Você sonha em se especializar no campo do Marketing fora do Brasil? Então fique sabendo que alguns dos melhores mestrados em Marketing do mundo estão na Europa. Para te ajudar na sua escolha, separamos alguns dos mais destacados programas ao redor do Velho Continente (todos eles estão entre os 30 melhores do mundo, de acordo com o ranking da QS Universities). Confira abaixo!

Melhores mestrados em Marketing na Europa: HEC Paris

Onde? Jouy-en-Josas, França

O mestrado em Marketing da HEC Paris fornece uma abordagem integrada da área que combina conhecimentos avançados em Marketing tradicional e digital a partir de um ponto de vista estratégico e analítico.

Os estudantes do programa passam por um treinamento teórico e prático completo em campos como Data Science, Business Analytics, Marketing B2B e B2C, entre outros; e são preparados para entender o impacto da tecnologia nas práticas de Marketing, além de todas as últimas tendências mais relevantes nessa área.

mestrados-em-marketing-na-europa-hec
HEC Paris (Foto: DXR/Wikimedia)

Melhores mestrados em Marketing na Europa: Imperial College Business School

Onde? Londres, Reino Unido

O foco principal do mestrado em Marketing Estratégico da Imperial College London é fazer com que os seus estudantes entendam a ciência por trás do complexo mundo das estratégias de Marketing.  

Com professores que são referências mundiais nos campos de Estratégias, Empreendedorismo e Tecnologia, o programa fornece uma visão única do Marketing, cruzando os fundamentos primordiais da área com as mais recentes iniciativas do setor no que diz respeito à tecnologia e inovação, unindo, dessa forma, Marketing, ciência e utilização de dados para tomada de decisões.

Os estudantes podem fazer o programa em duas modalidades: presencial em período integral (com duração de 1 ano) e online em meio período (2 anos).

Melhores mestrados em Marketing na Europa: Universidade de Manchester

Onde? Manchester, Reino Unido

O programa de mestrado em Marketing da Alliance Manchester Business School, a escola de negócios da Universidade de Manchester, equipa os seus estudantes com as principais habilidades necessárias para ter uma carreira de sucesso no mundo do Marketing.

O foco desse mestrado é desenvolver uma apreciação crítica das principais áreas do Marketing, oferecendo a possibilidade de aprimoramento de habilidades em áreas específicas escolhidas pelos próprios estudantes, que também têm a oportunidade de solicitar um intercâmbio internacional.

As áreas de especialização disponíveis são: Business-to-Business; Comportamento do consumidor; Responsabilidade social corporativa;  Marketing internacional; Varejo e Serviços.

mestrados-em-marketing-na-europa-manchester
Manchester Business School (Foto: DrPhoenix/Wikimedia)

Melhores mestrados em Marketing na Europa: EMLyon Business School

Onde? Paris

A EMLyon Business School, que também tem unidades em outros países, conta com três programas de mestrado em Marketing: Marketing Digital e Ciências de Dados; Gestão e Marketing de Luxo e o programa especializado em Transformação Digital, Marketing e Estratégia. Os dois primeiros têm duração de 18 meses e o último tem duração de 13 meses.

Os mestrados em Marketing Digital e Ciências de Dados e Gestão e Marketing de Luxo são realizados em inglês e os estudantes têm a oportunidade de estudar em diferentes cidades, além de Paris, em uma experiência multicampus. As opções são Xangai, na China; Londres, Nova York e Roma. Já o programa especializado é ministrado em francês e também oferece a opção de um dos semestres do curso ser realizado na China.

Melhores mestrados em Marketing na Europa: ESCP Business School

Onde? Paris e Londres

O mestrado em Marketing e Criatividade da ESCP, que é realizado em Londres e Paris, oferece uma abordagem diferente que coloca a criatividade no centro da prática do Marketing. Em outras palavras, o programa (que tem duração de 18 meses), tem foco na interface entre a criatividade e o pensamento analítico na gestão de Marketing e oferece uma abordagem prática do ensino que incorpora projetos de consultoria, seminários criativos, estudos de caso, discussões em classe, projetos de impacto social e palestras com profissionais convidados.

Nesse programa, que é totalmente ministrado em inglês, os estudantes também podem se especializar em uma área específica. As suas opções oferecidas são: Transformação Digital e Empreendedorismo ou Moda e Luxo.

mestrados-em-marketing-na-europa-ecsp
Unidades de Londres e Paris da ECSP (Foto: R-Hudit/Wikimedia)

Melhores mestrados em Marketing na Europa: ESADE Business School

Onde? Barcelona, Espanha

Com duração de 1 ano e totalmente ministrado em inglês, o mestrado em Gerenciamento de Marketing da ESADE guia os seus alunos para entender os dois pontos de vista primordiais do mundo do Marketing: o dos profissionais e o dos consumidores. Para isso, o programa passa por uma série de campos relacionados à esse campo, como Esportes, Comércio Eletrônico, Moda e Tecnologia.

Melhores mestrados em Marketing na Europa: Warwick Business School

Onde? Warwick, Reino Unido

O mestrado em Marketing e Estratégia da Warwick Business School, uma unidade da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Warwick, é desenhado para quem pretende seguir uma carreira em campos como Gerenciamento de Marca, Planejamento de Negócios e Gestão Estratégica de Marketing em consultorias de gestão ou agências.

Combinando essas duas disciplina-chave (Marketing e Estratégia), esse programa fornece o embasamento teórico necessário para a tomada de boas decisões de Marketing, tanto dentro das empresas quanto do ponto de vista das perspectivas consultivas em provedores de serviços e consultorias, aproximando as técnicas aprendidas teoricamente com situações práticas da vida real.

mestrados-em-marketing-na-europa-warwick
Warwick Business School (Foto: Euclidthalis/Wikipedia)

Universidade do Intercâmbio

E aí, qual desses mestrados em Marketing na Europa você vai querer fazer? Seja qual for sua escolha, o segredo para conseguir uma vaga é se preparar com antecedência. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber mais sobre isso? Então clique aqui para fazer o seu teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.