é conhecida pela beleza do seu campus.

Para que isso fosse possível, foi construída uma grande estrutura de alojamentos. Ao todo são oitocentas residências estudantis, que vão desde simples aposentos até aquelas que oferecem programas culturais e de idiomas. Nesse sistema também estão presentes as conhecidas fraternidades e irmandades universitárias.

A segunda melhor do mundo

Nesses 127 anos de história, Stanford se desenvolveu e ganhou uma ótima reputação. Atualmente, de acordo com o QS World University Rankings, é a segunda melhor universidade de todo o mundo. Fica atrás apenas do MIT.

Diversos ex-alunos de Stanford são tidos como os mais bem-sucedidos em suas áreas. Só para ilustrar, a universidade é apelidada de “fábrica bilionária”. Isso porque se todos os graduados em Stanford formassem seu próprio país, ele seria uma das dez maiores economias do mundo.

Os estudantes que passaram pela universidade já receberam mais de centenas de prêmios. Entre eles estão 17 prêmios Nobel e 4 prêmios Pulitzer. Além disso, centenas de associados à Stanford são membros das Academias Nacionais dos Estados Unidos em diversas áreas, como Engenharia e Medicina.

Gostou de saber mais informações sobre a Stanford University? Aposto que deu aquela vontade de estudar por lá, não foi? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.