BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

4 mitos sobre os programas pre-med nos EUA

Nós já falamos aqui no blog o que são os programas pre-med nos Estados Unidos. Se você não viu, clique aqui para conferir. No texto de hoje vamos falar sobre alguns mitos relacionados a esse tipo de programa que ainda confundem muita gente.

Mito 1: Programas pre-med mantêm padrões de baixa admissão com pouca competição

Ao contrário do que muita gente pensa, os programas pre-med buscam sim por candidatos com destaque acadêmico e bom desempenho em testes oficiais. Na Universidade de Georgetown, por exemplo, as médias dos candidatos na prova do MCAT e no GPA são de, respectivamente, 510 e 3,3. Quem atinge uma nota menor que a média no MCAT é orientado pela universidade a refazer a prova para aumentar as chances de aprovação. Já a Universidade Drexel recebe todos os anos cerca de 500 a 700 inscrições para apenas 40 vagas!

5 dicas para ir bem no dia do MCAT

Embora existam programas pre-med menos competitivos disponíveis nos EUA, aqueles que ostentam as maiores taxas de admissão nas faculdade de Medicina do país têm mais candidatos do que vagas disponíveis e, consequentemente, uma concorrência bastante acirrada.

Mito 2: Programas pre-med garantem admissão nas faculdades de Medicina

As chances de admissão nas escolas de Medicina dos EUA podem ser maiores com a evidência de bom desempenho em um programa pre-med, mas você não deve confundir uma oportunidade de concluir um programa desse tipo com uma garantia automática de que entrará na faculdade de Medicina.

Mesmo em universidades que oferecem tanto o programa pre-med quando a formação em Medicina, isso não pode ser garantido. Na Universidade Georgetown, por exemplo, apenas 50% dos alunos de pre-med chegam a fazer entrevistas para tentar uma vaga no programa de Medicina da instituição. Desses, apenas 15% são aprovados.

pre-med
Foto: Bermix Studio/Unsplash

Ainda assim, vale lembrar que cerca de 85% dos estudantes que optam por esse tipo de programa acabam eventualmente conseguindo uma vaga em uma faculdade da Medicina. Desses, cerca de 15% conseguem esse feito ainda nos 10 primeiros meses após a conclusão do curso.

5 melhores programas de Medicina nos EUA

Em outras palavras, concluir um programa pre-med irá aumentar suas chances de admissão em uma faculdade de Medicina, mas isso também irá depender da sua capacidade de cumprir os altos padrões acadêmicos necessários para ser aceito.

Mito 3: Faculdades de Medicina avaliam estudantes de pre-med de forma desfavorável

Hoje em dia, mais do que nunca, as faculdades de Medicina dos EUA também consideram candidatos que entram por caminhos diversos em direção ao campo médico. E isso vale também para os alunos não tradicionais, que são aqueles que passam algum tempo entre os anos de graduação e a matrícula na faculdade de Medicina.

De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Faculdades de Medicina (AAMC) feita com cerca de 15.600 alunos matriculados em em programas de Medicina no ano de 2019 (71,2% do total naquele ano), 51,8% tinham entre 23 e 25 anos e 7% tinham feito um programa pre-med para fortalecer suas habilidades acadêmicas.

Mito 4: Todos os programas pre-med oferecem tipos semelhantes de cursos

Embora todos os programas pre-med de boa reputação possam aumentar suas chances de ser aceito na faculdade de medicina, os tipos de cursos oferecidos por eles variam, então é importante prestar atenção nas áreas acadêmicas de concentração do programa escolhido.

Levar em conta as suas áreas de fraqueza ao escolher o seu pre-med pode te ajudar a fortalecer seu histórico acadêmico na preparação para a faculdade de Medicina. Então certifique-se de examinar as diferenças entre todos os programas pre-med que te interessarem antes de tomar sua decisão final.

Universidade do Intercâmbio

Você tem o sonho de fazer pre-med e seguir uma formação em Medicina no Estados Unidos? Então atenção: esse é um sonho difícil mas não impossível! E nós podemos te ajudar a transformá-lo em realidade através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

21 Jan 2021

Postagens recentes