BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Medicina nos Estados Unidos: qual é a diferença entre os diplomas M.D. e D.O.?

Pouca gente sabe disso, mas quem pensa em fazer medicina nos Estados Unidos deve entender que por lá existem dois tipos de escolas médicas: as escolas alopáticas e as escolas osteopáticas.

Enquanto as escolas alopáticas oferecem um currículo de medicina tradicional, as escolas osteopáticas complementam as aulas de ciências e práticas médicas padrão com instruções sobre como fornecer diagnóstico e tratamento com base no toque para vários problemas de saúde, como problemas circulatórios e musculoesqueléticos.

5 melhores cursos de medicina nos EUA

Embora tanto as escolas de medicina alopáticas quanto as osteopáticas ofereçam preparação para a carreira de médico(a), as credenciais acadêmicas concedidas são diferentes. Os graduados de escolas alopáticas recebem o grau de Doutor em Medicina (ou M.D.). Já os formados nas escolas osteopáticas têm graus de Doutor em Medicina Osteopática (ou D.O.).

Vale lembrar, no entanto, que ambas as formações têm o mesmo peso e conferem o mesmo título de médico. Tanto que, devido à alta concorrência das escolas de medicina nos Estados Unidos, muitos especialistas indicam que os interessados em seguir na carreira devem se candidatar tanto para programas de M.D. quanto de D.O., para aumentarem suas chances de aprovação.

Qual é a diferença entre medicina alopática e medicina osteopática?

O ponto de união central entre essas duas medicinas é curar os enfermos e garantir que as pessoas saudáveis ​​fiquem bem. No entanto, há uma distinção importante entre a filosofia osteopática e a alopática. A educação em medicina osteopática é projetada para treinar médicos para tratar cada paciente como um todo, enfatizando a conexão mente-corpo-espírito e a capacidade de cura dos corpos.

Idaho-College-of-Osteopathic-Medicine-Medicina-nos-Estados-Unidos
Idaho College of Osteopathic Medicine (Foto: Patty Bowen/Idaho Press)

Teoricamente e historicamente, a medicina osteopática é orientada a tratar o paciente, e não a doença. Já a medicina alopática se concentra em aliviar os sintomas da doença. Por conta disso, os médicos osteopatas teoricamente têm uma abordagem mais prática, enquanto os médicos alopatas são mais cerebrais. Mas com a medicina moderna, essas linhas de divisão entre esses dois campos médicos têm se tornado cada vez mais confundíveis.

Quais as semelhanças entre os cursos de M.D. e D.O.?

Os cursos de M.D. e D.O. são semelhantes e apresentam o mesmo nível de rigor e exigência acadêmica. Ambos os programas incluem aulas de ciências sobre tópicos como anatomia, bioquímica e fisiologia. Uma diferença central é que nos cursos de D.O., cerca de 1/10 do conteúdo é centrado em terapias práticas, com os estudantes dedicando algumas horas ao aprendizado das técnicas de manipulação osteopática e habilidades terapêuticas, que podem ser utilizadas como alternativa aos medicamentos prescritos

Quais são as diferenças profissionais entre médicos alopáticos e osteopáticos?

Não importa o tipo de escola que um aspirante a estudante de medicina nos Estados Unidos deseje frequentar, é importante saber que será necessário concluir uma residência após a obtenção do diploma. E, obviamente, essa residência irá complementar a educação médica geral com o treinamento em uma especialidade específica, como pediatria, ginecologia, urologia ou obstetrícia, entre outros exemplos.

Os graus de M.D. e D.O. oferecem aos graduados a mesma oportunidade de se candidatarem às mesmas residências. Dito isso, as chances de um estudante de medicina nos Estados Unidos obter um nível de residência desejável depende de muitos fatores que nada têm a ver com o tipo de escola de medicina que ele frequentou. Os critérios de seleção de residência incluem notas da faculdade, participação em atividades de pesquisa, habilidades de liderança, serviço comunitário e notas do conselho.

Existe preferência por um grupo em detrimento do outro?

Embora alguns administradores de programas de residência em Medicina nos Estados Unidos possam ter preferência por candidatos treinados em M.D., a prevalência dessa predileção vem se dissipando ao longo do tempo.

Os programas de bolsa de estudos pós-residência médica, nos quais os graduados de M.D. são historicamente a maioria, costumam se abrir para profissionais de D.O. a partir do momento da primeira admissão de um médico desse grupo.

4 mitos sobre os programas pre-med nos EUA

Em outras palavras, embora alguns programas possam ter uma preferência com base em relações históricas e falta de familiaridade com o grau de D.O., essas preferências demonstraram evoluir em muitos casos depois que os programas aceitaram um D.O. e passam a ser expostos à sua abordagem de atendimento ao paciente.

Baylor-College-of-Medicine-Medicina-nos-Estados-Unidos
A Baylor College of Medicine é uma instituição de medicina alopática (Foto: Arquivo Intitucional)

De acordo com um relatório de 2019 da American Osteopathic Association, 56,4% dos médicos D.O. em atividade nesse ano eram médicos de cuidados primários com foco em medicina de família, medicina interna ou pediatria. Muitos profissionais na área advertem, no entanto, que pode ser um desafio para estudantes de medicina osteopática encontrar mentores em especialidades médicas onde diplomas de medicina alopática são a norma.

Inclusive, pode-se dizer que uma vantagem dos cursos de medicina alopática em relação aos de medicina esteopática é que os primeiros são normalmente afiliados às grandes universidades de pesquisa do país. Consequentemente, os estudantes têm mais oportunidades de acesso a pesquisas mais robustas.

Como os médicos osteopatas se comparam aos médicos alopatas?

Os especialistas médicos afirmam que o trabalho diário dos médicos osteopatas e alopatas é semelhante. Alguns osteopatas afirmam que fazem questão de usar a técnica da "imposição das mãos" ao examinar os pacientes, já que isso é algo que lhes foi ensinado especificamente na faculdade de medicina.

A medicina osteopática tende a enfatizar fortemente estratégias preventivas para evitar doenças e frequentemente envolve o treinamento de pacientes em relação ao autocuidado. Em decorrência disso, os médicos osteopatas tendem a ver o corpo inteiro como um sistema interconectado, o que significa que eles não se concentram exclusivamente em um único componente do corpo na hora de fazer uma avaliação, e são treinados não apenas para tratar os sintomas, mas também para abordar a causa raiz do problema.

A medicina osteopática geralmente atrai pessoas (médicos e pacientes) que estão abertas a maneiras de tratamento que não envolvem medicação ou cirurgia. Mas vale lembrar que tanto a via osteopática quanto a alopática na profissão médica podem levar à uma carreira bem-sucedida como médico(a).

Você sonha em fazer medicina nos Estados Unidos?

Você quer realizar o seu sonho de estudar medicina nos Estados Unidos mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

27 Jan 2021

Postagens recentes